Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 25 de janeiro de 2020

Como escolho onde investir a cada mês ?

A primeira coisa que faço assim que recebo meus salários do meu trabalho como fiscal é reservar uma parte dele para investir em algum ativo de investimento. No  momento invisto em ações, fundos imobiliários, títulos públicos e poupança. 



   Eu defini que quero 50% da minha carteira de investimentos em ações, já invisto plenamente desde 2014, sendo que minhas primeiras ações foram compras em 2011, por isso tenho fôlego para suportar quedas e sei que isso vai ocorrer mais cedo ou mais tarde. Reservei 28% para fundos imobiliários, 16% para títulos públicos e 6% para a poupança. conforme as valorizações e desvalorizações o meu percentual vai aumentando ou diminuindo  e ficando com diferença maior ou menor em relação ao meu objetivo final. 
   Veja que em Fevereiro provavelmente irei investir em títulos públicos, pois no momento estou com 15,03% alocado em títulos e na verdade eu defini 16% como objetivo. 

   Dentro da carteira de ações e da carteira de fundo imobiliários eu defini percentual de cada ação que  eu quero e de cada fundo imobiliário que eu quero conforme apetite ao risco, lucros, tamanhos, consistência  e resultados


   Objetivos em percentual das minhas ações que quero para minha carteira:

Grendene:7%
Porto Seguro:7%
Engie: 6%
Weg: 6%
B3: 5%
Banco do Brasil: 5%
Bradesco: 5%
Hering: 5%
Metal Leve: 5%
Odontoprev: 5%
Sabesp: 5%
Eztec: 4%
Totvs: 4%
Aes Tietê: 4%
Alupar:3%
Itau: 3%
Natura: 3%
Ultrapar: 3%
CCR: 3%
Cemig: 3%
Fleury: 3%
Cielo:2%
Valid:2%
Ferbasa: 2%

  Caso apareça mais alguma ação que me chame atenção eu diminuo o percentual objetivo em alguma e acrescento a mesma na carteira,  geralmente nas que reservo maior percentual anterior, eu retiro um percentual, .a mesma metodologia eu reservo para carteira de fundos imobiliários. Era isso pessoal, abraços..






21 comentários:

  1. Esse tipo de post é sempre interessante para auxiliar a galera mais inexperiente. A indecisão é muito grande no início

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a Weg está com mais de 6% atualmente. Se sim, como faz com o excedente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samurai, no momento está mais de 8%, não devo aportar nela tão cedo. Abraço

      Excluir
  3. No caso de alocação devemos aportar comprando mais até que as outras porcentagens fiquem como desejamos.

    ResponderExcluir
  4. Interessante Beto Fiscal, utilizo uma metodologia semelhante, quer dizer com o mesmo fundamento... Esses percentuais em ações, fiis, poupança e tesouro você utiliza desde o começo ou foi alterando com o passar do tempo? Vez ou outra eu dou uma modificada nos percentuais, conforme minha tolerância às variações patrimoniais aumenta, Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canguinha, também altero os percentuais de vez enquanto, nada é para sempre.

      Excluir
  5. Eu sempre pensei nisso, mas na hora de executar não fazia. Até pq peguei a bolsa muito barata na época de 2015/16. Hoje, to dando uma mudada e rebalanceando tb. Basicamente quero fazer mais ou menos igual a sua estrat, a diferença é q nesses 50% das ações quero jogar algo dolarizado, seja fundo de índice ou ações por corretora lá fora.
    Diversificação tem um preço nas grandes altas, mas salva nas grandes quedas.. se pegar uma carteira bem balanceada, ela vai ficar na frente no longo prazo além de você conseguir colocar a cabeça no travesseiro e dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos, beleza, não penso em investir lá fora, pelo menos por agora, más me parece uma boa, principalmente em momentos de crise na bolsa.

      Excluir
  6. Olá!

    Temos a carteira parecida, também faço um balanceamento, pequei uma planilha do pit money e customizei para minhas necessidades, se quiser conferir, https://bilionariodozero.blogspot.com/2019/12/planilha-pra-balanceamento-da-carteira.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Ótima ideia, Beto.

    Estou pensando em seriamente adotar pesos para minha alocação de ativos, nos poupa tempo na análise e ainda é um excelente mecanismo de gerenciamento de risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma boa. Toda empresa tem um risco diferente.

      Excluir
  8. O correto seria fazer doação de todo o seu capital a hospitais e escolas já que o dinheiro que te sustenta é um passivo caro subtraído de 200 milhões de pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Beto! Com que porcentagem e quais ações estão alocados no Fundo de Ações BB tecnologia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consulte esse link abaixo. Lá vai obter essa informação. basta colocar o nome do fundo. abraço

      Excluir
    2. Consegue o link Beto... Obrigado. Abraço

      Excluir