Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

terça-feira, 24 de maio de 2016

Venda de Cetip, meu melhor investimento no mercado de ações.

   Olá amigos da corrida da independência financeira, hoje liquidei minha posição na empresa Cetip, foi com tristeza que realizei essa venda. Mesmo com o momento conturbado que vive o mercado de ações já a alguns anos o investimento na Cetip me trouxe um rendimento positivo. Sem dúvidas, até o momento foi meu melhor  investimento, ganhei na relação compra/venda , além de receber bons dividendos ao longo do tempo.
  A assembleia  de acionistas da cetip realizada em 20 de Maio de 2016 confirmou através de votação, parecer favorável a venda da Cetip para a BVMF. O processo ainda vai demorar um certo tempo para concretizar,  restando aprovação do CADE. 
   Liquidei a posição, pois entendi ser melhor para evitar problema  com o imposto de renda. Em aquisições com ganho de capital positivo do acionista, o mesmo tem que pagar o imposto de renda. Como minha posição na empresa era pequena e menor que vinte mil reais, não terei que pagar o imposto de 15% na venda ao contrário do que aconteceria, caso permanecesse na empresa até a incorporação pela BVMF.

RESUMO DA OPERAÇÃO

Compra: 21/03/2014- 70 ações a 25,93.
Compra: 03/07/2014- 50 ações a 31,45
Total: 120 ações por  R$ 3387,60.

Venda: 24/05/2016- 120 ações a 42,20= R$ 5064,00

Ganho Compra/Venda: 5064 - 3387,60= R$ 1676,40
Ganho Dividendos: R$ 393,70

Total Ganhos com Cetip: R$ 2070,10

 Uma pena apenas não ter investido mais nela, ter comprado mais ações em 2014 e 2015. O dinheiro da venda de Cetip será investida em outra empresa da carteira, possivelmente a Porto Seguro!!! Abraços e até a próxima.

ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.








13 comentários:

  1. Beto,

    Parabéns pela operação, mesmo contra a nossa vontade, rs.

    Eu também fiquei triste de vender as minhas CTIP3, porém, acabei tendo um lucro de pouco mais de 20% nelas, então acabou "compensando", principalmente por causa do meu prejuízo em ESTC3.

    Assim como você deve fazer, o meu capital que estava nelas foi transferido para a Porto Seguro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Investidor Livre...A cetip era uma ótima empresa para ser sócio, uma pena ter vendido a mesma. Más na nossa caminhada vai acontecer isso algumas vezes.

      Excluir
  2. Excelente investimento. eu vou manter as minhas.

    ResponderExcluir
  3. Beto,

    Excelente o trade ... eu ainda to mantendo as minhas .. mas também já pensei umas 10 vezes em matar isso ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo!! se não tivesse ocorrido a venda para a BVMF não ia vender as minas Cetips.

      Excluir
  4. Poderia ter sido o contrario cetip comprando bvmf

    Mas a vida nem sempre é justa

    ResponderExcluir
  5. Excelente. Eu acho que tb venderia se tivesse. Não para realizar lucros, mas porque não tenho muito interesse na BM&F Bovespa.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez eu compre a BVMF mais a frente. Essa fusão com a Cetip vai tornar uma grande empresa.

      Excluir
  6. BF,
    Adicionei o blog na minha lista,
    pode add o meu na sua lista?
    http://investimentodepaciencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir