Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Vendi minhas ações da Vale

   Olá amigos, nesse período de cada mês costumo fazer o post mensal sobre rentabilidade e renda passiva, nesse mês irei fazer até no final dessa semana, meu monitor do computador onde está a tabela de Excel de rentabilidade da carteira estragou e mandei consertar e por isso não fiz ainda o post de rentabilidades do mês de Janeiro de 2019.

   No entanto quero compartilhar com a comunidade que vendi minhas 200 ações da VALE. No dia 25 de Janeiro de 2019 houve o rompimento da barragem de rejeitos da extração do minério de ferro de propriedade da Vale e que até o dia de hoje 3 de Fevereiro deixou 121 pessoas mortas e 226 desaparecidas, dificilmente vai encontrar alguém vivo nessa altura, ou seja serão mais de 300 mortos nesse acidente.


  A Vale foi a primeira empresa em que investi, em 2007 ainda sem conhecimento algum apliquei meu dinheiro em fundo de ações da Vale e depois que aprendi a investir por conta própria comprei ações da Vale em 2013 e 2014 somando 215 ações que depois se tornaram 200 ações após uma reorganização em 2017. Sempre tive muito orgulho de ter ações da Vale, uma das maiores empresas brasileiras exportadora de minério de ferro e outros minerais, no entanto essa tragédia me desapontou muito.




   No dia 25 de Janeiro tinha fiscalizado pela manhã e no período da tarde estava no escritório realizando lançamentos e relatórios de atividades quando um colega falou do acidente, até então não parecia que o acidente era de tamanha proporção, mas quando mais notícias foram chegando vimos que tinha sido um acidente com muitas vitimas e impactos ambientais e sociais grandes. No dia 25 a bolsa estava fechado por ser aniversário de São Paulo e no fim de semana seguinte ao acidente após verificar e ver todos os desdobramentos da tragédia resolvi que não queria ser mais sócio da Vale. Vendi minha posição no dia 28 de Janeiro quando as ações tiveram queda de mais de 20%.


   Na minha opinião a Vale como uma das donas da Samarco dona da barragem de Mariana que também foi rompida e que portanto já tinha passado por uma catástrofe deveria ter arrumado meios de desativar essas barragens, aproveitar esses rejeitos, não sei, não sou técnico da área, más de alguma forma não ser negligente, mais de 300 pessoas perderam suas vidas, essas não voltam mais, na minha opinião a empresa perdeu fundamentos para ser sócio. Não ficaria tranquilo sendo sócio dela, não falo  que nunca mais compro ações dela, más agora não quero mais, nem sei se vou querer um dia. Fiquei muito triste, muitas pessoas morreram, animais morreram, árvores e rios devastados, uma tragédia. O dinheiro da Vale somarei com o aporte do mês de Fevereiro par as compras mensais. Era isso pessoal, abraço e até mais com o post mensal de Janeiro.








14 comentários:

  1. interessante. foi uma uma questão ética e não financeira, não é?

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa vai passar por muitas turbulências. Algumas minas serão fechadas, multas milionárias, indenizações. Vai impactar o caixa da empresa. Foi questão ética e financeira.

      Excluir
  2. Pois é isso mesmo! Ai pra muitos são as criptomoedas que não prestam!

    Brincadeira mesmo. Criptomoedas são o comando e não matam ninguém.

    ResponderExcluir
  3. S A R D I N H A ! ! !

    SARDINHA!
    SARDINHA!
    SARDINHA!

    S A R D I N H A ! ! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia falar o seu argumento para ficar ofendendo ?

      Excluir
    2. Então vamos lá.

      Conhece Nassin Taleb? Ele tem uma definição: "Cisne Negro é algum um evento que é raro, tem um grande impacto na sociedade e é explicável, porém impossível de ser previsto apenas analisando o passado".

      Quando um cisne negro acontece, nós “inventamos” explicações de motivos pelos quais ele surgiu, pois isso é muito mais prazeroso do que se sentir estúpido e ignorante quando algum imprevisto ocorre.

      S A R D I N H A? Vendeu no pânico, com uma queda de 20%, típico sardinha, achou que por causa desse infeliz acontecimento a empresa iria a bancarrota? Ou você estava posicionado na Vale sem nenhuma convicção do que estava fazendo?

      A grana é sua e cada um sabe onde a corda apertar, mas vender no pânico é totalmente irracional. Típico de...sardinha!

      Fui funcionário e sou acionista de longa data. A Vale, pelo setor, pela sua posição no mercado global, apesar dos pesares, continuará com suas atividades gerando valor ao acionista e a economia ganha-ganha.

      Excluir
    3. Ola agora assim veio com argumentos. Não acho inteligente sair chamando alguém de sardinha sem falar o motivo. Bom vamos lá, não vendi no panico. Pensei muito bem no sábado e domingo antes de definir pela venda. A tragédia fez com que a empresa suspendesse distribuição de dividendos,para quem me acompanha sabe que busco renda passiva. O caixa da empresa foi muito impactado com o desastre, dinheiro bloqueado. Vai ter indenizações, multas. Restrição de licença de operacao e por aí vai. Os números da empresa serão comprometidos desse orimprim trimestre de 2019 e o principal não quero ser sócio de algo que mata. Boa sorte em seus investimentos anon.

      Excluir
  4. Beto fugindo um pouco do tema do post, gostaria de perguntar se você ainda investe nos fundos de ações do Banco do Brasil.

    Pelo que li no regulamento é um investimento bem "fácil" de fazer já que não há período de carencia, taxas e afins.
    Qual sua opnião sobre esses fundos?
    Sei que as operações de aplicação e retirada são D+1 e D+4, mas mesmo assim achei uma opção interessante.
    Será que não há problemas em ficar fazendo movimentações de capital frequente nesses fundos?

    Enfim, agradeço desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon ainda tenho 3 fundos de ações, para quem já teve mais de 10. Estou vendendo aos poucos. Anon não invista em fundos de ações é um péssimo investimento, os do banco do Brasil costumam cobrar 2 % de taxa de administração, tem imposto de renda de 15% e os dividendos não vão para sua conta. Estude por sua conta e escolha boas ações. Não é complicado de achar 10 empresas com lucros consistentes e dúvida controlada.

      Excluir
  5. Fiz o meu post de fechamento e contando da minha venda da Bradespar, ficou muito parecido os dois. Os dois com a ação a bastante tempo e a mesma motivação pra vender.

    ResponderExcluir
  6. De qualquer forma a vida humana não vale o preço de um camaro. O rompimento da barragem só mostrou o nível de descaso da Vale com relação aos seus respectivos funcionários e investidores. Mas o engraçado é que nada foi corrigido e verificado após Mariana. Há outras barragens antigas que uma hora ou outra vai colapsar e os "cabeças" das empresas não irão tomar providencias. Por que deveríamos supor que agora após 300 mortos tudo vai mudar com relação a segurança??? Será que os salários dos CEOS irá diminuir? Não, a Vale vai repassar os custos para o pessoal chão de fabrica e cortar investimentos. O governo pilantra de minas também cúmplice, agora também paga de bom moço e com certeza vai desviar muitos milhões para sanar o rombo dos cofres públicos do estado. A justiça vai sugar o que puder e vejo a vale sendo liquidada daqui pouco tempo. Muitas cidades já estão sendo afetadas só pelo fato da justiça ter bloqueado o despeso de resíduos até o laudo e averiguação da estrutura. Não temos a minima noção dos impactos econômicos que a região de brumadinho vai sofrer nos próximos anos. Como disse, a vale será vendida novamente a troco de banana para outra empresa internacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja digo que penso que nada vai mudar, querendo ou nao, vidas sendo perdidas ou nao as operacoes irao continuar...

      Abraco.

      Excluir
    2. Penso o seguinte. A morte e a desgraça de muitos pela orgia e felicidade de poucos. Já, já, isso tudo vai passar, o assunto será abafado, e a mídia vai se concentrar em outros focos de notícias. Brumadinho será página virada. Quem morreu, morreu, quem perdeu perdeu, e quem sobreviveu vai viver para continuar pagando taxas e impostos. Com relação a vale, acho que você esta errado Anon das 20:38, pois é a segunda maior mineradora do planeta. Daqui algum tempo eles consertam a cagada e pagam todos (a) os mortos. Foi apenas uma turbulência normal no mercado. Mas o que vc esta certo é que o governo vai desviar muito dinheiro que "seriam" pras vitimas. Já aconteceu em Mariana e porque em brumadinho será exceção? https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/01/26/interna_gerais,1024701/tres-anos-depois-ninguem-foi-preso-pela-tragedia-de-mariana.shtml

      Excluir