Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 10 de setembro de 2017

Índice Bovespa nos 73000 pontos

   Nessa semana que passou, o índice Bovespa, que possui as  empresas mais negociadas na bolsa de valores de São Paulo, chegou ao seu topo histórico, no dia 8 de Setembro de 2017 aos 73646 próximo ao horário de abertura do mercado e fechou aos 73078 nesse mesmo dia.
   Engraçado como nessa época começa  todo mundo falar de ações, no meu serviço mesmo um fiscal, que sabe que invisto em ações me interrogou esses dias; E aí Beto Fiscal, comprei ações da Gol e da Jbs para ganhar com a alta, o que acha ? falei que não estudava esse tipo de empresa e falei do meu método de investir em empresas que dão lucro e que paguem dividendos. acho que não gostou muito da resposta ou pelo entendimento dele, nesse método não ganharia nada. 
   Outra coisa que venho observando nesse momento de euforia é a quantidade enorme de cursos de investimentos em ações, tesouro direto e fundos imobiliários na internet e por meio presencial sendo oferecidos. por um lado é bom pois dissemina conhecimento sobre esses investimentos para pessoas diferentes, mas por outro lado, será que vale a pena pagar 5 mil reais por  um curso de investimentos ? outros vendem relatórios de investimentos, outros assinaturas mensais para ter acesso a conteúdos específicos
   Todo meu aprendizado foi em livros e vídeos gratuitos, detesto vídeos em que "o cara" fica uma hora enrolando, falando coisas óbvias para no final falar para comprar o seu curso ou pagar para ter acesso ao vídeo completo, tem que pagar, não sei quanto. 
   Tem gente enriquecendo vendendo curso de coaching financeiro, inteligência financeira para falar coisas obvias. Gastar menos do que ganha, investir em ativos geradores de renda passiva, controle emocional entre outras coisas. Muito cuidado ao entrar nesses cursos, que prometem ganhos financeiros, ficar rico entre outras idiotices. Essas pessoas arrumaram uma maneira de renda passiva, fazendo videos e os mesmos ganham com um maior número de acessos e curtidas,  tente selecionar bons livros para leitura e tenha acesso a bons vídeos no You tube de pessoas confiáveis.  Abraço e bons investimentos em Setembro. 


18 comentários:

  1. Pois é, sempre tem pessoas oportunistas nestes momentos.

    Penso que seria interessante nós da blogosfera de finanças dedicarmos um tempo a indicar livros que já lemos e sabemos da eficácia na vida das pessoas, sem todo aquele bullshit de querer vender cursos milagrosos.

    Eu indicaria Pai rico, Pai pobre pra começar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho vários livros que acho interessante, o primeiro que me abriu a cabeça, foi o "investimentos inteligentes" do Gustavo Cerbasi.

      Excluir
    2. Pai Rico, Pai Pobre e Investimentos Inteligentes, 2 livros que mudaram muito minha forma de pensar em relação a dinheiro, em especial o primeiro.

      Excluir
  2. Quanto maior for o preço pago em determinado ativo, consequentemente mais perigoso fica e menos disposto estarei comprar tais ativos.

    Quando sai reportagens em capa de revista é provável que grandes investidores já realizado algum lucro, tal migração ocorre porque fundos de investimento estão tirando dinheiro do CDI para comprar ações no topo do mercado.

    Como estes fundos tem critério de liquidez eles compram apenas ações liquidas que são responsáveis pelo índice do Ibovespa.

    Outro fator é a liquidez global ( impressão de dinheiro desmedido pelos banqueiro centrais), quando yield fica baixo no primeiro mundo este pessoal começa comprar junk bonds no terceiro mundo.

    Ai esta o grande vilão do mercado mundiais ( liquidez global).

    O lucro da empresa pode ficar esganado por anos, mas quando existe este processo de liquidez a cotação não segue lucro.

    A cotação só segue lucro em um mercado sem bolha, num mercado com bolha a cotação se descola dos fundamentos.

    Abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitas pessoas vão entrar agora na bolsa com ela mais esticada e infelizmente vão sair nas quedas.

      Excluir
  3. Muito legal Beto.

    Me preocupo comprar agora, dado a este momento de euforia, mas, no nosso metodo de compras regulares mesmo comprando topo o impacto a longo prazo teoricamente é baixo.

    Nao vale a pena comprar estes cursos. Eles so enriquecem os autores, que sao bem espertos mesmo, bobos somos nos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDC temos que ter uma visão critica de tudo que vemos, infelizmente a maioria das pessoas tem preguiça, querem tudo mastigado, poucos querem estudar para a prender a investir. abraço..

      Excluir
  4. Leitura de bons livros de grandes investidores é uma excelente maneira de aprender, além da pratica e da experiência que se adquire ao longo dos anos.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DI&L, Esse ano já li um do Peter Linch, quero ver se leio outro ainda esse ano.Abraço

      Excluir
  5. Olá Beto Fiscal,

    Sempre toco nesse assunto lá no meu blog.

    Essa turma que vende curso quer ensinar sardinha como alimentar tubarão!

    Não tem atalho! Gaste menos que ganha, disciplina, controle emocional, planejamento e estudo sério (matemática financeira para renda fixa, finanças e balanços para renda variável)

    Mas tenho certeza que a Finansfera é a resistência! Aprendi muita coisa nos blogs!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Janota, sempre aprendemos com a troca de ideia aqui na blogosfera...abraços..

      Excluir
  6. Povo sempre em busca do "Melhor Investimento"
    Fica girando patrimônio, pagando taxa, tirando daqui levando pra acolá, cada giro é uma dilapidação do patrimônio.

    A onda do momento são as cryptomoedas, MMN, etc... Pessoal vai na ilusão de conseguir retorno alto em pouco tempo.

    Boba Fett

    ResponderExcluir
  7. O mais engraçado é que a gente já viu isso acontecer pelo menos umas 5 ou 6 vezes desde 2002. IBOV perto do topo histórico e todo mundo falando em bolsa. É nessa hora que aparecem os despreparados e compram qualquer coisa mirando retorno alto. A chance de dar errado é gigante.

    Acho que hoje o mundo tá bem diferente de outros topos. Um exemplo é olhar o IBOV em dólar. No Brasil, Selic chegando de novo perto da mínima traz fluxo, não tem jeito. E no mundo então, nem se fala, excesso de liquidez absurda. Ainda que eu ache que isso tá bem perto de terminar, parece ter algum espaço ainda.

    Eu to achando que vai dar uma boa recuada ano que vem com o risco eleitoral e o mundo enxugando um pouco a liquidez, estou esperando pra comprar. Mas, como tb não da pra descartar um bull market mais prolongado, não da pra ficar de fora totalmente.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsa é renda variável, realmente pode cair muito ano que vem, principalmente se o pessoal que estava no poder tiver chance de vitória.

      Excluir
  8. Prezado, incentivado pelo seu blog, assim como alguns outros, criei meu próprio:

    https://aportadorindeciso.blogspot.com.br/

    Estou iniciando agora, mas já é possível acompanhar meus investimentos.

    Muito Obrigado por vosso conteúdo, espero vê-lo no meu blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo sorte em sua empreitada, depois irei conhecer e dar uma passada em seu blog.

      Excluir
  9. Buenas Beto. Essa semana um comentário (no ambiente de trabalho) me fez lembrar desta postagem que já tinha lido e resolvi voltar e comentar.

    Acho que todos nós que investimos em renda variável alguma vez já escutou comentários com tom sarcástico e de deboche.

    Essa semana um colega tentou ser sarcástico pelo fato de eu ser investidor da bolsa. Ri alto mentalmente e apenas ignorei.

    O que esperar de uma pessoa que sai de uma piramide e entra em outra??? (atualmente uma ligada a alimentos)...

    Conversar sobre Investimentos é quase impossível no dia dia, por isso a importância da blogosfera.

    Quanto ao momento histórico da bolsa, acho que todo cuidado é pouco.

    Topo histórico e juros baixos tá fazendo muita gente acordar para renda variável no momento errado.

    Seu madruga escreveu recentemente um ótimo artigo que ilustra bem a questão dos vendedores de cursos e coach.

    abraço e sucesso!

    Gaúcho Pobre.

    ResponderExcluir