Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 2 de junho de 2024

Compras, Rendimentos e Renda Passiva em Maio de 2024

    Olá amigos, mais um mês terminado, nesse mês que terminou fiz muitos investimentos pelos dividendos recebidos e também por uma ação na justiça que recebi cerca de R$ 10000,00. Mais um mês com péssimos retornos em ações e fundos imobiliários em termos de cotação, se eu que já invisto regularmente tem uns 11 anos e fico triste e pensando se vale a pena investir em renda variável aqui, eu fico imaginando quem investe a pouco tempo. A verdade que o Brasil vem tem vários anos sendo uma das piores bolsas de valores em termos de rendimentos. 

 Comprei 500 ações da Grendene ao preço de R$ 5,98, empresa de calçados dona das marcas Rider, Melissa, Ipanema e etc.. ultimamente vem com resultados não muito animadores más tenho expectativa que melhore. Grendene na minha carteira de ações é a empresa mais antiga com a minha primeira compra em 2013. 


 Comprei 260 ações da B3 empresa da bolsa de valores que vem sofrendo com a queda na movimentação do mercado de renda variável. Comprei 260 ações ao preço de R$ 11,34.


Irani:  Comprei 260 ações da empresa Irani papel e embalagens, comprei ao preço de R$ 8,85/ação. 

Caixa Seguridade: Comprei 200 ações ao preço de R$ 15,55. Trata-se de minha segunda compra nessa empresa. 

HGRU11:  Comprei 15 cotas do CSHG Renda Urbana fundo imobiliário. Comprei 15 cotas por R$ 130,60. 


RENTABILIDADES


   Carteira de ações e de fundos imobiliários com queda relevante, a verdade é que não é fácil ser investidor de renda variável aqui, nosso mercado a qualquer notícia é motivo para queda e quase nunca para alta, más vida que segue ao menos a renda passiva vem aumentando bem ao longo dos meses. 



RENDA PASSIVA

Dividendos de Ações: R$ 5683,35
Rendimentos de fundos imobiliários: R$ 2014,20
Juros semestrais do tesouro direto: R$ 522,52

Renda Passiva em Maio: R$ 8220,07
Renda Passiva em 2024:  R$ 23032,24
Renda Passiva média mensal: R$ 4606,45


   Mês foi muito bom em termos de renda passiva, Metal Leve e Slc pagaram ótimos dividendos, além delas recebi dividendos de Caixa Seguridade, CSU, Copasa, Grendene, Irani, Petrobras, Gerdau e Eztec. 


ATENÇÃO: Esse Blog não possui certificação para análise de valores mobiliários,  Não oferece consultoria de investimentos . Trata-se apenas de um diário de um investidor amador. O administrador do blog recomenda muito estudo antes de qualquer investimento.


9 comentários:

  1. Grendene também é a mais antiga da minha carteira. Gosto da empresa. A B3 também é interessante.
    A sua renda passiva foi bem alta. Pelo que percebi, maio costuma ser um mês gordo de dividendos (no meu histórico de renda passiva, tive picos em maio/22, maio/23 e agora em maio/24).
    Acho que no dia em que eu chegar no seu patamar de renda passiva eu largo meu emprego e me dedico a um negócio próprio, ou a ser autônomo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso nisso, mas provavelmente quando chegar lá, vou ficar inseguro e querer acumular mais rs.

      Tomara que até lá as coisas melhores e não nos deixem tão aflitos.

      Excluir
    2. Pior que eu acho que é assim mesmo. Quando chegamos em um patamar financeiro / de conforto, aquilo passa a ser o novo "básico", e queremos mais. É complicado. Mas é fato que uma renda passiva de uns R$ 5.000,00/mês já dá bastante tranquilidade.

      Excluir
    3. Concordo, mas eu tento pensar o seguinte:
      Quando chegar ao valor de renda passiva que almejo, as coisas tendem a ficar mais leves no sentido de pressão trabalhista, ex não tenho que ficar tão pilhado em ganhar o salário mensal para viver ou sustentar a família. isso ja seria um enorme alivio.

      Excluir
  2. Beto eu estou na estrada a 10 anos, e em todo esse tempo a bolsa sempre decepcionou, já mudei meu alvo de longo prazo para 20 anos e não tenho aportado mais em bolsa e estou deixando mais grana na renda fixa para os negócios que aparecem no dia a dia fora do mercado financeiro.
    Não vou desistir, mas decidi não colocar dinheiro novo na renda variável, só estou reinvestindo os proventos, o patrimônio vai precisar crescer na base dos juros compostos agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também larguei mão da Bovespa. Já faz uns dois anos que só aporto no tesouro direto e na bolsa americana por meio de ETFs. Minha carteira virou buy and forget. Chega de fazer stock picking. Pura perda de tempo e dinheiro. Tô só curtindo a vida e em paz.

      Excluir
  3. Acho o HGRU11 um dos melhores FIIs da bolsa, mas nunca comprei por sempre achar meio "caro demais" kkkk. Mas tenho ciência que o errado sou eu, é o preço da qualidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. HGRU11 é um dos FIIs que eu queria colocar na carteira antes de desistir dessa classe de ativos.

    Grendene não é aquela empresa que estava sentada encima de um alto caixa alguns anos atrás?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  5. GRND só anda de lado há quase uma década. Larga mão de comprar essas porcarias.

    ResponderExcluir