Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 15 de setembro de 2019

O perigo de entrada em "ações modinhas"

   Olá amigos, já  falei que tenho prazer em assistir vídeos sobre o mercado financeiro e portanto acompanho vários "you tubers", muitos por questão de audiência falam sobre as ações mais comentadas e nessa tenho visto muitos iniciantes no mercado de renda variável comprando acoes por indicação ou por estar na moda, uma delas é a Oi, empresa de telefonia, internet e TV a cabo. 




   Nos últimos 6 anos a empresa teve prejuízo em 5 anos, a dívida era de 45 bilhões de reais, mais parte foi convertida em ações para 14 bilhões de reais. Receita líquida vem caindo desde 2014, além de ser uma empresa com governança ruim, atendimento ruim e que ao meu ver é um péssimo investimento.  
   Entre 2013 e 2014 tive ações da Oi, quando estava no início das aplicações em ações. Comprava ações olhando o dividendo e nessa época a empresa pagava, no entanto a cotação da mesma caiu de cerca de 5 reais para centavos e depois fez agrupamento, sei que em 2014 mesmo vendi minhas ações da Oi com prejuízo de R$ 1500,00
   Outra empresa da moda é o Banco Inter, tendo a opção de comprar Itaú, Bradesco e Banco do Brasil com lucros estratosférico vou me arriscar em um banco nanico ? Um dos meus primeiros investimentos foi em um banco nanico, O banco Pine, que na época da lucro que depois vieram prejuízos, vendi minhas Pine4  com prejuízo de R$ 2500,00 em 2017. 
   Pessoal vamos estudar os fundamentos das empresas, observando lucro, dívida, governança, setor, concorrentes e evitar empresas modinhas, o prejuízo pode ser grande. abraço e até mais. 

13 comentários:

  1. se o youtuber falar de analise fundamentalista vai perder o patrocínio das corretoras, imagino

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Scant, acontece demais. Muitas pessoas estão entrando na bolsa sem conhecimento, apenas por dicas.

      Excluir
  2. Excelente post meu amigo,
    certamente se relembrarmos essas questo6es de tempos em tempos, as coisas melhorarão ainda mais.
    Abc

    ResponderExcluir
  3. Putzs! Sério que estao recomendando acoes da OI ?!?! ainda bem que youtube utilizo apenas para ver shows ...

    ResponderExcluir
  4. Inacreditável, Beto...

    Sempre importante lembrar aos incautos que eles seguem sendo os únicos responsáveis pelo seu dinheiro. Depois não adianta fazer post no Reclame Aqui, ou então organizar uma passeata na CVM...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Longe do Limite! O "investidores" do unick forex estão lotando o reclame aqui.

      Excluir
  5. Salve, Beto! Concordo com o Peter Lynch quando ele disse que as se uma ação está em foco na mídia, ela já não é mais um bom investimento. Outras duas ações que são modinha agora são a VVAR3 e MGLU3.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. mesma casa de research que gosta de Oi, também gosta de Via Varejo.

      Excluir
  6. FALA,É BF!!

    ... Realmente... O que tem de pessoas que compra algo porque tá todo mundo comprando... É incrível!

    Um forte abraço,

    IF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propósito... Adicionei vc ao meu blogroll.. te acompanho há um tempo... Já deveria ter era te adicionado antes kkkk abraço!!

      Excluir
  7. Muito bom o artigo, vejo muitos colegas de trabalho seguindo esses youtubers e entrando em péssimas empresas, costumo dizer que quando eles querem vender preparam um vídeo pra levantar a cotação de empresa ruim. Mesmo assim temos alguns profissionais sérios que não vivem de YouTube e usam para divulgar o trabalho esses geralmente dão boas indicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helpdesk. Tem que sempre assistir esses vídeos com olhar critico. Eu faço assim graças ao estudo que faço nesse mercado. abraço.

      Excluir
  8. Não é porquê alguém está falando de uma determinada ação que ela necessariamente é ruim ou boa. Cabe a cada um fazer essa análise, tendo em vista que o lucro é proporcional ao risco. Qualquer empresa em recuperação judicial apresenta um enorme risco ao investidor.

    ResponderExcluir