Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 23 de janeiro de 2016

Aportes de Janeiro 2016

   Olá turma! Esse mês de Janeiro  até o momento é o mais aterrorizante em termos de rendimentos dos últimos anos, o IBOVESPA tem queda só nesse mês de 12,26%, minha carteira com certeza está nesse nível ou até pior com quedas expressivas.
   Como não vou desanimar com minha estratégia de comprar ativos para geração de renda mensal, as compras tem que continuar e nesse mês resolvi comprar ação de uma empresa nova. Depois da incorporação da Bematech  estava sem nenhuma empresa do setor de tecnologia na carteira, devido a isso e aos bons resultados até o momento da Totvs comprei 100 ações da TOTS3 ao preço de 29,70/ação.


A Totvs tem como atividade principal a Prestação de Serviços de consultoria, assessoria, desenvolvimento de sistemas informatizados (software) e  atividades de pesquisa e inovação tecnológica. No momento apresenta margem líquida de 14,8% e Roe de 22,7% e os lucros por trimestre atuais, estão em torno de 70 milhões de reais.




   BPFF11:  Também comprei 25 cotas do fundo Brasil Plural Absoluto Fundo de Fundos ao preço de 64,80/cota, depois da compra o valor da cota desabou. Esse fundo é administrado pela empresa Geração futuro e adquire cotas de outros fundos. Em anexo a carta mensal do fundo de Dezembro de 2015. As maiores posições do fundo são HGRE11, SPTW11, HGLG11, BRCR11 e HGJH11.



Tesouro Direto:  Em 04/01/2016 recebi o dinheiro investido no título LTN1016, confesso que o resultado desse investimento foi pífio, como o título era pré fixado comprei títulos com taxas da época, em torno de 10%. O dinheiro desse resgate foi para a compra de 0.4 do tesouro selic (2021), antiga LFT. também deixei um restante de dinheiro em caixa para gastos maiores de Janeiro.


   Amigos, agora só resta torcer para algum repique nas cotações de ações e fundos nessa última semana de Janeiro, senão a rentabilidade mensal vai ser desastrosa. Abraço a todos e fiquem com Deus.


  


9 comentários:

  1. Olá Beto! Ta mesmo na hora de um repique e bons bons, no meu caso torço para uma subida de pelo menos 3% do IFIX, ja fomos castigados por demais.

    Do setor da TOTVS, gosto da LINX. Não acompanho de perto, mas lembro quando ela começou aos R$ 30,00 e pouco ... Abraço

    ResponderExcluir
  2. Seus aportes estão muito bons, pena a BMF não ajudar, esperemos os próximos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Boa pedida pela TOTVS. Esse é o momento de manter a calma e seguir a estratégia de aportar mensalmente.

    ResponderExcluir
  4. Beto, sei que cada qual tem sua estratégia, entretanto, acredito que o momento seja de esperar os resultados do 4T15 e 1T16 antes de tomar decisão de compra. Vejo o 1T16 muito mais importante que 4T15, já que entramos em um novo ano com todo o histórico de 2015 e poderemos começar a desenhar o real impacto dessa crise.
    Quanto a Totvs, acredito que ela virá experimentar quedas de margem líquida nesse ano de 2016, muito mais devido a seus custos do que carteira de clientes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. André! obrigado pela visita, enquanto espera os resultados trimestrais, qual será sua estratégia ?. O consolidado anual ao meu ver serve para modificar ou manter percentual de ações na carteira, entrada ou saída da empresa, realocação entre tipos de investimentos etc...acho que termos que continuar o plano, mesmo que a bolsa busque os 30K.

    ResponderExcluir
  6. Beto, estava com uma estratégia assim em CMIG e ITSA. Porém, com Itaú, Ambev, Cielo caindo dessa forma, resolvi deixar tudo em Renda Fixa e usar compra a termo, caso surge alguma oportunidade boa.
    Claro, muitos não gostam de termo, porém, se as ações estão tão descontadas assim, 7% não será nada perto do real potencial de retorno.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Estou comprando TOTS3, SNSL3 e LINX3, tara por empresa de tecnologia, sem falar que sou dono de uma, rs.

    ResponderExcluir