Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 27 de julho de 2014

Fundo de Investimento! Uma péssima escolha !

                Geralmente o início das pessoas no mundo dos investimentos se dá pela poupança e pelos produtos bancários: CDB e fundos de investimentos, muito das vezes,  influenciados pelos gerentes de contas bancárias,  foi o meu caso também, como falei no meu post inicial, trabalho desde o ano de 2001, apesar de nunca ter ganhado um grande salário, sempre fiz minhas economias mensais, no início aplicava na poupança mesmo, depois, conheci os fundos de investimentos e aí aplicava em fundos de ações, Fundos de Renda Fixa, Fundos DI, Fundos cambiais, já cheguei a ter uns quinze diferentes fundos na carteira.
             A escolha em fazer aplicação em fundos na minha opinião foi uma péssima escolha, meu patrimônio nesse tempo, pouco progrediu,  muitos consultores falam que a aplicação em fundo é o melhor negócio para o pequeno investidor, no entanto as taxas de administração em torno de 2%, o imposto de renda de 15% em fundo de ações e de até 22,5% em fundos de renda fixa, comem grande parte da rentabilidade, além de muitas vezes os gestores dessas carteiras, colocarem, péssimas empresas na carteira dos fundos.
          Outra falácia dita é que para  o pequeno investidor não compensa  comprar ações diretamente, vejam só esse exemplo: 
          Com R$ 860,00 compramos um lote inteiro de uma excelente empresa como a Eternit e ganhamos R$ 0,76 por ação de dividendos, bem melhor que aplicar em poupança, CDB e fundos.

          Para aqueles que não sabem a composição das  carteiras de seus fundos, basta acessar o site da CVM,  no link referente a fundos de investimentos e colocar o CNPJ e/ou nome do fundo e conhecer as empresas, debentures e títulos em  que os fundos estão aplicando, más com o mínimo de estudo e deixando a preguiça de lado podemos montar uma carteira diversificada de investimentos em ações, títulos e fundos imobiliários com resultados bem melhores no longo prazo.
        Minha estratégia no momento tem sido de vender esses fundos aos poucos e comprar ações e títulos públicos diretamente.

            E aí amigos, também acham os fundos, um péssimo negócio ?



Para relembrar os bons tempos que não voltam mais! The Cars -Drive.


     

sábado, 26 de julho de 2014

O Começo

         Boa Tarde! amigos dos blogs de finanças, bem já faz algum tempo que estava pensando em começar um blog sobre finanças, sobre o mundo, relacionamentos, espiritualidades,  tenho comentado em alguns blogs e surgiu a vontade de  escrever o meu blog, de início queiram me desculpar alguns erros, más com o tempo vamos pegando o jeito do negócio.
         Quanto a mim, sou um Engenheiro formado, que depois de ficar desempregado na iniciativa privada, resolveu caminhar os trilhos  dos concursos públicos, não, não sou fiscal da receita!, quem me dera!, meu cargo é de nível estadual e o salário, infelizmente, não é dos melhores.
         No mundo dos investimentos, estou nele, desde 2001, infelizmente não fiz boas escolhas, que me fizeram patinar e muito no meu patrimônio atual. Depois de muitos erros, a minha carteira atual possui ações, fundos imobiliários, tesouro direto, fundo de ações e poupança.
        Nas próximas postagens irei falar sobre meus erros nos investimentos e o futuro promissor que me aguarda!.

     BETO FISCAL