Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Compras do mês de Março de 2015 e rendimentos dos investimentos.

   Olá companheiros da blogosfera de finanças, nesse mês um dos principais integrantes da comunidade, U.Ó afirmou que vai dar um tempo nas postagens, será que é brincadeira de primeiro de Abril ? De toda forma fará muita falta, caso se confirme seu afastamento.
 

    No mês de Março de 2015, comprei minha terceira empresa de energia, agora com essa aquisição completo três empresas juntamente com Cemig e Aes Tietê.
   A escolha da empresa se deve a inserir uma empresa também focada no setor de transmissão de energia, além da geração. A margem atual da empresa é de 51% e o retorno sobre o patrimônio de 19%. Possui concessões de longo prazo, perfil da dívida de longo prazo.  Comprei 1 (um) lote ao preço de R$ 18,90/ação.
 

   No mês me desfiz da posição na construtura MRV, os dados dela são razoáveis, o principal fator para saida foi a péssima governança da empresa, fiz alguns questionamentos ao R.i da empresa, nunca me responderam, além de verificar o alto número de reclamações no site "Reclame Aqui" e ter receita muito dependente do programa minha casa minha vida do governo federal.

   Essa venda das ações da MRV  me propiciaram a compra de mais 18 cotas do Fundo Imobiliário Edificio Galeria (EDGA11B), agora tenho 40 cotas, meu rendimento mensal referente ao meu preço médio de compra  está em mais de 1%.
 
 
RENDIMENTOS
 
Poupança: 0,52%
Fundos de Investimentos: 1,99%
Tesouro Direto: 0,76%
Acões: 1,47%
Fundos Imobiliários: 1,51%
Consolidado: 0,96%
 
 
   A carteira de ações mais uma vez conseguiu perder para o IBOVESPA, talvez essa estratégia arriscada de investir muito em small caps não esteja muito correta. Bematech, Cetip, Santos Brasil, Ecorodovias, Lopes Brasil e Vale influenciaram muito nessa queda, do lado positivo a alta em Cielo e Porto Seguro.
   No resultado consolidado mais uma queda nos rendimentos, com prejuizo nos fundos imobiliários e fundos de investimentos, sendo amenizada pela alta do tesouro direto.
 
Recebimentos do mês:
 
Dividendos: 194,35 ( recebidos de Cielo, Eternit, Marcopolo e Banco do Brasil).
Rendimentos de Fundos Imobiliários: 195,85.
 
 
   Amigos, o resumo do mês foi esse, espero um mês com rendimentos e recebimentos melhores em Abril, fiquem todos com a proteção do mestre JESUS...Abraços.
 
 

15 comentários:

  1. Alupar é uma boa opção de transmissora e tem negócios de energia também, quanto aos FII eu particularmente não gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguma razão em especial Fábio para não gostar dos FIs ?

      Excluir
    2. Simples, FII não tem o mesmo histórico que empresas, a maioria dos fundos atualmente não tem nem 7 anos de história, o nivel de governança corporativa é muito mais baixo comparado as empresas que estão enquadradas no Novo Mercado, FII não dão bonificações e o principal é que não tem o mesmo poder de expansão e valorização de marcas que grandes corporações tem. Acho que o próprio Barsi já comentou alguma coisa sobre o porquê dele também não investir nesses Fundos e concordo com o ponto de vista dele.

      Excluir
    3. Beto,

      Estou com o Fábio nessa. Eu fujo de qualquer investimento que tenha a palavra fundo no seu nome.

      Abraços.

      Excluir
    4. Ainda tem um componente que valorizo muito que é a liquidez, não dá para comparar a liquidez de FII com as das empresas listadas na Bolsa ainda mais as que estão enquadradas no Novo Mercado, estou lendo alguns livros do Tirole sobre Governança e Regulação de Mercados e estou cada vez mais convencido disso, tanto que o tema da minha dissertação é sobre Governança Corporativa e esse item é cada vez mais importante nos investimentos, cansei de enviar e-mails para alguns FII e nunca tive uma resposta, como vou confiar meu dinheiro a uma coisa que não me dá a minima resposta, além disso tem algum fundo que tem Tag Along? Pretendo um dia fazer um post sobre isso mas preciso estudar mais para fazer algo bem completo, eu prefiro alocar meu dinheiro em empresas que já são consistentes e que valorizam o minoritário.

      Excluir
    5. Investidor Livre e Fábio, a aplicação em fundos imobiliários gera uma boa possibilidade de renda passiva...de 0,9 a 1% de rendimentos mensais. Outra coisa todo mês os mesmos publicam informe mensal e relatório mensal na Bovespa, alguns fundos tem o mesmo sistema de mailing das empresas, semanalmente recebo email do HGLG11, HGRE11, procuro investir naqueles que tem uma liquidez razoável...

      Excluir
    6. Concordo com o Fábio.

      A governança nos FIIs é realmente bem falha.

      Algumas gestoras estão melhorando nessa questão, mas falta muita coisa para chegar no patamar do novo mercado da Bovespa.

      Tamném os FIIs não tem o mesmo histórico de longo prazo dos REITs dos mercados desenvolvidos.

      Acho que é uma alternativa válida, mas que ainda precisa de ajustes.

      Abçs!

      Excluir
  2. Beto,

    Muito boa a decisão com relação a MRV. Já pensou em migrar pra EZTEC? É uma excelente empresa, dá uma olhada depois.
    No mais, seu resultado foi ruim mas não foi uma tragédia, só 1% negativo.
    Em quanto tá sua rentabilidade histórica da carteira?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Requenguela, por enquanto ficarei longe de construtora, ainda tenho a Lopes, imobiliária que apresentou um resultado desastroso em 2014.O resultado consolidado da carteira, considerando 2014 e 2015 está negativo em 4,10%.

    ResponderExcluir
  4. Fala Beto,

    Aproveite que a maioria dos balanços de 2014 já foram divulgados e faça uma avaliação anual da sua carteira. É o momento ideal para o investidor fazer isso e realizar mudanças nela, se necessário.

    Parabéns pela evolução e sigamos em nossa caminhada!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo.

    Dei uma lida um pouco no seu blog.

    Já mexi com bolsa de valores, mais deu uma parada.

    Queria te dar uma sugestão, não sei se você tem, mais tenta adquirir fundos de investimento ibovespa, veja quanto voce quer comprar, e quanto vai ser o peso da sua carteira.Assim, voce pode tentar maximizar uma porcentagem do seu capital, ao mesmo tempo que minimiza o risco proporcionalmente ao peso.

    Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ann 02:25 eu tenho esses fundos de investimentos do banco do Brasil, o único que trouxe um bom retorno foi o BB Ações Vale..em 2008 e 2009......ainda tenho vários...más que quero me desfazer ao longo do ano.

      Excluir
  6. Fala Beto!

    Respondendo sua pergunta (sobre as minhas ações), acabei de publicar. Veja...http://investidoringles.blogspot.com/2015/04/minha-carteira-acoes-e-fii.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Não tenho muita coragem para investir em SMALL CAP! Acho meio imprevisível e, claro, sabendo quais tem futuro, aí é de boa - só não sei como saber isso - , mas não sabendo, fica complicado.

    ResponderExcluir