Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 1 de março de 2015

Operações Financeiras de Fevereiro de 2015 e Rentabilidades do mês.

   Olá companheiros de jornada! Esse mês não tive notícias muito boas, sofri um grave corte no salário, todo começo de mandato é a mesma história,depois de esbanjar gastos em ano eleitoral, os mesmos tem que fazer contenção de gastos para equilibrar o caixa do governo, nessa brincadeira, perdi cerca de 15% de meus rendimentos líquidos, já adianto portanto que será muito complicado cumprir a meta de aportar ao menos R$ 2500,00 por mês.
   Meu carro ano 2009 teve gastos com mecânica que me consumiram um bom gasto, além de pagamentos de começo de ano...IPTU, conselho profissional.
   Más vamos parar de lamentação e comentar o que realmente interessa!

No começo do mês fiz minha segunda compra dessa excelente empresa, aqui os lucros só aumentam, comprei 68 ações ao preço de R$ 28,50, agora com essa compra tenho um total de 133 ações da Porto Seguro.





   Outra operação que fiz no mês foi retirar 800,00 da poupança e comprar 1,1 título da LTN 010117, com taxa pré fixada de 12,72%.

RENTABILIDADES


Investimentos Rendimento 
carteira de ações 4,64%
Fundos imobiliários 2,01%
Fundos de Investimentos 7,26%
Tesouro Direto 0,44%
Poupança 0,63%
CONSOLIDADO 3,10%
  
   O mês de Fevereiro foi de trégua para as constantes quedas do mercado de ações, da minha carteira Vale, Cielo, Porto Seguro e Grendene e Banco do Brasil tiveram ótimas altas nesse mês, para esse mês de Março estou querendo incluir uma nova ação na carteira, acho que vou de Alupar.
   Veja que o melhor rendimento do mês foi da classe dos fundos de investimentos, subiram 7,26%, os mesmos tão criticados na blogosfera mostraram um ótimo resultado, o Fundos de Ações da Vale subiu 11,72% e o BB ações Aloc Etf FI subiu 8,70%, mesmo com essa alta ainda sigo no plano de vender boa parte dessas cotas, esperando subir um pouco mais.
   O ponto negativo do mês foi a queda dos fundos imobiliários e do tesouro direto, a carteira consolidada performou bem com alta de 3,1%, se tivesse toda essa alta no mês, estaria rico. rs.

RENDIMENTOS DO MÊS

Dividendos: R$ 17,06
Rendimentos de fundos imobiliários:  R$ 207,95
Tesouro Direto: R$ 54,00

   O mês foi bem ruim quanto a recebimento de dividendos, na verdade desde que invisto mais consistentemente em ações foi o mês com menos ganho, os fundos imobiliários continuam com bom rendimento e no mês recebi também juros da NTNB 150820.

  Um abraço amigos, tenham todos um ótimo mês de investimentos e nas suas vidas.




27 comentários:

  1. Beto,

    Parabéns pela compra da PSSA3, afinal, agora ela também faz parte da minha carteira, rsrs. Suas rentabilidades foram ótimas, principalmente a dos FIIs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investidor Livre, parabéns pela compra também.

      Excluir
  2. Belo rendimento, Beto!

    Fevereiro costuma mesmo ser um mês parado para dividendos. O segredo

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é procurar aportar em ativos que cubram este mês, caso das BTN-Bs.

      Excluir
    2. Longe do Limite, Justamente no começo do ano onde os gastos são maiores, os dividendos são poucos hehe.....más sigamos em frente.

      Excluir
    3. Realmente estes dois primeiros meses foram fraquíssimos. Acho que vai melhorar em março/abril

      Excluir
    4. Penso que para viver de rendimentos só fazendo uma média do recebido no ano anterior.

      Mesmo tentando preencher todos os meses com proventos, a disparidade entre eles é absurda - no meu caso, fevereiro (pior mês) gera quase 8x menos proventos que outubro (melhor mês).

      Abraço!

      Excluir
  3. Penso em trocar as ações da BBSE pela PSSA, o que acha? Muito bom o resultado, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. o BB Seguridade apresenta ótimos resultados também, quando comecei a investir na Porto Seguro, foi para diversificar mesmo, pois já tinha ações do Banco do Brasil.

      Excluir
    2. Estou com as duas na carteira, mas como estou comprando Itaú, que é acionista da Porto, então vou comprar daqui pra frente só a BBSE.

      Excluir
    3. Estou pensando seriamente em trocar BBSE3, porque é generalizada a reclamação dos consumidores em relação à empresa. De fato, basta ligar na central de atendimento e verificar que o atendimento é péssimo, muito abaixo do que se espera, e que os produtos não são tão competitivos no mercado quanto aqueles ofertados pela Seguradora Porto Seguro.

      Excluir
    4. Ih Dr. isso é um péssimo sinal, também tenho uma empresa que mais reclamação recebe do seu setor de atuação no site "Reclame Aqui"..também estou pensando em me desfazer dela...a MRV.

      Excluir
    5. DH,

      Eu apoio a troca. O BB, assim como a PTbras, deve estar cheio de esquemas. Já a Porto Seguro é administrada pelo Itaú, o que é certeza de boa governança.

      Abraços.

      Excluir
  4. Puxa, começar o ano com queda nos rendimentos do trabalho, que é o que mais interessa, ninguém merece...
    No meu também cortaram horas extras pela raiz, hora extra virou palavrão...
    Comprou a ltn com vencimento em menos de 2 anos, não tem medo da Selic subir mais um pouco?

    ResponderExcluir
  5. Besta, mesmo que a taxa continue subindo, com certeza esse rendimento de 12,72% será bem superior ao da poupança, onde estava.

    ResponderExcluir
  6. Porto Seguro realmente tem se mostrado um porto seguro...

    ResponderExcluir
  7. Beto,

    Que notícia ruim essa do corte de salário hein, um saco...
    Quanto aos fundos, pode dar rentabilidade de 5% ao mês durante 10 anos, eu ainda vou criticar kkkkk.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Requenguela não é fácil a vida de fiscal que não seja fiscal da receita rs......

      Excluir
  8. Downsizing... espero o meu para junho. Impressionante seu rendimento em fundo. Bola pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor, contrariando todas as expectativas...foi fantástico o rendimento dos fundos..

      Excluir
  9. Bela aquisição da Porto Seguro, sócio. E por um bom preço.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Além da poupança, em breve iremos receber uns trocados de dividendos da Porto.

      Excluir
  10. Beto, quais características te levaram a optar por PSSA?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!
      Porto Seguro é líder no segmento de seguros de automóveis no Brasil, também nos residenciais. Ela tem o direito exclusivo após associação com o Itaú de fornecer os seguros para esses clientes do banco. Apresenta sinistralidade baixa, dados fundamentalistas muito bom com P/L baixo, lucros consistentes....acho uma boa opção portanto.

      Excluir
    2. No Release eles chegam a falar qual a principal faixa de clientes que tem? Pergunto isso devido a situação atual do país, onde tende a crescer a inadimplência.
      Além disso, com a desaceleração das vendas de automotivos e desaquecimento do mercado imobiliário, como vê a situação da empresa?

      Ah, ainda tem o Fundo BB Tecnologia? Chegou a dar uma olhada no Fundo BB Dívida Externa?

      Excluir
    3. André, a demanda por seguros no Brasil é muito grande, sendo um dos poucos setores resilientes a crise que vigora no país.
      Ainda não me desfiz das posições em fundos, conforme relatei, por incrível que pareça, renderam muito bem no último mês.

      Excluir