Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

APLUB, mais uma empresa de seguros e previdência privada falida

    Olá pessoal, post rápido para alerta , a APLUB, associação dos profissionais liberais universitários do Brasil , marca conhecida de seguros do Rio Grande do Sul deixando mais de 16 mil segurados na mão, sendo que 6 mil pessoas já eram aposentadas e dependiam do provento mensal pago pela empresa e o restante cerca de 10 mil pessoas na fase de pagamento de mensalidade. 

   Em 2018, a SUSEP , Superintendência de seguros privados a entidade decretou a liquidação extrajudicial , a empresa tem uma dívida de 698 milhões de reais e não está dando conta de honrar mais seus compromissos. Pessoal não existe mais almoço grátis se um número menor de pessoas estão contribuindo com a previdência e mais pessoas aposentadas, a conta não fecha e uma hora a corda arrebenta  e é isso que poderá acontecer com a previdência do INSS no longo prazo.  

  Os próximos passos para quem pagou a previdência a vida toda e depende dessa aposentadoria infelizmente não tem o que fazer , vai ter que arrumar outra fonte de renda e quem estava pagando agora para se aposentar na frente também ficará no prejuízo, infelizmente a massa falida tem como prioridades de pagamento os impostos , depois os acordos trabalhistas e por ultimo os segurados.

   O melhor a fazer é a gente mesmo programar nossa aposentadoria comprando ativos como ações, fundos imobiliários e títulos públicos e não depender da administração de terceiros, em uma postagem falei que a previdência privada de um banco grande pode ser mais segura e tem sua vantagem de não entrar no inventário no entanto no meu caso não penso em fazer previdência privada se não tiver filhos, mesmo assim a previdência privada a pessoa está delegando o seu futuro na mão de outras pessoas e isso é bastante arriscado fora o problema da pirâmide etária de aumento da expectativa de vida , tem o problema de fraudes, investimento em ativos ruins. Pessoal era isso, achei interessante a notícia. 

...https://www.baguete.com.br/noticias/21/09/2020/aplub-tem-falencia-decretada


10 comentários:

  1. O dinheiro investido não fica em fundos com cnpj diferentes do cnpj da seguradora?

    ResponderExcluir
  2. Pior que muitos acreditam em previdencia privada. Triste demais. como voce falou, a previdencia pública logo quebra e a nossa geração vai se fuder muito bonito com isso. Quem não aporta e pensa no futuro estará com sérios problemas.

    ResponderExcluir
  3. Nada nessa vida é fácil mesmo... triste situação, principalmente para aqueles que não tem mais condições de trabalhar (O pessoal de 80, 90 anos), que vão depender de parentes para serem sustentados. Quem ainda tem seus 60 pode fazer bicos, consultorias, vender bolo, dirigir uber, etc.
    Quem tá hoje na idade de trabalhar (a galera entre 20 e 60 anos) está ferrado: não vai ter aposentadoria e vai ter que sustentar o resto do mundo. Nada fácil.
    Mais do que todas as demais gerações, a nossa vai ter que se preocupar em fazer o pé de meia para poder um dia talvez parar de trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado...
    Pensei que a iniciativa privada era a saída de tudo.
    Mad como podemos ver, a realidade é outra.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser o governo a solução de tudo, espertao. Vai lá, confia no burocrata.

      Excluir
    2. não confio nem na privada nem na pública.
      MAS, se fosse para apostar meu dinheiro, colocaria na pública. Eu disse apostar, já que, como escrevi, não confio em nenhuma previdência.
      Abraços!

      Excluir
  5. Diversificação de fontes de renda é a chave pra uma aposentadoria tranquila: previdência oficial, fii's, ações, etf's, ouro e, dependendo do patrimônio, imóveis.

    ResponderExcluir
  6. Quando vi essa sigla APLUB lembrei desse nome estampado em camisas de time de futebol nos anos 80 ou 90... nunca importei em saber o que era APLUB... mas o post foi muito bom, concordo que temos que ter diversificação, mas tambem não abro mão da previdência pública. Se ela ficar em situação muito difícil, mais do que já está, os governantes fazem reformas, criação ou aumento de novos impostos para financiar sua continuidade. Não é pra depender do INSS na idade avançada, mas tambem quero receber algo de volta, nem que seja 1 salário mínimo. E a pessoa que paga o INSS conta com o seguro social de auxilio doença, pensão por morte e aposentadoria por invalidez, por mais que falem mal da burocracia, etc. Mas o caso da APLUB sem dúvida nos faz ficar de olhos abertos com as seguradoras que estão por detrás dos planos de previdência, tenho um pequeno da Icatu, por exemplo...

    ResponderExcluir
  7. Por isso que não quis aderir à Funpresp... Por mais que seja um bom negócio a paridade a cada depósito, tenho medo do que vai acontecer lá na frente.

    ResponderExcluir
  8. Belo post, Beto! Um bom lembrete a todos nós... Que façamos nosso colchão de segurança para não dependermos dessas "pirâmides"...

    ResponderExcluir