Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 13 de abril de 2019

Como se defender das quedas das cotações das ações da bolsa de valores ?

   Olá amigos! Essa semana a bolsa de valores  despencou com a volta da ingerência do presidente Bolsonaro na estatal Petrobras. Nessa sexta feira, dia 12/04, as ações da Petrobras tiveram uma queda  de mais de 8% e levou junto a maioria das ações, o índice IBOVESPA caiu quase 2% nesse mesmo dia. Ontem percebi nos grupos de investimentos que participo muitas pessoas preocupadas com essas quedas e apavorados querendo tomar uma decisão errada. 
   Veja o que faço e o que recomendo para não ficar preocupado com essas quedas. Já invisto consistentemente em ações desde 2014 e com o tempo a experiência vai te dando mais paz nesse momento.


1- Diversificar em diferentes investimentos

   Acho que todo investidor deve ter renda fixa em sua carteira, acho que  100% em renda variável muito arriscado principalmente nesse momento, pois a queda no patrimônio é amenizada com presença de renda fixa. títulos públicos do tesouro direto são bons investimentos para fins. Dentro da renda variável o investidor deve ter além das ações também cotas de fundos imobiliários, essas cotas tem uma oscilação menor em relação as ações.

2- Diversificar em um maior número possível de ações que possa acompanhar.

   O Investidor deve ter o maior número de ações que consiga acompanhar de perto seus balanços. No meu caso tem 24 ações em carteira. 

3- Ações com números consistentes

  Só comprar ações com lucros consistentes, crescimento dos lucros ao longo dos anos, dívida equilibrada, pagadora de dividendos, Retorno sobre o patrimônio alto. 

4- Ações americanas e  ações brasileiras com receita grande no exterior

   Não tenho ações americanas, más tenho algumas ações com muita receita no exterior como Weg, Grendene e Marcopolo. 

5- Não se emocionar com as notícias

Nesses dias de quedas grandes não acompanhar redes sociais e televisão. A emoção pode fazer com que tome atitudes erradas. 





Descobri esse vídeo, é de uma paciente terminal com câncer, bem similar ao caso do meu pai. Serve de muita reflexão de que devemos tentar viver espiritualmente da melhor forma possível. abraço pessoal...fiquem com Deus. 





8 comentários:

  1. Faltou: venda coberta de opções. Perdi meu pai há 1 ano e 2 meses, câncer também. Estava sereno, quando ainda lúcido, com uma certeza na cabeça: missão cumprida.
    Somos pó estelar e ao pó voltaremos. Cada ser vivo deste planeta tem em si uma parte de outro ser que um dia viveu. “Na natureza nada se cria, tudo se transforma”, esta talvez seja uma das frases mais importantes que aprendi e que mostra a real dimensão do sentido vida / morte. Sugiro que você assista “One Strange Rock”, na Netflix, documentário espetacular sobre a Terra.
    Luz para seu pai, um abraço a ele e você que não conheço, fraterno e sincero como um irmão daria no outro. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal suas palavras Heavy. Opções nunca estudei a fundo. colocarei seu blog aqui na minha lista de blogs.

      Excluir
  2. Vou te adicionar no meu Blogroll, se der faça o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Recomendo vc ler o livro "A morte é um dia que vale a pena viver"ou então a palestra do TED da Ana Claudia Arantes (https://youtu.be/ep354ZXKBEs).

    ResponderExcluir
  4. Como se defender de quedas?

    R: Não saber das quedas. kkk

    Bom post.

    Abraço!

    ResponderExcluir