Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 26 de agosto de 2017

Alocação de ativos em Agosto de 2017


   Olá amigos! Sempre bom dar uma atualizada na minha alocação de ativos em Agosto de 2017 e ver como anda dividido os meus investimentos. Em Julho de 2016 tinha feito esse mesmo post conforme link abaixo;

http://betofiscal.blogspot.com.br/2016/07/alocacao-de-ativos-julho-de-2016.html

   As ações ganharam aumento de quase 10%, pulando de 36,32% para os atuais 44,57% e os fundos de investimentos sofreram queda de 16,79% para 9,77%, mudança já bem comentada nos meus posts, os resgates dos fundos de ações para aplicação direta em ações e outros ativos. Fundos imobiliários também com alta de 15,98% para 19,88%. Tesouro direto e poupança com diminuição de alocação, fazendo esse estudo vejo que realmente gosto muito de renda variável em detrimento da renda fixa. 


INVESTIMENTOS % ATUAL % OBJETIVO
AÇÕES  44,57 45
FUNDOS IMOBIL. 19,88 20
TESOURO DIRETO 12,88 18
POUPANÇA 11,49 10
FUNDOS BB 9,77 5
LCI 1,41 2






 ALOCAÇÃO EM  AÇÕES 




  No momento a carteira de ações conta com 27 empresas. Devido a valorização desse ano, Grendene tornou-se minha maior posição na bolsa de valores, Porto Seguro mudou da primeira em 2016 para a segunda em 2017. Eternit, Banco Pine e Marcopolo vem com o percentual alocado menor em relação a 2016, infelizmente devido aos resultados ruins dos balanços, não venho comprando mais ações delas, mas ainda não decidi por sair das mesmas. Egie, Ultrapar, Eztec e Multiplus devo aumentar a alocação em breve. 



ALOCAÇÃO EM FUNDOS IMOBILIÁRIOS






   Quanto aos fundos imobiliários, tenho uma carteira atual de 12 fundos imobiliários, com maior posição em três deles administrados pela credit suisse. O menor percentual está no fator veritá com 3,19%, mas devo aumentar posição em breve. 

   A carteira vem sendo corrigida aos poucos, continuarei a sair dos fundos de ações e a migrar para outros ativos. Acredito que até pela valorização recente devo diminuir os aportes em ações e concentrar mais em fundos imobiliários e em renda fixa. o problema que meu investimento favorito é em ações, más para efeito de diversificação tenho que ter renda fixa também. 



ATENÇÃO: Esse Blog não possui certificação para análise de valores mobiliários,  Não oferece consultoria de investimentos . Trata-se apenas de um diário de um investidor amador. O administrador do blog recomenda muito estudo antes de qualquer investimento.







12 comentários:

  1. Interessante sua carteira de FIIs, estou estudando sobre e ver a carteira do pessoal como exemplo é uma grande ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode dar um norte Stifler!, más antes de escolher dê uma olhada nos relatórios.

      Excluir
  2. Olá Beto.

    Estou estudando entrar na renda variável assim que pagar minhas dívidas. Mas já acompanho há bastante tempo a bolsa. Gostei da sua carteira.

    Pelo nome do blog você é auditor fiscal né.
    Cara, estudo muito pra entrar num cargo assim. Estou no caminho. Parabéns.

    Vou acompanhar teu blog

    Forte abraço e fica com Deus
    o/

    Diário

    ResponderExcluir
  3. Olá Diário de Finanças ! Acho que está fazendo o certo, primeiramente pagar as dividas, depois começar a investir. Não sou auditor fiscal não. Sou fiscal estadual.

    ResponderExcluir
  4. Camarada, você está de parabéns! Eu já estaria perdido acompanhando tantos papéis igual vc tem. Eu invisto em no máximo 5 ações. Mais do que isso não consigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bufunfa fico mais tranquilo com muitas ações, imagina se investisse só em duas empresas, e entre elas estava Eternit ? meu patrimônio ia diminuir em 20%.

      Excluir
  5. Olá Beto!

    Bem diversificada sua carteira! Antes eu pensava em manter uma carteira com 8 ações, hoje já tenho umas 11, talvez entre mais algumas. Mas não pretendo chegar a 20 não. Não sei o porquê, mas não pretendo rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inglês gosto de ter muitas ações, inclusive tem outras ações que tenho estudado. abraço..

      Excluir
  6. Excelente alocação Beto!
    Eu estou indo aos poucos para as ações, mas vamos lá, mês a mês.

    Sucesso.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é FPI gosto muito de ações, tenho que diversificar mais em renda fixa. abraço

      Excluir
  7. Senhores, primeiramente peço desculpas por utilizar esse canal para explicar que tive imprevistos quanto ao blog, haja vista que este foi suspenso temporariamente em decorrência de comentários ofensivos de anônimos que estão buscando desativar nosso reduto.

    Segundo, agradeço a colaboração e a presença de todos vocês e solicito encarecidamente que divulguem essa notícia.

    Estou buscando solucionar esse imprevisto. Desculpe o transtorno.

    ResponderExcluir
  8. Beleza Pobre Diabo! se possível poste detalhes dos motivos da suspensão.

    ResponderExcluir