Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 19 de março de 2017

A fórmula da riqueza!

   Olá amigos! estava assistindo alguns vídeos e relendo um livro do Bastter " Eu Quero ser rico" e tenho que concordar com o autor,   a respeito da fórmula da riqueza, o que ele repassa no livro é um bom método para enriquecer. Claro que temos outros meios de conseguir a riqueza, ganhar em uma loteria, receber uma herança. O método normal é o investimento do que sobra dos ganhos em relação aos seus gastos.

Fórmula da Riqueza:

Riqueza= (Ganhos - Gastos) x Juros.

Ganhos: O aumento dos seus ganhos é essencial para atingir a riqueza, seja através de melhoria salarial, através de um melhor emprego com salário melhor, seja através empreendendo ou mesmo com o aumento da renda passiva ( Rendimentos de dividendos de ações, de fundos imobiliários, aluguéis de imóveis). 
   Temos portanto que investir em nossa carreira, adicionar mais conhecimentos que proporcionam melhores remunerações, estudar para concursos, investir em ações, fundos imobiliários, imóveis. O interessante é desenvolver forma de receber ao menos dois tipos de rendas, uma ativa, através do seu trabalho e outra através da renda passiva de seus investimentos. O interessante no começo, é reservar o maior valor possível para aportar. 
   Transformar aquilo que conhece para ganhar dinheiro, pode ser um consultor em uma área determinada (Finanças pessoais), Dar palestras, escrever um livro, dar aulas. Já pensei em fazer uma dessas atividades, além da minha principal, o trabalho de fiscalização, para aumentar minha remuneração mensal.

Gastos: Diminuir seus gastos mensais é essencial, diminuindo portanto o consumo desnecessário. Evitar pagar juros desnecessários, não comprar passivos que geram despesas, parar de ficar girando o seu patrimônio que geram custos nas transações. Descubra gastos inúteis, como uma assinatura de revista, que pouco lê, um pacote de TV a cabo pouco usado. Não comprar por impulso, não fazer dividas, não viver de aparência.

"Comprar coisas que você não quer, com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente que você não gosta, uma pessoa que você não é"

Juros: O dinheiro que sobra da relação ganhos menos os gastos deve ficar em bons investimentos o maior tempo possível.   Ficar em investimentos ruins é péssimo para o crescimento da riqueza, no meu caso, por muito tempo meu patrimônio ficou parado, sem aumento por ficar em fundos de investimentos, fundos de ações, por mais de 5 anos meu patrimônio não cresceu. 

   No meu caso, tenho que melhorar meus ganhos e continuar investindo melhor, garantindo melhores juros, quanto aos gastos, me considero, frugal, não sou de ficar fazendo muitos gastos desnecessários. abraço e até a próxima!!

9 comentários:

  1. Fórmula da riqueza é ( trabalho + frugalidade) x Juros.
    Brincadeira!
    Gostei do post, foi muito enriquecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Einstein....A maioria das pessoas trabalham, mas não ficam ricas. Com certeza não seguem a fórmula dá riqueza.

      Excluir
  2. É sempre bom lembrar esses conceitos básicos. Apesar do Bastter ser um tanto "bruto", ela acaba sendo bem claro. Aprendi bastante com os vídeos / livros dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho um grande educador financeiro o bastter. Pena que conheci um pouco tarde.

      Excluir
  3. É isso aí, Beto, não tem mistério... Também foco no aumento dos meus ganhos.

    ResponderExcluir
  4. Beto,

    É isso aí ... quem não consegue fechar a primeira conta básica. . nem precisa se preocupar em aprender sobre investimentos ..

    Abs,

    ResponderExcluir
  5. O Bastter é o melhor escritor de finanças do Brasil.

    Os que o criticam não sabem ler um balanço....

    Temos uns burrinhos aqui na blogosfera, 2 empresários, um pleiba que recebeu herança e posas de talentoso etc.

    ResponderExcluir