Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O ser invisivel e como isso influencia em sua carreira e vida

   Olá turma! Essa semana estava refletindo sobre meu jeito de ser! Sempre fui muito introspectivo, sério, um tanto anti social e tímido. Na infância e adolescência até tinha muitas amizades, más a partir do momento que fui ficando velho, fui distanciando dessas amizades, como cresci em um bairro mais humilde, a maioria dos meus amigos foram trabalhar em empregos de pouca exigência estudantil, enquanto fui para a faculdade, ou seja cada um foi  tomando rumos diferentes na vida. 
   Durante a época de faculdade, enturmei com alguns colegas, mais parecidos comigo, os estudiosos da turma  e também os mais tímidos. Após a formatura tive que ir para o mercado de trabalho. Essa fase foi a mais complicada, entrevistas, dinâmicas de grupos, "Quem indica", passar por recursos humanos, viagens. Demorei a passar nessas entrevistas. Até que depois de 6 meses de formado consegui passar em um trainee de uma empresa pequena regional fabricante de produtos da minha formação, no começo trabalhei na indústria e laboratório da mesma, lá consegui ficar por uns 6 anos, ganhando um salário não muito bom, más que me deu experiência na área, No último ano me transferiram para a área comercial, como não era o meu forte as vendas não consegui bons resultados e acabei sendo demitido em uma crise na metade da década passada. 
Após essa demissão, refleti e percebi que pelo meu jeito de ser, já mais velho, seria complicado de passar nessas dinâmicas de grupos, também não iria ganhar muito. Então vi que concursos públicos seria a minha solução. Fiquei 1 ano aproximadamente estudando em casa e passei para um cargo técnico em uma prefeitura. Não ganhava tanto, más dava para conciliar estudos e trabalho, fiquei nesse emprego por uns 4 anos até que passei no atual cargo de fiscal estadual, onde estou por 6 anos. 
   Pessoal,  o título da postagem " ser invisível", as vezes é assim que me sinto. Qualquer postagem que faço tem poucas curtidas no facebook, sou pouco chamado para festas na família ou de  colegas de emprego. Devido a minha seriedade no trabalho e o rigor fiscal em que trabalho, colegas fiscais tem um certo receio em fazer dupla comigo e por aí vai....Depois de velho, talvez seja tarde para mudar o jeito de ser, más sinto que tenho que mudar um pouco, melhorar, ser mais comunicativo até para ter uma vida melhor e mais alegre.Minha ex esposa falava a mim que eu tinha que tomar esses anti depressivos, ansiolíticos para se soltar mais....
   Alguém que está lendo esse post, as vezes   se sente como invisível na sociedade, pensa em fazer algo para mudar e o que ? 


Pessoal, ontem 20/10/16 foi publicado o balanço do terceiro trimestre da Grendene, mais um bom resultado: Aumento de 10% no lucro líquido para 150 milhões de reais. Aumento na margem líquida para 28,1%. O que mais me impressiona nessa empresa é o seu caixa líquido de 1,5 bilhões de reais. No trimestre os resultados financeiros de atividades de hedge e juros das aplicações positivos minimizaram a queda de Ebitda 
Também foi anunciado a distribuição de 0,25 reais de dividendos a serem pagos em Novembro. 


Pessoal, Desculpe a postagem fugir ao tema principal do blog, obrigado e até a próxima.



30 comentários:

  1. Fala Beto,

    O blog nao deve retratar so finanças, voce pode usa-lo para mostrar suas ideias.

    Olha, eu sempre me senti deste jeito, a questao do facebook è assim mesmo, mas a forma de mudar isto realmente è se expor, somente assim voce deixa de ser invisivel.

    Exemplo meu: Sempre me chamavam para ir em barzinho apos o expediente e eu nunca fui.

    Dia destes decidi e fui uma vez, ai o pessoal me chamou das outras, claro, nao fui mais, mas isto me mostrou que o basico è ser relacionado.

    Voce tem que ser menos rigido consigo mesmo, cada um tem seu jeito, mas, tem que dar o braço a torcer.

    Quem voce sente falta, a qual grupo voce gostaria de estar e participar?

    Tente se aproximar, se eles forem sair pergunte se vc pode ir.

    Se vc for muito fechado, tome uma cerveja e socialize.

    O.mundo funciona assim, nao adianta, eu semprr fui avesso a bebida, hoje me permito tomar uma cerveja, afinal,.o mundo funciona assim.

    Em empresas se vc for muito fechado pode ser excepcional, mas sempre sera pouco lembrado.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que está o dilema construtor! sempre fui caseiro e gostei disso. Como sempre tive namoros ou relacionamentos longos, nunca senti falta de ser pop, pois sempre tinha uma mulher, alguém, para trocar ideias, conversar. más vejo que no momento isso está me fazendo falta.

      Excluir
  2. Beto Fiscal ser pop dá trabalho também, mas com toda certeza precisamos conservar e criar novos amigos, esse é um exercício importante na vida.
    Uma coisa muito importante atualmente é a atenção. Eu não sou muito de ficar adulando as pessoas, mas tenho uma qualidade que é dar atenção, quando alguém vem falar comigo eu realmente escuto a pessoa e isso gera um empatia e propicia novas amizades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá surfista! Gostei dessa dica, vou tentar dar mais atenção, ouvir as pessoas, o que elas tem a falar....Duro, é que meus gostos, não combina com a maioria da população, rs...gosto de rock, leituras de história, literatura, economia, investimentos.

      Excluir
    2. Curte rock? Tamo junto jow! \_/

      Esse lance que o surf falou ai é verdade. Dar a atenção gera empatia e a pessoa se sente mais a vontade para se expressar com a gente. Só o fato dela estar falando e voce a estar olhando nos olhos e acenando com a cabeça já é ajuda rs.

      Excluir
    3. Eu escuto Vivaldi, Bach no trabalho... Em casa um Hendrix, Muddy Waters, Howlin' Wolf. Mas aprendi a tolerar ambientes com Estilos musicais diferente, e gosto de escutar o que as pessoas tem a dizer, tem gente que é vazia demais, mas geralmente quando você presta atenção até consegue achar alguma coisa interessante.

      Excluir
  3. MESTRE DOS DIVIDENDOS

    Não sinto falta de ser POP caro beto ao contrario de ti evito a todo momento expor minha vida, " estou literalmente cagando e andando para que as pessoas pensam de mim.
    Cargo técnico tem disso, tu não precisa desenvolver muito teu lado político.

    No final o que me interessa no final do mês é quanto esta entrando em ativos de valor , colegas tenho bastante.
    Porem amigos são poucos e vou vivendo assim como um cara invisível, por incrível que parece feliz por ser assim
    Excluir
    BETO FISCAL21 de outubro de 2016 21:35

    Legal! Mestre dos dividendos!! O importante é ser feliz, talvez, no meu caso, seja essa fase um pouco mais solitária em que estou passando, sem mulher, faz eu pensar sobre esse assunto, até então nunca tinha pensado em mudar o jeito de ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre dos dividendos! Sem querer apaguei o comentário, más dando retorno, consegui localizar o mesmo. abraço...

      Excluir
    2. Então beto da para tu socializar de boa: Eu mesmo faço isso frequentemente, mas é chato e não agrega muita coisa no seu cotidiano.
      Tu pode curtir boa parte vida tranquilamente sem precisar ser pop apenas colhendo frutos do trabalho.

      Mulher tem para todo gosto, ruim é tu achar alguma que vale apena manter relacionamento sério , principalmente na geração atual " De inicio candidata precisa ter nível social e pensamento similar ao teu" Caso contrario não da certo.

      Mas isso é assunto para outro post!

      Excluir
  4. Caramba, Beto!

    Teus gostos são semelhantes aos meus. Também gosto de leituras e de ramos do conhecimento como economia, história e filosofia; e gosto de rock, também.

    Porém, em meu caso, não sou invisível, sou ate' requisitado. O problema e' que me falta companhia para partilhar certas coisas, ou seja, falta-me uma namorada.Talvez seja o teu caso, tambm.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anon...Uma namorada ajuda muito na socialização ou em alguns casos pode até atrapalhar em casos que a pessoa tem muitos amigos e a namorada é ciumenta rs...

      Excluir
  5. Gostei muito do post e me identifiquei, Beto acho que vc nãod deveria pedir desculpa pelo post "fugir" das finanças, mas, pelo contrário, fazer mais posts assim, que acrescentam muito!

    Abraço!

    Tímido 22 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Tímido 22 amos. Na medida do possível farei algumas postagens "off"

      Excluir
  6. Eai Beto, se você está partilhando isso, realmente deve estar incomodando de alguma forma.. certo?

    O fato do relacionamento social é daquelas coisas que "são necessárias", "fazem parte do jogo". Tente usufruir disso. Existem alguns livros de engenharia social que são interessantes e quem sabe não valem a leitura (como fazer amigos e influenciar pessoas p.e.) haha

    grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Pobre Japa!! Tentarei ver se consigo algo para ler referente a isso.

      Excluir
  7. Oi Beto, boa noite.

    De certa forma, o que recebemos das pessoas depende do que damos. Pelo que vc falou, vc não se relaciona muito, o que gera, em consequência, o afastamento dos colegas. O que me chamou a atenção é a sua explicação sobre seu jeito de ser. Vc pode ficar tranquilo em relação ao julgamento das pessoas: elas não julgam quem vc é, porque elas não sabem. Julgam seu comportamento perante elas.

    Por isso, desenvolver contato com as pessoas, aos poucos, com certeza vai te ajudar. Como vc parece um cara muito inteligente e que conversa sobre tudo, não vai ser difícil se relacionar. Apenas terá que ter um pouco de paciência com o pessoal mais lento em termos de inteligência e de gostos duvidosos.

    Mas acredite, todas as pessoas tem muito a oferecer como companhia. Só estar disposto a perguntar e se interessar por elas. E vc acaba aprendendo com algumas pessoas que vc nem imagina.

    Ajuda também vc procurar um psicólogo, de preferência cognitivo comportamental ou comportamental. Na internet vc vê a forma de trabalho. O tratamento não é longo e vc pode pedir que eles te ajudem a treinar suas habilidades sociais. Sou psicólogo e já ajudei bastante gente como vc. É possível melhorar o relacionamento, e muito. O que dá mais trabalho é quebrar suas crenças inicialmente. Mas depois, só aproveitar a onda.

    Grande abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robson! Obrigado pelas dicas! Já pensei sim em fazer terapia. Vamos ver se coloco em prática...

      Excluir
  8. E ai Beto..... Sou deste tipo invisível... Mas foi depois que comecei a namorar..... Os caras chamavam para eu sair eu nunca ia, até que os convites desapareceram.....
    O esquema é ir convidando pessoas para se socializar e tals, e eles te chamarão tb...... Mas isto se vc quiser.... eu mesmo adoro ficar sozinho..... Gosto até de fazer churrasco só comigo.. lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk rachei de rir do churrasco.

      Resumiu a minha vida, não dá pra sair com amigos solteiros, tem que arrumar casais amigos.

      Abraço

      Excluir
    2. Olá Maluco!! Gostei da ideia do churrasco solitário, coloca um bom som, compra uma cerva. Não deve ser ruim rs....ABRAÇO..

      Excluir
    3. Churrasco solitário, beta é foda mesmo kkkkk

      (Mas não é que é uma ótima idéia? Posso comer meu coraçãozinho em paz e ninguém vai comer tudo e me deixar só linguiça kkk)

      Excluir
  9. Beto,

    É o seu blog.. escreva sobre qq coisa .. rs ...

    Então... eu sou mais na minha também .. não diria algo próximo do invisível .. mas escuto mais do que falo com certeza ...

    Tem suas perdas em ser assim né cara ... mas ..também ... essa geração marketing pessoal é um puta chute no saco também .. acho que tem que achar um equilibrio ..

    Sobre Grendene vou dar uma olhada .. confesso que faz tempo que não dou uma olhada nela ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades pobretão!

      Excluir
    2. Verdade! Rodolfo! O pessoal gosta mais quando não escrevo sobre finanças. Quanto a Grendene, para uma carteira a longo prazo, acho uma boa.

      Excluir
  10. Olá amigo. Muito legal o seu blog e bem explicativo em finanças. Adiciona o meu blog no seu blogroll que eu adiciono o seu também. Escrevi sobre desenvolvimento pessoal e finanças.

    Pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Fala Beto!
    Cara, sou bem parecido também e acredito que sofro por não achar uma mulher mais cabeça como a minha. Tava conversando com meu chefe e ele também reclama das mesmas coisas, que a vida é de aparência e nada dentro da pessoa.
    Sofri por muito tempo, pensando nisso, que tinha que ser mais social, ficar em balada até 6h, beber que nem um retardado...porém, sempre me sentia mal e mais incompleto. Assumi quem eu sou, um cara na sua, sem muitos amigos (até hoje não consigo classificar), estudioso. Estou bem com minha cabeça e alma e isso me deixa feliz!
    Abraços meu caro, no final, tudo da certo!

    ResponderExcluir
  12. Legal André! parece que somos bem parecidos. Meu único receio é a solidão na velhice, infelizmente não terei meus velhos para sempre....abraço André.

    ResponderExcluir
  13. Olá, beto. Às vezes tbm me sinto assim, o engraçado é que eu era até popular na época do ensino médio, era o fanfarrão da turma. Depois que mudei de cidade (saí de uma pequena cidade de um Estado subdesenvolvido) me tornei introspectivo, até demais! Praticamente não converso com os colegas do trabalho, evito todas as confraternizações possíveis.

    Pelo menos mantenho quase todos os amigos do tempo de infância, eles são meio "chimpas", mas são amigos de verdade e me sinto feliz quando estou com eles.

    A introspecção é um ciclo, quanto mais se é, mais se torna ao passar dos ano. As pessoas que costumavam tentar socializar conosco vão desistindo com o passar do tempo, nós vamos gostando e reforçando essa imagem.

    Não sei até que ponto isso me prejudica ou beneficia, só tento evitar ficar muito recluso, muitas vezes não dá certo.

    Abraço!

    ResponderExcluir