Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 9 de dezembro de 2018

A falta de inteligência financeira do brasileiro

    Pessoal esses dias estava navegando no facebook e veio uma propaganda da xp investimentos com uma morena bonita, em que a mesma pergunta quanta a pessoa investindo R$ 1000,00 ao mês a uma taxa de rentabilidade de 0,7% ao mês. Em um ano teria  cerca de 13000, Em 3 anos teria cerca de 41000, Em 10 anos cerca de 187000 e em 40 anos cerca de 4 milhões de reais, aí fui ver os comentários, a gente fica indignado com as besteiras que as pessoas falam. Não quero aqui dizer que é melhor investir na XP com essa taxa de rentabilidade, apenas que o poder do aporte pode fazer. 

   Abaixo o link da propaganda, lá também pode verificar os comentários; vamos a alguns desses comentários!!

https://www.facebook.com/xpinvestimentos/videos/quanto-voc%C3%AA-pode-ganhar-investindo-r1-mil-por-m%C3%AAs/712917462402454/


1- "Sendo mais agressivo, é possível chegar a uma taxa de 1,5% a. m.? Essa taxa aí é muito pequena considerando a inflação". 
    A pessoa acha que é fácil ter uma rentabilidade de 1,5% ao mês ? 

2- "Gostaria de aprender a investir fiquei por muito tempo botando dinheiro na poupança e não mudou nada minha vida tenho ouvido falar de day trade e achei interessante"
   Lamentável que a pessoa queira sair da poupança e o que ela ouve falar é de day trade, ninguém ouve falar de investimento em valor. 

3- "pra que eu vou querer 4 milhoes daqui a 40 anos? com a idade que eu terei, já serei um velho brocha ( se estiver vivo) que não serve nem pra transar.. a riqueza tem que ser agora"
   O problema é que quanto mais velho, menor poder de trabalho e renda e quanto mais velho, mais gasto com saúde, a conta não fecha se gastar tudo agora, ninguém quer ficar na miséria na velhice. 

4- 0,70??? Tem aplicação como o tesouro direto que tirando o IR 15% no fim do prazo a rentabilidade é de 0,82 ao mês. Obs pela Easynvest não tem taxa cobrada para aplicar no tesouro direto
   Que tesouro direto é esse que está dando 0,82% ao mês ? 

5-  "Garoto aqui no Brasil isso não funciona...como que um cidadão vai investir 1000 reais por mês se a maioria ganha de um a dois salários mínimos por mês...esse tipo de investimento que está falando e só pra rico como Luciano Hulk...e os demais que podem...aí fica meio complicado essa conta que falaste!!!!!!!"
   A pessoa tem que estudar, empreender, fazer mais dinheiro, vai ficar ganhando 1 a 2 salários mínimos a vida toda ? 

6- Meu amigo, se eu tivesse mil conto livre pra investir todo mês, o que não ia daltar era opção. Não to conseguindo nem fechar o mês direito, quem dirá investir."
   Reduzir custos é primordial, garanto que tem muito gasto supérfluo


7-   " 0,7 é quase a taxa da poupança , 12473,00 em 01 ano ? onde esta a vantagem ? 473,00 juros ao ano ? poupança da mais que isso"
   0,7 é só o dobro da poupança agora

8- " Tá maluca , vou juntar 40 anos de dinheiro pra que e quem ??? Vou é gastar 1000 por mês em cerveja e viagem , vou ser muito mais feliz , chupa caralho."
   O problema é que se fizer uma carteira de investimentos dentro de pouco tempo poderá viajar mais e beber cervejas melhores em relação a das de milho. 

9- " Melhor investimento é fazer um curso de Forex. Eu fiz estou começando a operar e ganhando meus dólares dia a dia."
    Imagino!!

10-  "Dá até vergonha uma rentabilidade dessa! Desde que conheci investimento de empresas que fazem mineração de Bitcoin, minha situação financeira deu uma grande melhorada. Fim do ano passado investi uma certa quantia e já obtive o retorno de mais de 100%. E agora vou investir de novo.""
   Agora com essas quedas gigantescas das cripto moedas deve estar bem feliz e confiante. 

11- "7% ao ano não é muito pouco não??? Acabei de comprar um CDB da Easynvest de 14,8% ao ano, do Banco Fibra"!!!
   Espero que o Banco Fibra honre. 


   Foram alguns exemplos do que a falta de inteligência financeira faz na população, deveria ser matéria obrigatória  a introdução as finanças pessoais, iria ajudar o país a ser mais competitivo, pois um pais com menos endividados gera no longo prazo uma inflação controlada e uma economia mais dinâmica. Abraço pessoal e até mais. 





29 comentários:

  1. Muitas pessoas simplesmente não querem poupar e investir. Uns querem viver o hoje, outros tem pouca capacidade de aporte e simplesmente desistem,
    Tem também os que nem tem a ideia de IF em mente.

    Já achei que isso poderia ser uma matéria escolar. Mas hoje acho menos, vejo que muita gente se endivida e tem uma vida ruim financeiramente falando por preguiça de pensar ou para viver pra impressionar (ou tentar) os outros.
    Não é apenas uma questão de falta de educação formal, muitas vezes é uma questão de opção mesmo. A informação está aí, disponível a praticamente todos que tiverem interesse, inclusive muitas dessas pessoas tem boa formação cultural inclusive.
    Então já passou da hora das pessoas assumirem as responsabilidades, inclusive financeiras de suas vidas e parar de culpar terceiros, nesse caso o Estado por isso.
    Pra quem é realmente humilde vejo sim mais dificuldades, mas para pessoas com situação mais "confortável" geralmente falta é vontade mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo! Muito bom! O povo não sabe e nem quer saber!

      Excluir
    2. Falou tudo!!!! Acrescente a isto o famoso VITIMISMO do brasileiro. Sempre gostam de colocar a culpa nos outros (governo, cachorro, crise), mas não assumem responsabilidade.

      Excluir
    3. Olá Anon...boas ponderações, más imagina se as pessoas soubessem do que os juros compostos podem fazer com o seu investimento, não poderia mudar esse mindset ?

      Excluir
    4. E precisa de muito conhecimento pra isso? Basta vontade.
      As pessoas sabem o poder dos juros contra, não sabem? E muitas nem assim param de se endividar.

      Busquem, pesquisem, parem de querer tudo mastigado.
      Tem muitos que tiram sarro de quem aporta, mesmo ferrados financeiramente e escravo de juros, ainda acham que estão em condição melhor que quem aporta, tenta investir ou buscar novas fontes de renda.
      Por isso afirmo. São escolhas.

      Excluir
  2. Verdade Beto, é lamentável a falta de inteligência financeira do cidadão medio. Todos contando com o governo pra lhes sustentar na aposentadoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Acho que aposentadoria como existe agora está com os dias contados. todos nós da blogosfera já somos vitoriosos em estar planejando nossa aposentadoria por conta própria. abraço finanças..

      Excluir
  3. Nos casos elencados não falta só inteligência financeira, falta Darwin na causa.rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. deve ser por isso que a maioria e pobre. Triste realidade.

    ResponderExcluir
  5. Olá BF,

    A maioria das pessoas não sabem nada e não buscam conhecimento sobre finanças. Ainda tem uma coisa que não gosto que é fazer piadas para quem investe. Eu mesmo sofro por isso aqui no trabalho. Sendo que aqui o pessoal ganha bem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é melhor nem falar sobre isso. ficamos como avarento, os caras querem pedir dinheiro emprestado, querem dicas e etc...abraço cowboy.

      Excluir
  6. O pior de tudo é os que simplesmente não acreditam na matemática... Gente que acha que é impossível chegar em milhões investindo em 100 por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vira lata! Não sei nem como proceder com isso. Tenho vários parentes que não tem inteligência financeira. já tentei conversar, más não deu certo.

      Excluir
  7. Alinhado ao que você disse, é importante ressaltar que o MMN usou justamente de má fé a falta de conhecimento sobre financias dos brasileiros pra se proliferar aqui no Brasil.
    Muitos canalhas prometiam 1%, 1,5% por dia garantido em palestras por aí.

    No fim, todo mundo se fodeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Picaretagem toral isso aí. Uma diarista que trabalha na casa da minha mãe se deu mal com uma dessas malandragens, gastou dinheiro e não viu retorno.

      Excluir
  8. Ainda bem que você não entra nas comunidades de cartão de crédito, cada peróla que sai de lá que você nem imagina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Stifler! outro dívida vi um colega reclamando dos juros abusivos do cartão crédito. "cara"...é só pagar em dia para não ficar devendo ....poxa rs..

      Excluir
  9. Bacana o texto. Tenho um site relacionado: como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Talvez se interesse. Vlw! ;-)

    ResponderExcluir
  10. Tá certo que nossa população é pobre. Mais da metade vive com até 2 sm. Falar em ações, fundos e yeld é demais.
    Mas acredito que deveriam ao menos ter as contas em dia. Menos cartão de crédito, listar despesas e receitas. Reduzir supérfluos, e se sobrar, bote sim na fraca poupança pela liquidez imediata. Antes de CDB, LCI, fundos.. primeiro se acerta o orçamento doméstico, depois aprende a poupar (poupança pra pagar as contas a vista) e ver que assim vai começar a sobrar dinheiro. Por fim, estudar/investir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai sempre investiu na poupança, nunca deveu ninguém, nunca comprou financiado e etc.....pequenas coisas já fariam o brasileiro parar de jogar dinheiro fora.

      Excluir
  11. Na verdade o povo não sabe e nem quer saber de nada eles querem e carnaval.

    ResponderExcluir
  12. Na verdade e uma pena que seja assim a nossa população mas isso e real.

    ResponderExcluir
  13. Ótimo artigo, era realmente o que eu estava procurando. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir