Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

terça-feira, 16 de maio de 2017

Títulos de Capitalização, uma verdadeira fria!!

   Olá, comunidade da blogosfera de finanças, ainda em casa, acompanhando meu pai, como estou mais em casa, meus pais, pedem para resolverem algumas  coisas para eles em bancos e outros lugares, em uma dessas me deparei com duas verdadeiras furadas que minha mãe entrou. Ela comprou dois títulos de capitalização, um do Bradesco e um da Caixa Econômica federal. Tempos  atrás minha mãe me pediu um dinheiro para cobrir sua conta corrente, falei que arrumava se pudesse dar uma olhada em seus gastos, entre eles, estava um título de capitalização, na época solicitei que minha mãe cancelasse a  mesma, entre outras coisas para arrumar o dinheiro a ela e agora de novo entra nessa fria!! Complicado quando a pessoa não pratica a educação financeira.
   Os gerentes dos bancos, aproveitando a péssima educação financeira dos brasileiros e para cumprir suas metas propostas pelos seus patrões,  vivem empurrando lixos como títulos de capitalização, previdência privada e fundos aos correntistas.  
   O título de capitalização é vendido como uma forma de juntar dinheiro e ainda concorrer a prêmios, e aí, leitor, conhece alguém que já faturou esses prêmios da capitalização ? Eu não...





 Caracteristícas dos títulos de  capitalização:

1-É uma loteria: Como tal, não deveria ser oferecido em bancos e sim em lotéricas, a chance de alguém ganhar isso é quase irrisória, mesma chance do Beto Fiscal casar com a Bruna Marquesine.

2-Rende menos que poupança: Referente a  parte aplicada todo mês, uma parte é destinada para a cota sorteio, outra grande parte vai para a taxa de carregamento ou taxa de administração, apenas uma terceira parte realmente será capitalizada. No final do prazo a soma do valor investido vai ser igual ou menor ao bruto investido. A parte da capitalização é corrigida pela TR, más as partes retiradas para o sorteio e para o carregamento retiram qualquer lucro sobre o principal. 

3- Se resgatar antes o cliente é punido: Além de geralmente existir um período de carência de pelo menos 12 meses, sem qualquer possibilidade de resgate, caso o cliente resolva resgatar antes, o mesmo será punido com uma alíquota sobre o principal, quanto mais tempo faltar para o final do título, maior será o desconto. Na caixa, por exemplo, como a pessoa só pode resgatar 1 ano após o investimento, caso decida resgatar no décimo terceiro mês, como penalidade o cliente receberia apenas 64% do total investido. 

   Resumindo título de capitalização não é investimento e sim uma loteria, não serve para defender da inflação, não tem qualquer correção do principal investido. Fiquem de olho nos seus pais idosos, conjugues para que não entrem nessa fria e tem gente que acha que gerente de banco é seu amigo......
   Caso queiram realmente terem uma disciplina financeira, invistam em ações, títulos públicos, Lcis  e fundos imobiliários. 
   Quanto a minha mãe tentarei ver com ela a possibilidade de cancelar esses lixos após os períodos de carências. Abraço e até a próxima turma...
Nem todos os R$ 15 depositados mês a mês vão para o título propriamente. Uma parte, ou 1,74% do valor, é usada para a cota do sorteio, ou seja, "compra" o direito de o cliente concorrer a prêmios. Outra parte (de 3,89% a 88,26%, d... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/05/titulo-de-capitalizacao-nao-e-bom-porque-a-renda-e-zero-diz-economista.htm?cmpid=copiaecola
Nem todos os R$ 15 depositados mês a mês vão para o título propriamente. Uma parte, ou 1,74% do valor, é usada para a cota do sorteio, ou seja, "compra" o direito de o cliente concorrer a prêmios. Outra parte (de 3,89% a 88,26%, d... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/05/titulo-de-capitalizacao-nao-e-bom-porque-a-renda-e-zero-diz-economista.htm?cmpid=copiaecola

16 comentários:

  1. Apesar de isso ser básico pra nós que entendemos um pouco melhor de investimentos, muito brasileiro médio ainda cai no papo do título de capitalização.

    A bem verdade é que os bancos empurram todo tipo de tranqueira a seus clientes. Já fui bancário e posso afirmar com propriedade, todo mês tinhamos um produto com uma meta mais ousada, então tinha o mês do título de capitalização, o mês do seguro de vida, etc.

    Para bater as metas valia tudo, desde insistência desmedida com argumentos tendenciosos até a prática de venda casada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ministro! O gerente da minha conta nunca mais me ofereceu essas tranqueiras, depois que dei uma aula a ele sobre investimentos. O cara é gerente de um grande banco e sabe nada de tesouro direto, ação e fundo imobiliário. Tem base ? Abraço ministro...

      Excluir
  2. Beto,

    Respeitosamente discordarei.

    Sim, é evidente que título de capitalização não é investimento, contudo, para a finalidade que eles existem (loteria), não acho os mesmos ruins não.

    Inclusive eu tenho alguns deles! O dia que eu for sorteado, pode deixar que mostrarei no meu blog pra vocês, rs.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor livre, estamos aqui para debater mesmo, as vezes gosto de jogar Lotofácil e etc...o problema é a forma como os bancos vendem essa porcaria, olha no site deles, como se fosse investimento, na caixa tem um vídeo de uma senhora que fez o título de capitalização para trocar de carro, tem base ? Era melhor ela ter aplicado na poupança, ao menos os ter um rendimento. Investidor livre, tenho fé em Deus que vou conhecer ainda um sortudo do título de capitalização... abraço. .

      Excluir
    2. Concordo com ambos! Como loteria, é bom, porém não é investimento!

      Excluir
    3. Investimento não com certeza, mas os bancos, vendem como se fosse. Abraço enriquecendo.

      Excluir
  3. Estamos na linha do IL, logo acima.
    É o pior dos investimentos, mas possivelmente é a melhor das loterias, uma vez que você aposta mas não perde o valor do principal.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nazareno, mas o cara apostar 60 reais em loteria todo mês sem ter muita chance ? Sei não ...quando jogo na loteria, gasto 5, 10 se tiver com a sorte ganha com esse valor.

      Excluir
  4. O engraçado quando você questiona a valorização do título em relação ser menor que a poupança, eles falam dos sorteios e premios, querem dar entender que é muito fácil ser sorteado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Stifler. É apenas um jogo e como tal, as chances são irrisórias, tipo tele sena mesmo.

      Excluir
  5. Não tenho vergonha de falar que já tive essa merda. Mas vamos concordar que pode ser um start para o início de coisas melhores. Ninguém, de uma hora para a outra, vira o sabe tudo de investimentos. A maioria começa com poupança que cá entre nós é outra merda mas também é um start. O importante é o clic na mente da pessoa para o guardar dinheiro. Sem guardar dinheiro, se não nasceu em berço de ouro, você nunca será independente e isso é um fato. O prazer dos brasileiros está em gastar dinheiro e é isso que precisa mudar. Todos nós aqui, temos prazer em guardar dinheiro que é exatamente o oposto da maioria. Mas para adquirir esse prazer é necessário começar de algum lugar e se você não tem alguém para ajudar que seja título de capitalização ou poupança é melhor do que gastar o dinheiro com tênis ou roupa de marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Painel, o duro do título de capitalização, que não tem rendimento quase ou nenhum mesmo. Meus pais estão sempre comprando, eu nunca comprei.

      Excluir
  6. Olá Beto Fiscal!

    Ouvi relatos recentemente de um colega que é estagiário no Itaú.

    O produto que mais incentivam a vender é o tal do PIC. Existem metas para todas linhas de crédito que o banco oferece. Quando não conseguem fechar determinada meta, basta passar a mão no telefone, entrar em contato com os clientes e oferecer o PIC. Me arrisco a dizer que é o produto mais rentável para eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Wannabe, canso de falar para minha mãe que gerente de banco só vê o que é melhor para o patrão deles, mas fazer o que né...

      Excluir
  7. Beto,

    Por definição ... investimento precisa gerar juros, renda ... ou seja .. título de capitalização não é investimento ... isso é uma loteria q custa muito caro por causa da ta.

    Abs,

    ResponderExcluir