Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 26 de janeiro de 2019

Não invista em COE

   Essa semana que passou um colega fiscal que sabe que estudo sobre investimentos, veio me falar que seguindo uma "dica" de um assessor de corretora  investiu em um COE e me perguntou se era um bom investimento. Já tinha estudado superficialmente e sabia que era não era um bom investimento, inclusive o dela parece que ela teria lucro caso um grupo de ações Disney, netflix etc....tivessem alta em um determinado momento, falei a ela que era um péssimo investimento que era similar um título de capitalização, mais uma aposta do que um investimento. 

   COE ou certificado de operações estruturadas que visa captação rápida por parte do banco para empréstimo de dinheiro a determinados segmentos. Na verdade trata-se de um empréstimo ao banco, em troca recebe-se uma rentabilidade caso um grupo de ação, Dólar, índice suba. Portanto trata-se uma aposta que o investidor faz, caso o Coe não dê certo,  recebe seu dinheiro de volta sem rentabilidade. A regulamentação desse ativo no Brasil foi em 2014. Além de ser uma aposta o investimento não tem garantia do fundo garantidor de crédito e pode ter taxa de administração. O coe é tributado conforme renda fica de até 22,5% . O produto tem baixa liquidez, não podendo ser resgatado antes. 

   As corretoras estão fazendo muitas propagandas para vender esses COE, alegando que o mesmo possui a segurança da renda fixa e a possibilidade de ganhos maiores da renda variável. 

   Fica a pergunta ? Alguém aqui tem "bola de cristal" para saber se determinadas empresas vão subir ? se o índice tal vai subir ? se o dólar vai subir ? Além do que mesmo que suba o investidor em Coe tem um limite máximo de ganho. 

   Fazendo essa postagem resolvi assistir uns vídeos no YouTube sobre o investimento. Nathalia Arcuri, uma das Youtubers com mais seguidoras na internet e patrocinada da corretora Modal Mais em um vídeo dela indica esse investimento a pessoas que seguem o canal dela, alegando que é bem melhor que a poupança, será mesmo ? se a loteria do Coe não der certo a pessoa não ganha nada e a poupança ganha de lavada. O coe que ela indica tem que ficar por dois anos aplicados e depende do índice Ibovespa, lamentável uma pessoa tão assistida indicar isso, más vida que segue. 

   Para quem quer saber mais indico esse vídeo abaixo em que o educador financeiro explica sobre o mesmo e dá sua opinião. 




15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O dinheiro compra tudo. Até a opinião. Infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, e o que estamos vendo com a Nathalia.
      Agora todos os youtubers, a maioria, se se vendem facil. A missao nao e a educacao financeira e sim sim fazer dinheiro!

      Excluir
    2. Por isso temos que ficar atento e estudar sobre investimentos sem ser influenciado por analistas financeiros.

      Excluir
  3. COE é uma bosta, mas se o COE for de prazo curto e a pessoa só iinveste em poupança, acho que vale o risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificilmente as hipóteses para o Coe subir vão dar certo, por isso prefiro poupança.

      Excluir
    2. Você deve estar considerando que todo coe é desse tipo aí (junta 4 empresas e tem que acontecer um cenário cabuloso pra ganhar dinheiro).

      Entretanto, tem coe de todo tipo. Esses dias mesmo apareceu um coe que era só ibov. Se ibov subisse até x%, levava tudo. Mais do que isso, travava. Se ibov negativo, rendia 0%.

      Enfim, o mesmo resultado de usar opções pra fazer algumas travas. Bem melhor do que ficar só na poupança...

      Excluir
  4. Olá Beto!
    Tb não gosto de coe e concordo que tá mais pra tele sena do Silvio Santos que investimento de verdade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Janota. Nós da blogosfera também temos que orientar as pessoas para fazer investimentos consistentes.

      Excluir
  5. Coe

    "bela forma de perder dinheiro
    uma das mais garantidas

    aprenda a investir em coisas suas e nao pagar caro para os outros investirem pior do q vc"

    -bastter

    ResponderExcluir
  6. O Eduardo Moreira explicou sobre essa enganação que fazem com os ultra iludidos. É triste, mas o povo assiste um vídeo e não procura nenhuma outra fonte de informação e já acredita em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho importante a pessoa estudar antes de investir. Fazer leituras de bons livros, assistir alguns vídeos e então investir.

      Excluir
  7. Corretora vive de corretagem. Tudo aquilo que eles oferecem insistentemente provavelmente é furada. O incentivo da corretora é de sempre girar patrimônio, nunca de acumular. Quanto mais girar, melhor pra eles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Wannabe sempre desconfie de propostas de bancos e corretoras.

      Excluir