Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Novidades na Carteira

   Olá turma! o mês continua com o rali do impeachment, um pouco mais moderado, é verdade, más mesmo assim com altas em muitas ações, na minha carteira, destaque para a alta da Vale.  Durante o mês comprei dois novos ativos para compor a carteira, uma ação e mais um fundo imobiliário novo.

   Após a venda da MRV e da Lopes no ano passado falei que nunca mais entraria em empresa de construção, más após analisar essa empresa, gostei muito dos dados fundamentalistas da mesma. Comprei 150 ações ao preço de 16,25 no início do mês com o dinheiro da venda da empresa Santos Brasil. A Eztec apresenta muito dinheiro em caixa, quase não tem dívidas ao contrário da  maioria das outras construtoras, no último ano apresentou lucro de 444 milhões de reais com margem de 54,55% e Retorno sobre o patrimônio de 16,41%. Ultimamente vem sendo negociada com um P/L muito atrativo entre 5 e 6.





CSHG Brasil Shopping FII


   Referente ao dinheiro do aporte novo de Abril de 2016 comprei e iniciei os investimentos no fundo imobiliário HGBS11, comprei duas cotas ao preço de 1530,00 reais. Na minha carteira ainda não tinha nenhum fundo imobiliário de shoppings, com essa compra agora tenho 11 fundos imobiliários
O HGBS11 possui participação em 8 shopping centers localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Novo Hamburgo e interior de São Paulo. Atualmente apresenta 6% de vacância e cerca de 10% de inadimplência. a compra foi efetuada para fins de diversificação. 


 Amigos, um dos meus hobbies preferidos é a leitura, durante o mês que passou fiz a leitura do livro do João Barone, integrante do Paralamas do Sucesso, para quem não sabe, ele é filho de um ex pracinha que participou da FEB (Força expedicionária brasileira) na segunda guerra mundial. O livro retrata com dados e nomes, a participação brasileira na guerra, desde a entrada, as batalhas e o desfecho. Para quem gosta de história, é um prato cheio.





    Logo farei uma postagem sobre algumas idiotices que ando vendo na blogosfera de finanças, será que vale a pena tripudiar da situação de funcionário público sem receber ? para que tanto ódio ? Será que essas idiotices escritas por esse cidadão seria  só para receber uns trocados  a mais no Google AdSense ?


   Amigos, até a próxima e fiquem com Deus.!!


ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.





16 comentários:

  1. Fala Beto!
    Legal a EzTec. Já tem um tempo de ando observando ela, mas seria para um trade de valor. Como ela subiu muito por enquanto estou fora.
    Particularmente não gosto de construtoras para B&H. Mas na atual conjuntura pode se tornar um bom investimento, pois o mercado imobiliário está frio mas pode se recuperar no médio e longo prazo.

    Fiis em tenho em carteira mas tenho um medo danado de pagar mais de 1k por cota!rsr Mas como sou novo neste mercado, meus fiis são abaixo de 100 reais e quando eu encorpar minha carteira, este será meu alvo!

    Muito boa dica de livro. Irei procurar para baixar. Gosto de temas de guerra e tenho um pouco de arrependimento em não ter me dedicado um pouco para entrar na marinha.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola II.

      Da no mesmo ue, 1 cota de 1500 = 10 de 150 rs.

      Eu sou o contrario, ja prefiro comprar cotas mais caras, acho q tem menor variacao, menos especulacao.

      Abraco

      Excluir
    2. Investidor e construtor. No exemplo do HGBS, por exemplo a cota está sendo negociada a um valor abaixo do seu valor patrimonial, que é cerca de R$ 2000,00. No começo tinha um certo receio em investir em cotas com valores altos, más vi que é só questão psicológica mesmo.

      Excluir
  2. Beto,

    Eztec e mesmo a melhor do setor, na minha opiniao.

    Pra mim, MRV nao se mantera nos 12, eu apostaria em venda pra recomprar nos 9,00, mas, nao sou de fazer trade, ainda mais vendido.

    No HGBS somos socios. Agora minha estrategia e encher os potes dos meus 29 FIIs (os que estao com menos de 5K), e aumentar gradativamente minha renda passiva.

    Estou pra vender meu carro superfluo e estou na duvida se ja aproveito e encho os FIIs ou se este dinheiro eu compro NTN-B do TD, prazo mais longos, pois e um dinheiro superfluo mesmo, ou seja, nao usarei por agora. Quero aimentar a renda passiva, TD aumentaria uns 200 mes, mas nos FIIs com maior risco seria uns 340 a 370... duvida cruel.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá construtor, se a sua meta é aumento da renda passiva, acho que o investimento em fundos imobiliários é o mais recomendado. Tesouro direto, utilizo mais para preservar um pouco o patrimônio da inflação.

      Excluir
    2. Beto, deste jeito terei que mudar meu nome para "Viver de Fii" kkk

      Excluir
  3. Beto,

    Vi bastante analistas recomendando eztec ... em números ela é boa ..

    ResponderExcluir
  4. Os números dela são excelentes! Mas eu tenho meio que um pé atrás com construtoras.. acho que é por causa das outras q tomaram mta porrada, apesar dessa ser bem diferente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que no futuro meu investimento na eztec dê resultado... Quando você mercado voltar...

      Excluir
  5. Beto, ficou preocupado com a prévia que a EzTec mostrou?
    Estava pensando em fazer uma operação "suicida", comprando a Termo EzTec ou Itaúsa para ter a bonificação. O que acha?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito amigo, não faça isto! Alavancar para especular é a pior coisa a se fazer. Grandes riscos, leia a quantidade de investidores que faliram na base da alavancagem ...

      Excluir
    2. bonificação, dividendos, juros sobre capital próprio, desdobramentos e agrupamentos são eventos de mercado, o que significa que o valor que você receber após o evento foi subtraído do valor da cotação (no caso dos dividendos e JSCP e ações no caso da bonificação). Isso significa que seu patrimônio no total não cresce instantaneamente, mas sim é retirado do próprio preço da cotação.

      A única forma de se beneficiar desses eventos é por meio dos juros compostos (capital alocado ao longo do tempo e com reinvestimento dos div. JSCP, bonif.). Se considerar o evento num espaço de tempo pequeno, a única coisa que terá serão taxas para pagar.

      Operação à termo = uma ótima forma de falir.

      Excluir
    3. Obrigado pela opinião pessoal. Mas e se a operação for de menor tempo, sendo que vendo no dia seguinte? Posso ter uma perda agora, porém, posso vir a ter retorno no futuro, não acham?

      Excluir
  6. Eu também não gosto de comprar só porquê vai bonificar ou pagar dividendos. Quanto a retração nas vendas de imóveis, não tem como fugir...André... É a crise. Ainda bem que a eztec tem dinheiro no caixa que faz a empresa ter receita com os juros recebidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Beto. Tem que continuar analisando, afinal, ela não ficou ruim porque vendeu pouco. Obrigado

      Excluir
  7. Eztec é a melhor empresa do setor, exemplo de governança e administração.

    ResponderExcluir