Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 14 de janeiro de 2017

GASTOS MENSAIS x RENDA PASSIVA

   Olá amigos da blogosfera! primeiramente minha tristeza pela saída da comunidade, do nosso amigo "Doutor Honorários", foi um dos  primeiros  blogueiros em que acompanhei, entrei um pouco depois dele aqui na comunidade. Fará muita falta, sempre tinha boas histórias e resenhas a serem contadas e claro, ótimas discussões sobre investimentos. Não sei o motivo, más de toda forma, um grande abraço! 
   Hoje postarei sobre minha renda passiva em relação a meus gastos. Quanto aos gastos, minha metodologia, é anotar os gastos principais com boletos, cupons fiscais e notas fiscais. Quanto aos pequenos gastos, as vezes, esqueço de anotar na minha planilha, por isso, a tabela de gastos é aproximada, cerca de 95% do realizado. 

 Tabela: GASTOS x RENDA PASSIVA DO BETO FISCAL EM 2016
 
MÊS GASTOS R.PASSIVA REND/GAST.
JANEIRO 3300 471,39 14,28%
FEVEREIRO 2400 482,09 20,09%
MARÇO 3000 439 14,63%
ABRIL 2900 743,13 25,63%
MAIO 3200 1311,09 40,97%
JUNHO 2500 604,36 24,17%
JULHO 2300 558,5 24,28%
AGOSTO 2200 669,42 30,43%
SETEMBRO 2300 552,63 24,03%
OUTUBRO 2100 363,91 17,33%
NOVEMBRO 3100 875,93 28,26%
DEZEMBRO 3300 795,74 24,11%
TOTAL 32600 7867,19 24,13%


 GRÁFICO: GASTOS x RENDA PASSIVA DO BETO FISCAL EM 2016

 

    Ao examinar a tabela, verifica-se maiores gastos no início do ano, nessa época temos IPVA, IPTU, Taxa anual do Conselho profissional. Se for, olhar, para quem voltou a morar com os pais, meus gastos estão até um pouco alto. Na verdade ajudo nas despesas aqui em casa, não ficaria confortável em não fazer isso, até acho, que deveria aumentar a contribuição, vamos ver se faço isso, esse ano. Ultimamente venho gastando muito com saúde na parte de exames e remédios, toda hora, surge um problema novo. Vamos ver se em 2017 tenho um ano mais saudável. 
   Em relação ao percentual de renda passiva sobre os gastos mensais, a melhor relação no ano, foi em Maio, onde minha renda passiva cobriu cerca de 40% dos meus gastos e a pior relação, no mês de Janeiro, onde a renda passiva cobriu apenas 14% dos meus gastos.  
   Em relação ao anual, a renda passiva cobriu 24,13% dos meus gastos anuais em 2016, Trata-se ao meu ver de um bom número, se continuar nesse mesmo ritmo de aporte, talvez entre  5  e 10 anos, os meus gastos serão cobertos 100% pela minha renda passiva. 
   Amigos, um abraço a todos e até a próxima!!! Para quem gosta, um pouco da banda britânica, "The cure", Rock New Wave, alternativo, de primeira qualidade..........









30 comentários:

  1. Essa banda é sensacional

    Até coloquei pra tocar Boys don't cry aqui

    Beto, qual a sua dica para aumentar os rendimentos na renda passiva?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coala, "The Cure" é top, Quanto a renda passiva, para o aumento dela focar em fundos imobiliários e ações boas pagadoras de dividendos, atenção para escolher empresas com lucros consistentes e divida controlada. Abraços..Sucesso em 2017.

      Excluir
  2. Realmente banda top! Coloquei Just Like Heaven haha

    Começo do ano realmente é terrivel, com vários gastos e tals, IPVA, IPTU, etcs.

    Com o tempo a bola de neve vai crescendo Beto, e a renda passiva aumentando.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Steynd, outra música que gosto deles é "In between Days"". Estou satisfeito com meu desenvolvimento...Devagar e sempre!! Abraço..

      Excluir
  3. Fala Beto,

    A banda é excelente mesmo, voce tem bom gosto.

    O caminho é este mesmo, reduzir as contas e aumentar a renda.

    Abraco

    ResponderExcluir
  4. Gostei dá comparação, me inspirou para fazer algo parecido também. É de uma satisfação enorme ver o nosso dinheiro começando a trabalhar para gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Se tivesse, apreendido antes esse esquema de investimento, estava bem mais a frente. Más o importante que corrigi a tempo. Abraço Surfista.

      Excluir
  5. Pra ter um ano com menos problemas de saúde, tem q investir mais em preventivos: exercícios físicos, principalmente. E dá pra fazer de graça: corrida, nadar no clube, futebol etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anon... Intensifiquei as caminhadas em um parque ambiental aqui perto de casa. Quero ver se continuo. Quanto a alimentação, tenho que melhorar!!! Abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  6. Grande Beto! O bom é que vc mantem uma média de gastos e a sua renda passiva vem crescendo constantemente. Com certeza vc chegará no alvo em menos tempo que imagina.

    Forte abraço

    sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero continuar nesse mesmo ritmo de gastos em 2017, comedido e precavido. Até porquê a inflação está aí...Abraço Marujo...

      Excluir
  7. Isso ae... 1/4 da trajetória cumprida com sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Só faltam 3/4!! isso mesmo!! estou animado para conseguir...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Beto Fiscal, tudo bem? Já faz um tempo que acompanho seu blog, é a primeira vez que estou comentando. Escrevo aqui, pois estou com uma dúvida e gostaria de ter seu auxílio já que você tem muita experiência de vida. Bom, sou estudante de medicina em uma faculdade federal de minas gerais, estou indo para o terceiro período, tenho 23 anos e estou com uma angústia muito grande. Sempre tive o sonho de ser policial e estou pensando em abandonar o curso para tentar fazer a prova do CFO da PMSP, ainda que more no estado de minas gerais, penso em buscar essa vaga nesse instituição, uma vez que que no meu estado,para oficial, a exigência para concorrer a vaga é ser bacharel em direito. Gosto da medicina, porém tenho o sonho de ser oficial. O que me deixa inseguro é o salário que terei como oficial, uma vez que a remuneração de um tenente, no início de carreira, na PMSP é de 6500, já na mesma patente em minas é de 8800; o que me traz indecisão é que como médico sei que poderei ter, na pior das hipóteses, uma remuneração de, no mínimo, 10000 no Mais Médicos. Sei que você não me conhece, mas, dado as informações que aqui postei, poderia externar sua opinião à respeito disso, aliás, não só você, mas todos que acompanham seu blog. Desde já eu agradeço, e, de antemão, aviso que não é trol, de vdd. Um grande abraço, att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon...Muitos familiares meus queriam que na época do vestibular tivesse escolhido medicina. Nunca pensei em ser médico. Hoje com certeza a remuneração do médico é bem maior que um de oficial dá polícia. No entanto, daqui a 5 anos será que o mercado ainda estará bom ? Vai aumentar muito o número de médicos formados. Aqui no meu estado deve ter aberto umas 6 faculdade de medicina. Acredito serem duas profissões bem estressantes, tanto policial como a de médico. Devido ao meu trabalho, sempre trabalho junto com polícia, os caras até em momento de folga tem o dever de enfrentar bandido. Aconselho a repensar em que nível de estresse quer para o seu futuro, na medicina, tem algumas especializações mais tranquilas que não fazem cirurgia etc...Converse com seus familiares, se possível, converse com um médico e um oficial dá polícia para embasar melhor sua decisão. Abraço e sucesso.

      Excluir
    2. Meus familiares são totalmente contra, na vdd o que me atrai na carreira militar é a aposentadoria com salário integral, pois com isso não precisaria me preocupar MUITO em investir o dinheiro que eu ganhar,podendo, portanto, curtir a remuneração que eu tiver. Penso no mercado também, mas enquanto as mensalidades das particulares forem altas, as remunerações dos médicos serão boas, pois só a classe média alta poderá ter acesso a esse conhecimento, nas instituições privadas. Gostaria, também, do status que a carreira de oficial da pm traz, pois acredito que um pm tem mais status na sociedade que um médico, vc também acha? Desde já agradeço por ter me respondido, fico na espera da resposta desta nova pergunta, grande abraço.

      Excluir
  10. Acho que o status do médico é bem maior que o de um policial. Essa questão de salário integral não é garantido na aposentadoria, vide governo federal que caso queira aposentar com salário integral terá que pagar uma previdência complementar. Se for escolher por questão de status escolheria medicina.

    ResponderExcluir
  11. Beto,

    Interessante o estudo que fez . .e realmente ... praticamente 25% dos gastas estarem cobertos pela renda passiva .. é excelente ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rodolfo...Acho que estou indo pelo caminho certo..Farei todo ano esse acompanhamento. Abraço...

      Excluir
  12. Nem me fala sobre essas contas, troquei de carro, nada de outro mundo, ainda por cima comprei em leião, e agora veio o IPVA e esse ano vou pagar o dobro do seguro em relação ao outro carro que eu tinha !! por outro lado estou parando de gastar com besteiras, como comer bastante fora !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Stifler, já comprei muito carro em leilão. Também tento ser econômico e frugal, alguns meses um pouco menos. Abraço..

      Excluir
  13. Olá, Beto! Gosto bastante de The Cure!!

    Qual foi o motivo desse salto na renda passiva em maio?

    Grande abraço e feliz 2017!

    ResponderExcluir
  14. Seu Madruga! Tudo bem ? Em Maio de 2016, muitas empresas da carteira de ações pagaram dividendos gordos; Metal Leve pagou 0,44/ação; aes Tietê pagou 1,21/ação, Eztec, 0,98/ação além de dividendos da Grendene, Hering e Totvs.
    Feliz 2017 a ti, muitas felicidades nesse ano.

    ResponderExcluir
  15. Beto queria fazer algumas perguntas sobre os fundos de ações do BB que você tem ou tinha, você falou sobre isso num post passado.
    Me desculpe pela ignorância sobre o tema.
    É possível fazer day trade ou swing trande com esses fundos? Pelo que ví eles não tem carência sendo assim seria ou é possível colocar o dinheiro lá num dia e tirar no dia seguinte, procede?
    O IR é descontado automaticamente?
    Se puder esclarecer melhor esse tema agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Anon...Vamos a um exemplo. Vc pede resgate no dia primeiro. O valor a ser resgatado sofrerá variação até no segundo dia. E o dinheiro estará na sua conta apenas no quarto dia após o pedido de resgate. Não é recomendado trade com essa classe investimentos. Talvez um swing trade....O imposto é descontado a uma taxa de 15 por cento quando ocorre ganho de capital, no caso de valorização. Anon...Para finalizar eu não indicaria fundos de ações de forma alguma se posso comprar ações diretamente.

    ResponderExcluir
  17. Realmente o investimento direto em ações é mais ágil. Mas agradeço pela atenção em responder.

    ResponderExcluir
  18. Fala Beto, beleza?

    Voltei!!

    Muito bom saber que vc tá num nível bem avançado de renda passiva com relação aos seus gastos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo novamente Requenguela...Sempre bom o retorno dos que se foram. Abraço...

      Excluir
  19. Muito bom ver que a renda passiva está subindo... em breve elas irão pagar seus custos...

    rumo à IF!
    abraço
    PD7

    ResponderExcluir