Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 19 de agosto de 2017

Blog " Vida Boa Investimentos"

   Aproveitei o sábado para dar uma estudada, e uma das melhores maneiras é na blogosfera, decidi ler os posts de um blogueiro de 2010, o "Vida Boa Investimentos", ele frequentou e atualizou o blog até 2012, depois sumiu e nunca mais apareceu. No ano de 2010, o "Vida Boa" tinha 27 anos, era administrador e casado. O cara soltou de uma renda mensal de 900 reais e patrimônio de 7,2 K para uma renda mensal de 12 K e patrimônio de 317 k em ações aos 27 anos. 
   Em Agosto de 2010 o Vida Boa Investimentos tinha a seguinte carteira de ações;


   Ele sempre falava em seus posts que queria uma carteira de ações para gerar renda em sua aposentadoria, falava muito em "Warren Buffet"", no entanto muito de suas escolhas em ações não se mostraram resilientes, veja que ele tinha 1700 ações da Ogx e 620 da Mmx, empresas do Eike Batista que prometia mundos e fundos nessa época, todos sabemos que o investimento nessas ações praticamente viraram pó. Também tinha ações de Petrobras e Vale, que até hoje não chegaram aos valores dessa época em suas cotações. Olhando friamente Ambev, Itausa e Banco do Brasil foram boas escolhas, pois pagaram muitos dividendos de lá para cá. 
   Em alguns posts, anônimos e o próprio blogueiro falavam que queriam viver de dividendos ao aposentar, principalmente da Eletropaulo, nos últimos anos a mesma teve prejuízos em alguns trimestres e quase não pagou dividendos, mostrando que devemos ter cautela e estudo constante do portfólio para saídas de empresas quando vão ficando ruim.
   Em Outubro de 2010, para comemorar uma marca importante de 350 K em ações, O " Vida Boa" fez uma viagem a Europa junto com a esposa, fundamental esse tipo de premiação para continuar motivado rumo a independência financeira, afinal o mesmo tinha uma disciplina excecional,  realizava aportes de cerca de  R$ 9000,00 mensais. 
   No final de 2010, o "vida Boa" começa a ficar chateado, primeiro com a tentativa de hackers de invadir sua privacidade e depois , segundo ele de chegar a conclusão que é quase impossível viver de renda só com investimentos e começa a pensar em abrir um negócio, tipo uma franquia consolidada.
   Em 2011, o blog começa a ter posts cadas vez mais escassos, segundo ele, estava pensando demasiadamente em dinheiro e isto não estava fazendo bem a ele. Em Abril de 2011, ele resolve  comprar um apartamento na planta, pagou 415 K, ficou com apenas 30 K em uma LCI e uma parte em ações, o prazo de entrega era final de 2013, nessa postagem os poucos seguidores do blog ficam tristes com a notícia da venda de parte da  carteira de ações para a compra de um passivo (apartamento! e dizem que está selado o fim do blog de investimentos. Segundo ele investia em ações desde 2005 e não estava contente com os ganhos na carteira de ações.
   Em Janeiro de 2012 o "Vida Boa " faz sua última postagem na blogosfera, em nenhum momento ele se despede ou fala que é a última, apenas cita a seguinte frase que achei interessante "


"O que mais? Acho que eh isso.. Eu estou tentando me distrair com outras coisas e pensar um pouco menos em dinheiro durante o meu dia a dia. Foi por isso que parei de atualizar o blog tao constantemente... Pensar demasiadamente em dinheiro faz mal. Nao facam isso... Apenas meu conselho..

Queria desejar um 2012 excelente a todos."




   Espero que tenha dado resultado o investimento do apartamento na planta, que tenha valorizado e que tenha feito uma boa decisão em morar nele ou vender com lucros. Quanto a carteira de ações, espero que tenha saído ainda em tempo de não levar muito prejuízo em Ogx. Era isso pessoal, gostei do estudo e das experiencias ao ler o blog do Vida Boa.  







14 comentários:

  1. Aposto que foi pressão da esposa para que comprassem o apê. Não cheguei a acompanhar o blog dele, mas igual voce disse..tomara que ele tenha vendido as ações da OGX a tempo;

    ResponderExcluir
  2. Fala Beto,
    Interessante o tema que vc levantou: como investimentos bons hoje podem dar uma bela guinada, e como nossas prioridades podem mudar.
    Não dá para sabermos o que motivou o blogueiro a recomendar que as pessoas não pensem tanto em dinheiro e com tanta frequência. Talvez tenha passado por alguma situação familiar ou de saúde que o fez mudar a cabeça, por exemplo. Não dá para saber. As razões para se encerrar um blog podem ser muitas.
    Mas entendo que deve haver equilíbrio. Temos que ter outros interesses na vida além da independência financeira.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samurai uma coisa não anula a outra! A verdade é o que tem muita gente que não nasceu para esta vida de aportador,bolsa de valores etc isso é fato vide grande numero desistências ao longo do tempo. Estou 9 anos nessa vida e não me vejo fazendo outra coisa .

      Sempre penso nisso, viver é ficar morando no país violento , passando raiva no serviço para sair com esposinha blick lover no final de semana e arrotar vaidade para amigos ? To fora !

      A morte esta ai para todos! Ricos , pobre, putas, fisiculturistas etc .

      Não há nada que a gente possa fazer , se morrermos amanhã ou daqui 100 não temos controle alguns sobre isso, importante é estar firme em nosso objetivos.

      Se inventar desculpa vai ficar o resto da vida passando raiva etc.

      (NO pain )( No Gain): Normal que algumas pessoas venha desistir do alguns objetivos ao longo do tempo( eu mesmo já desisti de alguns), mas não é normal desistir dos principais como ter liberdade de fazer o que bem entende sem dar satisfação a terceiro.

      Abraço

      Excluir
    2. Caro MD,
      Concordo que abrir mão da IF seria realmente algo trágico. Estou perseguindo com afinco também, e não vai ser mulher ou qualquer outra pessoa que vai me tirar do rumo.
      Acho que o tal blogueiro já perdeu o rumo ao girar patrimônio financeiro para comprar um apto.(provavelmente a mando da esposa, ali deve ter sido o "começo do fim" para ele.
      Também sigo a filosofia "NO EXCUSES", só tentei imaginar o que pode ter feito o pobre cidadão desistir.
      Abraços

      Excluir
  3. Vamos ao básico: com 9 mil de aporte consegue uma renda passiva com ações e nem precisa ser eximiu operador!
    Em 2010 havia bastante barganha no mercado de ações até mais do que nos dias atuais, não vi nenhuma delas na carteira dele.

    Muitas das empresas que ele tinha eram ruins na época , dava para perceber isso analisando balanços na época . ( Também Cometeu erro de comprar commodities em topo de mercado) Não se compra empresa cíclicas para aposentadoria ou carteira dividendos.

    Acredito que hoje em dia pessoal evoluiu muito em analise de balanços no que tange época do pobretão e demais investidores.

    Fez uma baita burrice comprando apartamento na planta no auge da bolha imobiliária ( Preços só caem desde então), vem muito mais por ai!preços inflados aliados ao estoque crescente nas incorporadoras ( Estoque para vendas líquidas superior a 3 anos ), junte isso crescentes rombos na conta do governo, desemprego recorde, renda baixa etc
    Resumo da obra: Levou um nabo violento no período! A rentabilidade foi baixa como? Sendo que 2008 tivemos umas das maiores altas da bolsa e depois veio uma recuperação do sub-prime em 2010 que jogou a bolsa próximo as máximas vistas anteriormente?

    NO próximo estudo recomendo analisar carteira do Boris:http://blogdoborisananenko.blogspot.com.br/
    Ele investe desde 2005 em itaú , Bradesco, banco do brasil etc tem mais de 800 mil reais alocador só no setor bancário.


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mestre!! talvez esses resultados ruins tenha sido fruto de investimentos ruins, pouca gente daquela época deixou de investir em Ogx, mas a carteira dele era razoável tinha bons bancos, ambev, Petrobras nessa época, era muito comentada, PRÉ SAL, e etc..tenho melhorado muito meus resultados nos últimos anos, más acho o que conta mais para aumento de patrimônio, é o aumento de aportes.

      Excluir
  4. Boris é experto, entende de contabilidade, trabalha no TCU e é fera no poker, está sumido. Deve estar ocupado em BSB.

    ResponderExcluir
  5. Boa postagem, Fiscal. No aguardo das próximas postagens.
    Não entendo muito esta questão de "pensar" muito em dinheiro. Não sei se eles estava preocupado com algumas bombas que ele comprou. Mas o mercado de ações não tem culpa das escolhas dele.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além da Poupança, no começo do mundo dos investimentos, acho que realmente ficamos encantados com isso e gastamos muito tempo lendo balanços, sites de economia, fóruns e etc...Em 2014 também estava assim, depois vai dando uma amenizada

      Excluir
  6. A gatinha investidora demonstra o mesmo desânimo.
    Estou com o Mestre dos Dividendos nessa: tem gente que não se adapta a este estilo de vida. Não estou fazendo juízo de valor aqui, só estou ponderando que muitos entram na busca pela IF por impulso, sem saber se a privação inerente a esta escolha é algo assimilável ao seu modo de vida.

    ResponderExcluir
  7. Fala amigo Beto,

    Que fantástico post! Sou um dos que fica vasculhando blogs antigos e tentando entender o motivo da desistência dos blogs.

    Nem todos nasceram para poupar.

    O caminho é muito árduo, demora demais pra você ver o resultado.

    Some isto a um casamento onde a esposa pressiona para que o casal entre na disputa dos egos, na Matrix de apartamento caro, carro caro, viagens e passeios caros.

    Se o camarada for fraco, ele desiste de tudo, e coloca como desculpa o fato de "ter que pensar menos em dinheiro".

    Eu não penso em dinheiro toda hora, na verdade quanto mais eu junto, menos eu penso em dinheiro, penso sim em investir bem justamente para mantê-lo comigo e crescendo.

    Abração e parabéns pelo excelente post!

    ResponderExcluir