Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Compras, Rendimentos e Renda passiva em Setembro de 2020

    Olá amigos mais um mês terminado e parece que essa pandemia nunca vai acabar, é um verdadeiro desafio sobreviver a isso seja da própria doença ou o psicológico mesmo. Nesse mês recebi a restituição do imposto de renda o que ajudou nos aportes. 

Comprei minhas primeiras 150 ações da companhia de saneamento do Paraná, empresa com margem líquida e retorno sobre o patrimônio altos com lucros constantes e resilientes. Agora tenho Sabesp e Sanepar na carteira. Setor de água é perene afinal todo mundo precisa de água, no momento a empresa passa por uma crise hídrica que faz com que os usuários tenham que fazer o uso racional da água. Devido ao novo marco do saneamento a empresa poderá participar de leilão de concessão em outros estados e países. 

   No mês também fiz minhas primeiras compras na empresa de alimentos Camil, tentando surfar a alta do arroz, a empresa é dona das marcas coqueiro e pescador em sardinhas, da marca açucar união e tem também negócios no Uruguai, Peru e Chile. Comprei 175 ações ao preço de R$ 13,87 , ao fazer essa aquisição foi que a empresa está em um setor perene, afinal todo mundo come arroz , feijão e açucar e venho observando o crescimento da empresa, até 3 anos atrás a mesma não era tão forte na minha região e tenho visto as marcas de arroz e feijão em muitos supermercados devido ao crescimento de centros de distribuição e logística da empresa. 

VRTA11: No mês comprei também cotas do fundo imobiliário Fator Veritá ou VRTA11, fundo que compra certificado de recebíveis imobiliários, devido a pandemia e a última emissão a cota desse fundo caiu bem. 


RENTABILIDADE


   Rentabilidade terminou negativa no consolidado puxada pela queda drástica da carteira de ações com queda de 3,52% e até mesmo os títulos públicos ficaram no negativo em 2% devido a marcação a mercado. 


RENDA PASSIVA

Dividendos de ações: R$ 291,09
Rendimentos de fundos imobiliários: R$ 719,82

Renda passiva em Setembro: 1010,91

Renda passiva em 2020: 13068,28


   O mês foi fraco em termos de renda passiva, poucas ações pagaram dividendos somente Aes Tietê, Banco do Brasil, Ferbasa e os dividendos insignificantes de Bradesco e Itaú. Esse seria o mês que se dependesse só dos investimentos eu teria que vender ativos, más como a caminhada é longa e tenho muitos aportes pela frente até a aposentadoria a bola de neve da renda passiva vai aumentando com os aportes constantes todo mês. 


15 comentários:

  1. Olá, BF.

    Essas empresas que você comprou são boas. Tenho Sanepar desde quando era barata e pouca liquidez. Comprei algumas ações quando eram 2,80 antes do desdobramento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preço muito bom esse preço médio. acredito muito nesse setor.

      Excluir
  2. Fala Beto!

    Legal em colocar a Sanepar, penso em colocar futuramente também na minha carteira.

    Boa sorte nos investimentos, vamos que vamos.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Legal, Beto. Estes setores sempre terão demanda. Nunca tinha visto estas empresas que você aportou, vou até dar uma olhada nos balanços delas...
    Renda passiva é isso aí mesmo: bola de neve.

    ResponderExcluir
  4. Tenho Sanepar e estou de olho em Camil. Mas viu o quanto a ação subiu devido a essa onda do arroz? será que isso não será corrigido para baixo depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subiu muito, comprei no topo, más queria ter esse setor de alimentos de qualquer jeito.

      Excluir
  5. Olá, BF, tudo na paz? Espero que sim!!

    Então, acho que você tá evoluindo até bem, se a gente levar em consideração o fato de que estamos em pandemia, ne? rsrs

    Aproveito pra dizer que te adicionei à minha lista de blogs...


    Eu voltei de viagem agora em navio e postei agora há pouco e gostaria de uma visita sua com sua opinião acerca da minha compra do meu apartamento. Também pergunto algumas coisas como eu ser o novo organizador do Ranking da FinansFera e tal... posso contar com sua opinião?

    Segue o link: http://www.intendentefrugal.com/2020/10/comprei-meu-apartamento-e-conto-como.html


    Um forte abraço, meu amigo!

    IF

    ResponderExcluir
  6. Olá BF, está indo muito bem na sua jornada!

    E pelo visto Setembro foi o mês da galera comprar Sanepar, acho que é o terceiro blog que vejo que aportou em Sanepar nos últimos dias, eu também aumentei a posição nela no aporte do mês passado.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, engraçado que ela vem caindo após o aporte, no entanto segue o fluxo. Abraço Bilionário

      Excluir
  7. Belo aporte, Beto!

    E automaticamente, belas dicas a nós, darei uma olhada em Camil, essa nunca peguei para estudar... Valeu, meu caro.

    ResponderExcluir