Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 2 de agosto de 2014

Operações financeiras de Julho

            Olá amigos do mundo dos investimentos,  farei um relato das minhas operações do mês de Julho de 2014, geralmente não faço tantas compras e vendas assim em um mês, más como estou fazendo ajustes na carteira de investimento para melhorar os resultados, essas operações foram necessárias.
            No início do mês recebi um salário maior referente ao 1/3 de férias e então comprei ações de duas empresas;
       
       
  Comprei  50 ações dessa empresa, completando 120 ações, acredito muito nessa empresa, em seu mercado de atuação, não tem concorrentes nesse momento. Ela atua no  mercado de balcão organizado que subdivide  na unidade de títulos e valores mobiliários, importante em fundos de investimentos e bancos comerciais que usam seus serviços, além da área de financiamentos de carros, onde a empresa opera o sistema nacional de gravames.

            Comprei 55 ações, abrindo posição aqui, apesar da margem estar em queda, no entanto precisava de adicionar uma empresa do setor de consumo, a natura sempre deu lucro, além de possuir payout elevado, distribuindo boa parte de seus lucros, aqui temos que monitorar e ficar de olho na dívida da companhia.

             Como falei nos posts iniciais, estou vendendo as cotas de meus fundos de investimentos aos poucos e com a venda de cotas do BB LP Parceria 10 mil do Banco do Brasil comprei duas cotas do Fundo imobiliário CSHG Logística - HGLG11, ao preço comprado vai dar um dividend yield de de 0,79% ao mês, livre de imposto de renda, ou seja bem melhor que o rendimento desse fundo do Banco do Brasil  em que estava aplicado que dava 0,80% ao mês, más tinha que descontar o imposto de renda de 20%.

                             
       Nesse mês vendi ações da Hypermarcas, decidi fazer essa operação, pois não estava confortável com a mesma, todo relatório aquela história de reestruturação do modelo de negócio e esse ano nem pagou dividendos, então resolvi vender aqui e abrir posição em Cielo, está certo que o P/L dela está alto, más como faço compras para longo prazo esse fundamento não importa tanto.


         


         Nesse mês também vendi minhas ações PN de Cemig e comprei ON, visto não tem vantagem nenhuma em ter PN, pois os dividendos pagos são os mesmos,  além do que nas ações  PN não tem tag along, ou seja em uma futura venda da companhia, a gente recebe qualquer valor por nossa ação.



         Minha última compra foi 0,2 do título NTNB Principal 150519, acho muito bom o governo federal ter dado a possibilidade de comprar em frações de um título, principalmente para os pequenos investidores.


       Bom amigos, tenham todos um ótimo mês de investimentos, salientando que não tenho certificação para investidor profissional, sendo meu blog, apenas para relato e discussão de investimentos,  e não  recomendação de compra e venda.




6 comentários:

  1. bons movimentos, apesar de discordar da Natura.

    ResponderExcluir
  2. Doutor investidor, como já estava planejando a venda de Hypermarcas, o que acabou acontecendo, precisava de mais uma do setor de consumo, tenho Grendene, Cia Hering e Odontoprev, aí escolhi Natura para completar 4 empresas desse setor. Como disse, vou monitorar ela mais de perto.

    ResponderExcluir
  3. Gosto da Cetip, mas ela bem que podia baixar mais um pouquinho...
    se não me engano, eles iam aumentar também o pay-out, bons dividendos a vista.

    ResponderExcluir
  4. Investidor Besta, o payout de Cetip está em torno de 85% e cerca de R$ 1,25 de dividendo/ação e se os lucros continuarem aumentando, será muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Beto,

    Gostei muito das movimentações que você realizou. É a famosa gestão ativa da carteira que o Uó fala, rs. CTIP3, NATU3, CIEL3 e CMIG3 são boas empresas. E é isso que importa.

    Sua carteira completa conta com quantos e quais ativos?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá I .Livre..minha carteira atual possui ações de 20 empresas, em que sempre estou fazendo aportes, mais duas empresas (micos) que nem compensa vender, que não aporto mais, mais a frente falarei sobre a carteira, também aporto em fundo imobiliário, tesouro direto, poupança e nos famigerados fundos hehe.....abraço....

      Excluir