Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 28 de março de 2020

A importância da reserva de emergência em uma pandemia

   Olá amigos! nesse momento de pânico e histeria tenho percebido de que a reserva de emergência que seria o dinheiro em caixa  na conta corrente e ou investimento com alta liquidez, no meu caso considero a poupança tem dando um pouco mais de tranquilidade a quem possui nessa pandemia. 

    A reserva de emergência deve estar a disposição do investidor a qualquer momento, seja domingo ou seja a noite e nesse caso só observo a poupança como saída, no meu caso, após a compra do meu carro novo ela diminuiu um pouco, no entanto ainda tenho R$ 40000,00 aplicados na poupança de um grande banco, esse valor me garantiria meus custos fixos mensais por cerca de 9 meses, no meu caso de servidor público estável acho um valor considerável. 

   Durante a semana tenho percebido em redes sociais pessoas já desesperadas por não ter mais dinheiro para aguentar as coisas fechadas por mais tempo para conter a propagação do coronavírus e não ter a possibilidade de fazer dinheiro. Que serva de lição a todos os brasileiros que mude o modo de lidar com dinheiro, diminua gastos desnecessários e comece urgentemente a aplicar na poupança para ter um porto seguro.

   Como servidor público já estou preparado para redução do meu salário e possivelmente isso deva ocorrer no próximo mês, afinal o comércio fechado diminui a arrecadação de impostos e faz com que fique impossível o governo pagar o salário 100%, acho justo que isso aconteça. 

   Aqui na minha cidade vi os apoiadores do Bolsonaro influenciados por discurso presidencial fazendo passeata para abertura do mercado, percebi que adesão foi fraca e que a maioria dos carros eram de pessoas de alto padrão, camionetes e carros importados eram a maioria, possivelmente os donos dos comércios,  esse pessoal não tem dinheiro em caixa para um mês fechado ? que irresponsabilidade tocar um negócio dessa forma, más tem dinheiro para andar de camionete de R$ 100000,00, ACHO QUE AINDA AS VIDAS DE TODOS ESTÃO VALENDO MAIS QUE A ECONOMIA. No momento estou de férias do trabalho possivelmente estarei trabalhando de casa. 

   Abraço a todos, fiquem em casa e preservem suas vidas e de seus familiares. 

11 comentários:

  1. Ilustríssimo membro da carreira da fiscalização tributária,

    Belíssima reserva! Ou melhor: primorosa administração de custos! Sou servidor também, tenho mais ou menos o dobro da sua quantia (1/2 em conta, a outra 1/2 no TD), mas isso dá para 4 meses de custos fixos mensais (a preços pré-pandemia).
    Quanto à redução de salários, creio que não passe (embora o medo seja grande). É raro conseguir "cortar na própria carne" e, além disso, o topo da pirâmide (Tribunais Superiores, etc) vai considerar tal medida inconstitucional (até mesmo porque com o decreto de calamidade pública, os limites de despesas da LRF ficam automaticamente afastados). Há quem pondere ainda que o mais adequado, considerando o texto constitucional, seja o empréstimo compulsório do art. 148, I.
    O que pensas disso?
    Forte amplexo!
    Procurador Pão Duro (procuradorpaoduro.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Procurador! Não sou fiscal tributário rs...Cuidado com essa reserva em TD, também tenho dinheiro em tesouro direto, más não considero como reserva, nos dias das quedas, o tesouro direto foi suspenso e também não dar para sacar no sábado e no domingo. Abraço...

      Excluir
  2. A maioria dos empresários nessas passeatas tão é com medo de quebrar a empresa, não ligam se os funcionários vão morrer de COVID-19, o importante é a empresa não quebrar, funcionário você coloca outro no lugar. A questão da maioria é que não aguentam ficar se quer duas semanas fechados, às empresas não tem caixa, o 'caixa' na verdade era pra existir mas está desfilando na carreata em formato de carrão, fora à casona, a viagem parcelada em 12x pras 'Zeuropas'. Se você conversar com qualquer contador de escritório de contabilidade vai perceber que essa é a realidade da maioria das pequenas e médias empresas do país, os empresários sugam tudo da empresa, aí vêm uma queda forte das vendas e o desespero começa.

    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí poupador, lamentável que as pessoas não consigam ficar 1 mês sem receita para diminuir a propagação dessa praga.

      Excluir
  3. BF,
    A reserva de emergência vai ser uma das grandes lições que essa pandemia vai deixar para quem viveu ela. Também acredito que o SUS vai ganhar uma maior atenção a partir desse ano. Assim espero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. espero que os brasileiros pensem no futuro e comecem a poupar.

      Excluir
  4. minha reserva de 1 mês
    mas tem uma boa grana em TD
    o corte: tudo indica que não vão cortas salários + carga horaria
    agora quero ver se vai ter eleição esse ano e carnaval ano que vem

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Scant. Bom se reduzir meu salário em 25% conforme fiquei sabendo não ficarei revoltado, mais do que justo, o governo diminuiu sua arrecadação.

      Excluir
  5. O brasileiro sendo apresentado às reservas de emergência e também de oportunidade, Beto. Antes tarde do que nunca.

    Vamos sair dessa. Espero que como pessoas/cidadãos melhores.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a maioria está aprendendo na marra sobre a importância da reserva financeira. Se Deus quiser vamos sair bem disso sim..

      Excluir