Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 16 de maio de 2015

Movimentação financeira do mês de Maio de 2015.

   Olá amigos da blogosfera de finanças farei um post no meio  do mês para que a postagem do final   não fique muito longa.
   No início do mês resgatei 800,00 reais da poupança e comprei Tesouro IPCA + 2019 (Antiga NTNB principal) a taxa de 6,65%, ótima taxa. Acho que como servidor público e ter renda garantida, mesmo que pouca, possibilite que aos poucos vá diminuindo minha reserva de emergência da poupança para o tesouro direto. Nos rendimentos atuais a poupança não esta ganhando nem da inflação.
   Nessa semana que passou fiz o primeiro resgate total de um fundo de ações esse ano. Aproveitando a alta expressiva do mês, de cerca de 12%, resgatei as cotas totais do BB Ações Energia, as aplicações nesse fundo foram feitos entre 2011 e 2012 e deu um rendimento positivo de 1,5%, sim amigos, foi pífio, veja que a taxa elevada de administração de 2%, a medida provisória do governo que prejudicou as elétricas diminuíram bem o rendimento desse fundo. Ainda não reapliquei o dinheiro, provavelmente devo dividir em ação, tesouro direto e fundo imobiliário.
   Ontem 15/05 foi data de vencimento do tesouro direto, recebi o dinheiro do NTNB principal 15052015 e do NTNB 15052015, esse dinheiro estava projetado para gastar em uma compra de carro, como decidi adiar a troca do veículo para o próximo devo reaplicar novamente no tesouro direto.
   Na outra postagem discriminarei as compras do mês, com o dinheiro de aporte novo inseri mais uma ação na carteira do Beto Fiscal, dessa vez um grande banco brasileiro.
   Os resultados do primeiro trimestre das ações da carteira já foram publicados, resultados ótimos em Grendene, Porto Seguro, Eternit, Cemig, Odontoprev, Metal Leve e resultados bem fracos em Santos Brasil, Natura, Hering e Bnco Pine.
  Amigos tenham um bom final de semana com diversão, alegria e saúde...abraços moçada.

28 comentários:

  1. Beto,

    Parabéns pelas decisões muito acertadas. A primeira de sair de fundos de ações (um dos piores tipos de investimento em minha opinião) e a segunda de adiar a troca do carro para continuar investindo em ativos. Assim você chega longe, amigo.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita acumular patrimônio...minha esperança é que esse sacrifício não seja em vão.

      Excluir
  2. Muito bom. Você acha bacana diversificar entre títulos públicos e uma LCI a 80 % do CDI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca investi em lci, más quanto aos títulos sempre diversifico em pré fixados, pós fixados e em IPCA mais juros.

      Excluir
    2. Bradesco que é gigante e taxas pouco atratívas tinha LCI disponível por 89% cliente PF e 91% para funcionários, eu tenho de banquinho pagando 99 e 100%.

      LCI de 80% do CDI é a merreca das merrecas.

      Excluir
  3. "Santos Brasil, Natura, Hering e Bnco Pine": Melhor não comprar mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. U.Ó talvez compre Natura esse ano ainda....confio na gestão dela. A Hering apesar das quedas nos lucros ultimamente, poucas empresas possuem margem e retorno tão altas quanto ela. Quanto s Santos Brasil e Banco Pine vou aguardar mais um pouco.

      Excluir
    2. Beto, Beto, não compre Natura, tem coisa melhor pra comprar.

      Excluir
    3. Não compre banco pequeno também!

      Excluir
    4. Santos Brasil nem se fale, melhor investir no porto de Cuba, rs.

      Excluir
    5. Estou analisando....não gosto de ficar trocando de ações a todo um momento.

      Excluir
    6. Estou analisando....não gosto de ficar trocando de ações a todo um momento.

      Excluir
    7. Não precisa trocar, apenas focar nas premiums, deixe as ruins já compradas para os netos, rs.

      Excluir
  4. Aeeeee finalmente começou a se livrar dos fundos.

    Em TD to entrando pesado em Tesouro Selic, tá muito atrativo. Vou usar como uma poupança, pra curto prazo mesmo. O qq vc acha?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tesouro Selic está bem atrativo mesmo, e o bom desse titulo que sempre sobe, não tem aquela parada de marcação a mercado igual os outros títulos....Eu tenho o 2017...agora vou ter que comprar outro, pois o 2017 não vende mais.

      Excluir
  5. Fala Beto,

    Eu não pretendo descartar a poupança, afinal, ela tem liquidez imediata (imediata MESMO) e isso literalmente não pode ser desprezado. Você fez muito bem em sacar a grana do fundo de ações, afinal, ele é uma porcaria!

    Vale muito mais a pena investir diretamente nas empresas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Livre ainda tenho uma boa grana na poupança, afinal podemos precisar dela no final de semana, más a mesma ainda está alta dentro do meu patrimônio...está cerca de 15 vezes meus gasto mensal.

      Excluir
    2. Beto,

      Nossa, não imaginava que ela estava tão recheada assim... Como você é servidor público, acredito que ter três meses das suas despesas mensais nela são suficientes.

      Já eu, como sou autônomo, pretendo ter um ano das minhas despesas mensais na poupança.

      Abraços.

      Excluir
  6. Olá Beto,
    Acho muito acertado a sua mudança. Tanto a da poupança quanto a do fundo de ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos acho que dentro de mais uns dois anos minha carteira de investimentos vai estar madura com os equívocos desfeitos e a carteira gerando uma boa renda passiva.

      Excluir
  7. Porque ao invés de poupança vc não aplica em CDB ou LC com liquidez diária? É a mesma coisa com rendimento muito superior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sardinha ...eu não confio em aplicar CDB e LCI em banco de segundo linha...no meu banco do qual sou correntista não tem essa opção.....a emergência as vezes pode ocorrer em um sábado ou domingo.

      Excluir
    2. Não confia em banco de segunda linha e tem o Pine que é de terceira na carteira.
      Cadê a coerência, amigão?

      Excluir
    3. Sardinha....confesso que compro o pine pela alta distribuição de dividendos....más é capital alocado a risco. Quanto a investir em bancos pequenos...também seria bastante arriscado. Não quero o meu o capital todo alocado a risco.

      Excluir
    4. Sardinha....confesso que compro o pine pela alta distribuição de dividendos....más é capital alocado a risco. Quanto a investir em bancos pequenos...também seria bastante arriscado. Não quero o meu o capital todo alocado a risco.

      Excluir