Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 4 de janeiro de 2020

Compras, Rendimentos e Renda passiva em Dezembro de 2019.

Olá amigos minha primeira postagem de 2020 será o resumo do mês de Dezembro, nesse mês retirei e liquidei investimentos em um fundo de renda fixa, LCI e saque de um pouco da poupança e comprei meu carro, más nem por isso deixei de investir. Em Dezembro recebi meu décimo terceiro que me ajudaram nos aportes.

   Comprei mais um lote de LEVE3, Mahle metal leve, empresa de peças de motores a combustão e filtro de ar, nesse mês com a compra do meu carro posso ter ajudadp a LEVE3, afinal a mesma vende peças de motores  para montadoras em carros zero quilômetros.  A empresa é uma boa pagadora de dividendos e apresenta lucros consistentes, comprei ao preço de R$ 24,91/ação.





Desde 2016 não fazia compras de CCR, empresa de concessão de rodovias, gosto bastante desse setor em pese a governança um pouco conturbada das empresas desse setor, ano passado no final do ano vendi minhas ações de Ecorodovias concorrente de CCR, preferi ficar com CCR por também diversificar com concessão de aeroporto e metrô. No momento é a ação que está comigo a mais tempo, minhas primeiras ações de CCR compras em 2012.



Tesouro Selic 01/03/2025: Comprei mais 0.25 desse título para fins de diversificação e reserva.

Tesouro IPCA + JS 2035: Comprei mais 0.15 desse título a uma taxa pactuada de 3,09% mais IPCA. Gosto desse título, pois pagam juros semestrais gerando renda passiva.

Investimentos Rendimento 
Carteira de ações 9,02%
Fundos imobiliários 11,90%
Tesouro Direto 0,53%
Poupança 0,42%
CONSOLIDADO MENSAL  7,90%
CONSOLIDADO ANUAL  29,16%

   Rendimentos em Dezembro foram extraordinários com carteira de fundos imobiliários subindo 11,90% e carteira de ações subindo 9,02% , rendimentos superiores ao Ibovespa e IFIX.


RENDA PASSIVA 

Dividendos de ações: R$ 793,61
Rendimentos de fundos imobiliários: R$ 761,06

Renda passiva em Dezembro de 2019: R$ 1554,67

Renda passiva em 2019: R$ 18148,00

   Mês de dezembro continuei na média de recebimento de proventos de cerca de R$ 1500,00, nesse mês recebi dividendos Odontoprev, Ferbasa, Metal Leve, Cemig, Banco do Brasil, Bradesco e Hering. No final do ano recebi R$ 18148,00 de renda passiva que daria uma média de R$ 1512,33, salário médio de muita gente no país, acho que estou fazendo o dever de casa, aportando sempre e constante em bons ativos geradores de renda passiva. Pessoal era isso, abraço a todos e um bom mês de Janeiro.



ATENÇÃO: Esse Blog não possui certificação para análise de valores mobiliários,  Não oferece consultoria de investimentos . Trata-se apenas de um diário de um investidor amador. O administrador do blog recomenda muito estudo antes de qualquer investimento.








24 comentários:

  1. Parabéns pelos resultados e um ótimo 2020!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo resultado, minha média mensal está em 750,00 por mês e se tudo der certo quero chegar ao fim do ano com 1k . Quando eu vejo a renda passiva caindo na conta da corretora acho ótimo e fico com vontade de aportar cada vez mais. Boa sorte na jornada.
    ANDERSON

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anderson, é muito bom mesmo ver dinheiro novo entrando na conta, sinal que estamos fazendo investimentos certos.

      Excluir
  3. Parabéns Beto. Excelente renda passiva! Fica na paz

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela renda passiva, tô pensando em comprar mais FII pra aumentar ela também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Engenheiro, os fiis são ótimos para renda passiva em que pese que as cotações tem subido muito nos últimos meses e fazendo com que o rendimento mensal diminua.

      Excluir
  5. Fala Beto!

    Ótima renda mensal de dividendos, parabéns pela evolução, e ótimas compras.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Beto, acompanho sua história e sua constância. Está colhendo os frutos da sua plantação.
    Só acho a CCR uma péssima escolha, todo o setor está fudido, eu fugiria dali. Já Metaleve me pareceu uma ótima escolha.

    Sucesso e tudo de bom pra você em 2020 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Poney, CCR está bem endividada , más por estar sempre participando de novos leilões é características do setor, sei dos riscos do setor, meu percentual nela é bem pequeno. Feliz 2020 poney.

      Excluir
  7. pessoal deem uma olhada no meu blog.
    feliz 2020
    https://medicoinvestidor2020.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. MUITO BOM, GOSTARIA DE CONHECER SUA CARTEIRA FIIS. DEVE SER INTERESSANTE PARA UMA RENDA MENSAL RELEVANTE IGUAL A SUA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Lobo!
      http://betofiscal.blogspot.com/2019/10/alocacao-de-ativos-outubro-2019.html

      Excluir
  9. Uma notícia de um empresário que foi assassinado após um desentedimento acerca de um empréstimo. Serve até de alerta para o pessoal da blogosfera que pratica agiotagem.

    https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/01/09/preso-suspeito-de-ordenar-assassinato-de-empresario-em-pacajus-no-ceara-homem-era-amigo-da-vitima-diz-policia.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rico, trata se de uma atividade bastante perigosa.

      Excluir
  10. nem sabia que a Metal Leve Mahle tinha ações, sou do ABC e acho que as unidades fabris deles aqui no ABC fecharam..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empresa muito boa Stifler que sempre da muitos lucros e além de pagar bastante dividendos...ela terça de 6 fábricas no Brasil e uma na Argentina.

      Excluir
  11. Eu lembro de um tempo que quis entrar em CCRO, por causa dos altos dividendos. Hoje, além de muito alavancada, não consigo vislumbrar uma melhora legal da economia que permita uma expansão da empresa. Falo mais por observação, não peguei o balanço , então posso estar falando bobagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seja um investimento mais arriscado, más ainda acredito que o setor de infra estrutura pode crescer muito, pois no país falta muita coisa ainda, principalmente em rodovias.

      Excluir