Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sexta-feira, 13 de março de 2015

LEILÃO DE CARRO! UM BOM INVESTIMENTO ?

   Olá meus amigos, hoje falarei sobre uma das classes de investimentos sobre qual me aventurei certa vez da minha vida. No livro "Investimentos Inteligentes", do Gustavo Cerbasi, ele cita a prática de comprar em leilão uma boa maneira de comprar barato e vender caro, más digo que tem que ter bastante sorte nas compras e ser um bom negociador nas vendas.
   Referente aos leilões de carros temos 3 tipos básicos de leilões: De órgãos públicos, de seguradoras ( carros batidos, carros recuperados de furtos e os de bancos e financeiras ( carros apreendidos após o dono não ter dado conta de honrar seus compromissos).
   Logo que passei no concurso para fiscal aqui no estado, me lotaram em regime de escala, trabalhava 24 horas por 72 horas, aí eu pensei que teria que buscar outra forma de renda no tempo livre, então entrei no mundo dos leilões de carros apreendidos por falta de pagamento. 
   O governo liberou  muito crédito para compra de carro financiado em 60 vezes e muita gente por falta de planejamento financeiro não dava conta de honrar seus compromissos, aí os Bancos Bradesco, Itau, Volkswagen, Fiat, GM, Pan retomavam os carros e colocavam em leilão.
   Nesse tempo que comprava carro e vendia, devo ter adquirido uns vinte carros, geralmente comprava carros populares tipo Gol, Uno, celta, Palio dava uma arrumada nos mesmos e depois colocava a venda, na verdade por sorte de principiante nos primeiros carros ganhava cerca de 3 a 4 mil reais em cada, más no final ou empatava ou tomava prejuízo aí decidi sair do ramo.

DETALHES DO LEILÃO

- O leilão de veículos é regido pelo Decreto-Lei 21.981/32.
- Geralmente no dia anterior ao dia marcado do leilão, o pátio é aberto para visitação do público, onde pode ver o carro apenas por fora, não pode ligar o carro.
- Esses carros após irem a leilão ficam cerca de cinco a seis meses parado esperando todos os tramites para ir a leilão.
- No seu lance tem que incluir  a taxa de depósito no pátio, a comissão do leiloeiro, geralmente 5% sobre o valor do lance.
- O prazo para pagamento é de até 1 a 2 dias após o leilão, caso não honre o pagamento, o leiloeiro te proíbe de dar lance nos próximos leilões.
- A compra em leilão é por conta e risco do arrematante sendo que os veículos não tem garantia do fabricante e nem do leiloeiro.
- Evite ficar competindo em lances, sempre tem um idiota querendo pagar muito pelo carro.
- Nunca seja o primeiro a dar lance, entre com seus lances no valor próximo que estipulou para o mesmo.

CARACTERÍSTICAS DOS CARROS DE LEILÃO

   Geralmente os carros de leilões após serem arrematados precisam de uma boa manutenção, se os donos não estavam dando conta de pagar as as parcelas do financiamento, imagina se estariam fazendo revisão nos carros ?
  É sorte algum carro ter manual do proprietário, cópia de chave, som, entre outros acessórios.
  Evite carros com placas de cidades do litoral, pela fator maresia.
  Dê preferência a carros com placas do seu estado.
  No histórico do carro puxados em seguradoras e financiadoras sempre vai constar que o carro é de leilão, más que fique claro que esses carros não tem sinistro ao contrário dos carros de seguradora.

Para quem se mostrou interessado nos leilões, separei alguns links abaixo de empresas leiloeiras de carros!
https://www.sodresantoro.com.br/
http://www.centraldeleiloes.com.br/
http://www.vizeuonline.com.br/
http://www.parquedosleiloes.com.br/novo/

   Respondendo a pergunta na minha opinião acho que leilão de carro é um bom investimento para quem tem tempo para vistoriar os carros, pechinchar nas manutenções dos mesmos, más principalmente para quem é um bom negociador.

Abraço! até a próxima.




29 comentários:

  1. Conheço uns caras q vivem disso, mas é perigoso tomar preju. Tem q ser ninja nesse ramo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pato, muitas pessoas vivem disso, más tem muitas picaretas viu sem escrúpulos.

      Excluir
  2. Olá Beto... coincidentemente eu ia fazer um post sobre isso, vc resumiu muito bem, vou deixar para fazer esse post futuramente...
    Os meus maiores lucros são em carros importados, pois sempre saem com uma margem maior...
    Fujo um pouco de VW... pois os manolos não aguentam ver um VW, e o valor sai muito perto do valor de revenda... gol, saveiro, e principalmente golf, são carros endeusados pela bugrada...
    Cara... é impressionante como tem nego que não faz conta... simplesmente não faz... a grande maioria na verdade. As pessoas tem que mentalizar que o risco tem que ser recompensado.
    Além de que as vezes é muito complicado disputar com os preguiçosos... Explico:
    tem muito mongoloide que nem vai na vistoria, e acaba comprando apenas olhando na foto... hoje em dia o leilão eletrônico também propicia isso...E na foto , o carro sempre parece melhor...
    As vezes vale mais a pena comprar de particulares, galinha morta, mais dá muito mais trabalho..

    Existem lotes que valem muito a pena, a maioria é furada... É algo matemático... que não põe na ponta do lápis se estrepa..

    Excelente post

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarrento, tem algumas pessoas que dão lance em carros de leilão em valor maior do que está sendo negociado nas ruas...vai entender....fico aguardando seu post sobre o assunto

      Excluir
  3. Bem informativo o post, valeu também pelos links

    ResponderExcluir
  4. Anos atrás eu e um amigo compramos em sociedade um lote de 10 carros do Itaú por 150k. Desse lote, 3 não valiam nada e nos outros 7 (só filé) ganhamos uns 50% em cima, em resumo, dá dinheiro, mas é trabalhoso e depende do lote.
    Só conseguimos um lote bom pq rolou uma "gratificação" por debaixo do pano, mas nem sempre isso é possível. Depois disso peguei mais alguns avulsos mas decidi dar um tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sardinha, eu ia naqueles leilões e ficava intrigado quando o leiloeiro sempre chamava um fulano pelo nome........não vai nesse fulano hehe ? sempre tem isso mesmo

      Excluir
    2. Tava armado com o sub do Itaú responsável por montar os lotes, ele que deu a letra e fez um pacote "especial" para nós, fomos seco nesse lote. O leiloeiro não sabia de nada, eu acho. rs

      Excluir
  5. Eu já fui a uns 4 leilões em Brasília e digo uma coisa...é a maior furada....só vale a pena se vc quiser comprar um carrinho velho pra quebrar um galho. Os carros bons acabam saindo por um preço muito próximo, ou as vezes até maior do que o valor de mercado. Achei uma perda de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pelo contrário, meu carro atual comprei em um leilão ....e estou super satisfeito, conforme o Beto falou, fiz uma boa revisão, dei sorte, pois tinha manual cópia de chave, som.....só veio faltando o estepe.

      Investidor da PETRO

      Excluir
    2. Anon 11:06- Algumas pessoas empolgam e as vezes pagam o mesmo preço do que está na rua ou até mais caro,,,,,,,,aí a galera presente geralmente dá uma sonora vaia no cidadão hehe

      Excluir
  6. pretendo comprar no leilao mais para uso mesmo tenho acompanhado a um tempo e reparei que automaticos (que eu preciso) saem bem em conta apesar do risco maior e menor qtd ... mais so vo desfazer do meu atual depois de compra um novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus carros para uso próprio sempre comprei em leilão.

      Excluir
  7. cara ,quero começar a comprar carros de leilões para revender , vc falou que ganhava de 3 a 4 mil de lucros no carro ? ........ eu estava acompanhando um leilao da FORD , um ford focus saindo por 23 mil , na tabela vale 30 são 7 mil de lucro , um ford fusion titanium sendo vendido por 50 mil , tabela 90 mil , são 40 mil de lucro , poderia me explicar , esses preços ?

    ResponderExcluir
  8. Amigo!! sempre tem gasto para arrumar esses carros de leilão, como os mesmos ficam parado muito tempo, terá gasto com bateria, revisão de suspensão, troca de óleo, transferência etc.....além do que dificilmente vc vende o carro pelo preço da tabela fipe.

    ResponderExcluir
  9. Beto, já comprei carro de leilão. E da FORD. A FORD faz uma série de leilões em São Paulo de carros utilizados por funcionários e/ou expostos em concessionária. Bom descontos e praticamente zero. Comprei um NOVO KA SEL em 2014, estava com 2.400 Km rodados. O carro nem tinha nas ruas direito. Paguei 34.500 com taxas inclusas, e a tabela estava em 45. Porém pessoa física vender carro de leilão é difícil pra caramba. O comprador não tem garantia nenhuma. Rodei com o carro seis meses e vendi por 36. Não tive prejuízo, mas não tive o lucro que achei que teria.

    ResponderExcluir
  10. Sim. Carros de Leilão tem um certo preconceito na rua. Mesmo que o carro seja bom. Algumas Seguradoras não fazem 100% do seguro. Algumas financeiras tem restrição em financiar o carro etc... abraço malban...

    ResponderExcluir
  11. Caro colega blogueiro!

    Conforme prometido disponibilizei hoje a linha de tempo da blogosfera financeira. Seu blog está no estudo. Passe lá depois para ver se está tudo certo.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Um bom fds!

    ResponderExcluir
  12. Top, se souber investir nisso da maneira correta da para lucrar um bom dinheiro

    ResponderExcluir