Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 18 de abril de 2015

CURTAS DO BETO FISCAL

Imposto de Renda:

   Olá amigos, boa noite, hoje até que enfim enviei minha declaração de imposto de renda, estava esperando os informes de rendimentos dos fundos imobiliários e nunca chegaram, daí valeu a pena minha organização e puxei os rendimentos do meu velho caderno de anotações. Para o próximo ano, vou tentar entrar em contato com os fundos para verificar o que está ocorrendo.
   Quanto as ações consegui os informes indo até  as agências do Itau e do Bradesco aqui na minha cidade.
   O patrimônio em bens e direitos da declaração normalmente não é um bom parâmetro para evolução real   de seu crescimento, pois por exemplo, o meu carro, na declaração está no valor de 20 mil reais e se fosse vender hoje não acharia nem 15 mil reais, além das ações, onde colocamos o valor de compra, como o meu preço médio na maioria está acima das cotações reais no momento, dá uma boa diferença.

Reserva de Emegência:

   Minha reserva de emergência hoje está concentrada na velha caderneta de poupança, hoje ela representa cerca de 13% sobre meu patrimônio. Estou pensando em reduzir ainda mais, visto que sou servidor público e tenho renda garantida no mês, o que acham ?

Fundos de investimentos:

   Atualizando ainda não me desfiz dos meus 11 fundos de investimentos do Banco do Brasil, sim! sei que estou muito errado em esperar o empate, más ainda não consegui me desfazer desse conceito errado de esperar o empate..

Troca do carro:

   Estava pensando em trocar meu popular 1.0 ano 2008 com 95000 Km nesse ano, acho que vou adiar para o próximo ano, apesar dele estar indo mais vezes ao mecânico, uma troca agora para o modelo que estava pensando, ia precisar de muito dinheiro para voltar na troca, talvez ano que vem.

Feriado

   Nesse feriado vou para umas cachoeiras aqui perto da minha cidade, conheci uma morena no mês passado, parece que vai ser bom hehe....
 
  Abraços amigos .....bom feriado a todos. Fiquem agora com a melhor banda de todos os tempos......PINK FLOYD.




12 comentários:

  1. Esses informes de rendimento chegaram aos montes pra mim, ficou uma pilha de papel...mas eu costumo anotar numa planilha todo mês os rendimentos dos fii e os dividendos recebidos, na duvida entro no CEI da bolsa e tiro os extratos.
    Acho que ajuda também entrar no site de RI das empresas e preencher o cadastro completo do mailing, incluindo o endereço de correspondência.
    Quanto ao carro, parece ser um bom ano pra trocar: os pátios das montadoras estão lotados...
    Abraço bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela Visita I. Besta, quando for trocar vou de semi novo mesmo.....2012 em diante......sou cadastrado nos mailings das ações e dos fundos, acho que o problema é que meu endereço está errado nos bancos custodiantes das ações e fundos.

      Excluir
  2. Beto,

    Aproveita esse feriadão hein. Também amo pegar essas épocas e ir pra cachoeiras, dar uma volta.. É sempre muito bom pra dar uma relaxada.
    Com relação aos fundos de investimentos, em quanto tá o prejuízo?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Requenguela, esses fundos invisto desde 2007- 2008, se colocar tudo na balanço dos que já vendi as cotas e dos que ainda permaneço, não estou no prejuízo, más com certeza não ganhei nem da poupança nesses 7 anos de investimentos nesses fundos.

      Excluir
  3. Caro Betinho, acho que a partir de agora a depreciação do seu carro será bem pequena... então acho que vc não deve ter pressa... com os pátios cheios, certamente haverá boas oportunidades no futuro. Se o seu carro tem um bom nível de conforto, vale a pena ficar mais um bom tempo com ele.
    Também andei pensando em trocar de carro, mas daí caiu a ficha, que eu vou perder muito dinheiro na transação, para ter um carro com basicamente o mesmo nível de conforto do que o que eu tenho atualmente.. Vou segurar as pontas, nem que eu tenha que ir mais no mecânico.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarrento, acho que na altura do campeonato mereço sair de um carro popular 1.0 para 1.6 .....mais vou deixar para o próximo ano...

      Excluir
  4. Beto, gostaria de dar uma sugestão, baseado no que eu geralmente faço com a reserva de emergência.

    Por eu ser funcionário público, optei por fazer aportes mensais na poupança. O problema é que, ao fazer isso, acabo por acumular mais dinheiro lá do que necessito...

    Por isso criei outro hábito: o de revisar este valor semestralmente, destinando o excedente para outras despesas ou, na falta delas, turbinando o meu aporte mensal.

    Como você está cogitando trocar de carro, poderia muito bem usar parte deste excedente para aproveitar algum negócio de ocasião que porventura surja no mercado de seminovos da sua região.

    Outra coisa que você pode fazer com sua reserva de emergência é aplicar a maior parte dela no TD, que agora tem liquidação diária. Eu só deixo na conta poupança o suficiente para 1 mês das despesas fixas, e o restante vai pro TD.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Longe do Limite, acho que aos poucos vou diminuir um pouco a reserva na poupança e passar para o tesouro direto, más sempre deixarei um montante na caderneta, afinal as vezes a emergência vai ser em um final de semana.....obrigado pela visita.....

    ResponderExcluir
  6. Fundo de investimento! Quem nunca? Eu tinha, quebrei a cara, arrisquei de novo e adivinha? Estou que nem você, esperando o empate (PETROBRAS e VALE na Caixa) pra poder largar esta desgraça!

    Parabéns pelo Blog!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Fundo de investimento! Quem nunca? Eu tinha, quebrei a cara, arrisquei de novo e adivinha? Estou que nem você, esperando o empate (PETROBRAS e VALE na Caixa) pra poder largar esta desgraça!

    Parabéns pelo Blog!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Gosto da ideia de usar o valor excedente da poupança em TD, acho que mantém o saque mais simplificado, mas concordo que é bom ter uma boa reserva para emergência na poupança mesmo. Sobre os fundos, essa questão do empate é muito perigosa, nada como a tranquilidade de estar posicionado em investimentos com boas perspectivas, o problema do empate além do prejuízo que já existe é a angústia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anônimo, más esse mês j´fiz um resgate de parte de um fundo, depois atualizo na próxima postagem.

      Excluir