Olá amigos! Essa semana a greve dos caminhoneiros devido aos constantes aumentos no preço diesel me fez refletir sobre como nós brasileiros somos dependentes do caminhão como meio de transporte. A greve está ocasionando falta de combustíveis nos postos, falta de alimentos nas centrais de abastecimento e supermercados. Não podemos ficar tão dependentes dos caminhões, cadê os investimentos em ferrovias e hidrovias ?
O petróleo desde a saída do governo Dilma parou de ser subsidiado o que fez com que os preços fossem determinados pelo preço internacional, conforme as altas e baixas. Essa mudança fez com que a empresa parasse de dar prejuízo e voltasse a dar lucro. Um problema que vejo é a carga tributária sobre os combustíveis, bem maior que os países vizinhos, onde o preço da gasolina é bem mais barata do que no Brasil. Um problema que se reduzir o imposto do combustível, provavelmente vai aumentar em outro produto e não resolverá o problema geral.
Essa greve dos caminhoneiros mostrou como é perigoso depender só de uma matriz de transporte, o Brasil precisa urgentemente investir em outros meios de transporte. Muitos políticos argumentam que o custo da construção e instalação de ferrovias é bem maior que a de rodovias, no entanto o custo de manutenção de ferrovias é bem menor do que nas rodovias., visto que as ferrovias tem maior durabilidade. Outro problema é o número de acidentes provocados por motoristas de caminhões devido ao desgaste físico e mental.
Nas ferrovias teríamos maior economia de energia e combustível, no entanto no então governo JK com o plano de crescimento de 50 anos em 5, acelerou o investimento em rodovia e precarizando o de ferrovia.
Outra matriz de transporte seria a Hidrovia devido a possuirmos rios com boa navegabilidade e extensa costa marítima, no entanto os investimentos são pífios messe setor.
Não quero aqui com essa postagem dizer que devemos acabar com o transporte rodoviários, devemos sim, possuirmos os três, em alguns lugares ermos, só caminhões vão. Devemos ter transporte rodoviário, hidroviário e ferroviário e se possível interligados com portos secos, portos fluviais e portos marítimos.
Essa leitura me fez lembrar do Vanderbilt em 1800 e bolinha cortando a terra do tio Sam em ferrovias...
ResponderExcluirhttps://investiremdisciplina.blogspot.com.br/
Estou tendo essa matéria na faculdade
ResponderExcluirTransportes IV do curso de Eng Civil
E é bem como vc falou mesmo Beto, falta diversificar o transporte, porém o buraco dos impostos acho que é o que complica, não adianta subsidiar novamente o combustível e se baixar em um lugar, vai ter que subir em outro. Nosso pais precisa urgentemente cortar gastos pra ai sim poder diminuir os impostos.
Ah, se puder me adicionar no seu Blog Roll, agradeço
Excluirhttps://investidorerealista.blogspot.com.br
Abraços
Vou adicionar investidor
ExcluirO transporte rodoviário representa quase 80% do modal de carga. Um exagero. Ficamos reféns dos caminhoneiros.
ResponderExcluirReflexo de uma má gestão generalizada dos recursos públicos.
Infelizmente nunca tivemos governantes comprometidos com o real desenvolvimento do país.
ExcluirOlá Beto,
ResponderExcluirExcesso de interferência do estado excesso de gastos pelo mesmo estado, que é ineficiente e banca regalias em todos os níveis.
Somos uma piada.
Abçs!
Uma das pautas dos grevistas é que o preço do frete seja tabelado pelos governos, tem base uma interferência dessa ?
ExcluirHoje lendo uma matéria na Exame , pensei a mesma coisa sobre diversificação.
ResponderExcluirA matéria contava que na França e na Inglaterra os Politicos não se renderam a greve de alguma categoria porque tinham outras modalidades. Exemplo foi a greve dos ferroviários na França , isso não conseguiu parar o País.
Aqui na minha cidade ja estão racionando até energia , todos os postos sem combustivel.. vamos ver até onde vai isso.
Mas creio ser para um bem maior. Não tem condições 29% de ICMS para bancar salarios de 200k por mes para deputado , isso é um absurdo.
Filho do chefe. Não vi nas pautas uma bem maior para todo mundo, apenas para a classe de caminhoneiros que é muito importante para a nação, mas algumas pessoas estão achando que o preço da gasolina vai cair depois da greve.
ExcluirSó um complemento.
ResponderExcluirO investimento em rodovias foi heranca influenciada pelo capitalismo Norte americano, pois os EUA queriam enviar seus carros para cá. Deu certo.
Houve investimentos em rodovias e as ferrovias foram deixadas de lado.
Uma pena.
Abracao
Verdade Mineiro, uma pena
ExcluirFerrovias e Hidrovias são ainda mais baratos do que o transporte rodoviário, tenho certeza que se tivesse mais os produtos seriam mais baratos !!
ResponderExcluir