Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Comentários sobre resultados das empresas da carteira de ações do BETO FISCAL

    Olá amigos! carnaval já começou, tipo do feriado que acho bom só para descansar mesmo, não curto nem um pouco participar dessas festas, afinal comemora-se o que ?
   Aproveitei os primeiros dias do feriado e assisti os webcasts dos resultados anuais de 2014 das empresas que fazem parte da carteira de ações do Beto fiscal.

CIELO -  Mais uma vez entregou um ótimo resultado, aumentou o lucro líquido de  2014 em 20,4% de 2.673,6 bilhões para  3,219,8 bilhões.
   A empresa anunciou que parte desses lucros será reservado para orçamento de capital, cerca de 40,1%, dessa maneira os dividendos anunciados do período diminuíram para 0,44 por ação e 0,044 de Juro sobre capital a serem pagos em 31/03/2015.

NATURA- O resultado veio bem fraco, o lucro líquido de 2014 despencou 13% para 733 milhões, mesmo com o aumento do número de consultoras para 1.743 milhões, ocorreu maior inadimplência dos clientes. O que achei mais preocupante foi o aumento da dívida de 31,6% devido a menor geração de caixa e a um maior capex.
   Foi anunciado distribuição para os sócios: Dividendo: 0,9969/ação e Juros s.c.Próprio: 0,04012 já descontado imposto de renda a serem pagos em 17/04/2015, ao distribuir mais essa quantia, a empresa distribui 100% dos lucros auferidos, aí eu pergunto, não seria melhor diminuir a distribuição de dividendos e não aumentar mais a dívida ?

PORTO SEGURO- Essa seguradora mesmo em época de economia mais arrefecida apresentou um ótimo resultado com aumento de 24% no lucro líquido comparando os anos de 2013 e 2014 mesmo considerando um leve aumento na sinistralidade no segmento de automóveis de 1,2 pp.
   Já temos os seguintes juros sobre capital próprio anunciados, um de 0,1787 e outro de 0,5268/ação a serem pagos até 30/04/2015.

BANCO DO BRASIL- Se desconsiderarmos o IPO de BB seguridade o banco apresentou aumento do lucro líquido de 8%, aumentou sua participação no crédito imobiliário, apresentou aumento nas despesas administrativas de 7%. Em Fevereiro teremos distribuição de dividendos, cerca de 0,09/ação.

BANCO PINE- Esse apresentou um resultado desastroso, os lucros despencaram 40% para 97 milhões, estou começando a achar  que a tese do Bastter, deve estar certa  " Para que investir em banco pequeno, se temos 3 brancos grandes com bons resultados na bolsa ".
   Com essa queda nos lucros a margem caiu para 4,3% e o ROE para 7,6%, ou seja o retorno sobre patrimônio, está bem inferior a taxa de juros anuais. 
   O banco anunciou mais um programa de recompra de suas ações. 

GRENDENE- Uma das ações que me trazem pouca preocupação é essa, mesmo em período conturbado da economia e da política, a empresa entregou um aumento nos lucros de 13% para 490,2 milhões, segundo a empresa em seus release de resultado, o movimento no natal foi pífio, sendo o número de pares vendidos em 2014 de 204.9 milhões, queda de 5%.
   A empresa apresenta ótimo fluxo de caixa, liderança nas exportações em seu segmento  e apresentou resultados bem próximos para suas margens comparando-se 2013 e 2014.
   A empresa anunciou distribuição de dividendos para 10/04/2014, de 0,3181/ação.

SANTOS BRASIL- A empresa do porto de Santos  parece que está sentindo muito a concorrência no porto e os efeitos da economia brasileira. A queda no lucro foi de incríveis 64,1% para 91,6 milhões, todos as operações da companhia tiveram quedas nos seus fluxos, o terminal de veículos, o de logística e as operações de contêineres. O market share das operações de contêineres caiu de 43 para 32%. Em 08/04 teremos a distribuição de dividendos e juros de 0,29 e 0,066/ação.

   Bem amigos, a medida que forem saindo mais resultados, vou fazendo  mais postagens de minhas empresas, lembrando sempre que meu blog não possui certificação para recomendação de investimentos, desejando a todos um bom feriado e um bom descanso.

 

 

13 comentários:

  1. Beto, valeu pelos comentários, é bom vermos alguns assim, direto ao ponto.
    Como você falou, o resultado do pine foi desastroso, eu que tinha entrado na empresa a cerca de um mês já decidi vender tudo e o fiz no próprio dia da divulgação do resultado. 5 milhões não é lucro digno de um banco.
    Já a Grendene parece que o pessoal gostou, subiu bem no dia seguinte a divulgação...
    Pretende aumentar cielo por causa da bonificação que virá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Investidor Besta, comprei Cielo em Dezembro...agora tenho outras em mente, más a bonificação trata-se de um ótimo negócio, ações a 1,59, sendo que no momento a mesma gira em torno de 42 reais.

      Excluir
    2. Não estava sabendo disso, vou procurar informações.

      Excluir
  2. Acho que vc deveria prestigiar os comentários que recebe atraves de uma replica, pode ser concordando ou não, só não dá para deixar os visitantes falando sozinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente respondo só quando alguém faz um questionamento, costumo respeitar a opinião do visitante.

      Excluir
  3. Não da pra generalizar o comentário do Bastter.
    Veja bem. o Pine é um banco focado no atacado para empresas, pouco diversificado.
    Agora vc compara com o Paraná Banco que tem foco no Consignado(risco baixíssimo), depois vem Empresas, Home Equity, Trade Finance e uma Seguradora muito forte.
    Cada caso é um caso.

    Abraço Beto.
    W.R.

    ResponderExcluir
  4. Beto,

    Também tenho a Natura e fiquei preocupado com o resultado, contudo, vou confiar na administração da empresa e permanecer na mesma.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto de ficar movimentando muito a carteira não..Investidor Livre.

      Excluir
  5. Pine bem fraco mesmo, mas parte do resultado negativo foi causada pelas provisões de devedores duvidos. A diretoria poderia, também, provisionar uma quantia menor, o que elevaria o resultado líquido, mas "de facto" daria no mesmo.

    Se chover forte nas lavouras de cana-deaçúcar no interior de SP o Pine vai recuperar boa parte das PDD provisionada pelo setor de etanol, mas, como é um banco corporativo, só deve voltar a ter os excelentes resultados dos anos passados quando a economia interna se estabilizar e voltar a crescer.

    ResponderExcluir
  6. Tomamos fumo com a Pine e a Santos Brasil, parceiro. Em compensação, a Grendene e a Porto Seguro estão muito bem. Por enquanto, eu vou continuar com elas mas de olhos bem abertos...

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  7. Portuga, também não irei me desfazer no momento de Banco Pine e Santos Brasil, ainda acredito nos negócios dessas companhias.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Beto,

    Concordo com sua análise com relação a NATU, o ideal seria distribuir menos dividendos pra dar uma folga ao caixa, pagar algumas dívidas. Também fiquei encucado com isso mas vamos acompanhando mais de perto.

    Com relação ao banco PINE, vc falou tudo.. Pra que comprar banquinho quando tem ITUB e BBDC? Bancos privados que crescem até não poder mais com lucros gigantescos?

    Abraço!

    ResponderExcluir