Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 27 de dezembro de 2020

Alocação da carteira de investimentos do Beto Fiscal em Dezembro de 2020

 Olá amigos da blogosfera minha carteira meio que anda em piloto automático, olho os objetivos dentro das classes de investimentos, no ano que passou aumentei o percentual destinado para investir em ações e fundos imobiliários e diminui o percentual destino aos títulos públicos. 


AÇÕES 




   Minha carteira de ações em relação ao  ano passado teve a retirada da Marcopolo, Ecorodovias e Natura e entrada da SLC, Ferbasa, Tupy, Camil e Sanepar. Devido a cotação da empresa Weg sair do preço em torno de R$ 20,00 para algo em torno de R$ 70,00 ela desbalanceou o percentual indo 15,39% e diminuindo o percentual das demais, no momento não penso em vender ações da Weg, irei adequando os percentuais com novos aportes. Cielo e Valid em que as cotações caíram bastante e também faz muito tempo que não aporto estão com percentual menores, talvez venda essas posições no ano que vem, pois ao meu ver não vejo muito futuro para as mesmas. Tenho estudado outros ativos para colocar na carteira, gosto da carteira bastante diversificada para minimizar as perdas totais, imaginem se tivesse 5 ações e uma delas fosse Cielo ? 20% do capital em ações teria sumido. 


Fundos Imobiliários 



   Na carteira de fundos imobiliários em relação ao ano passado vendi Edga11 e coloquei Ggrc11, Vilg11 e Mall11. Alguns ativos estou um pouco preocupado quanto ao futuro devido a vacância, inquilino e gestão , são eles BBPO11, RNGO11 e FIIP11B. Durante o próximo ano posso fazer alguma venda desses ativos ou apenas adicionar mais alguns ativos, tenho visto alguns fiis com boa distribuição de rendimentos, muitos novos que poderia agregar na renda passiva. Minha maior posição é do fundo de logística HGLG11  e os menores percentuais os que entrei nesse ano, Mall11, Vilg11 e Ggrc11. 



ATENÇÃO: Esse Blog não possui certificação para análise de valores mobiliários,  Não oferece consultoria de investimentos . Trata-se apenas de um diário de um investidor amador. O administrador do blog recomenda muito estudo antes de qualquer investimento.

5 comentários:

  1. Beto Fiscal,
    Por isso a importância diversificar! Só a declaração do IR que dá um pouco de trabalho para declarar empresa por empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Caminhando, a declaração vou fazendo aos poucos, sem pressa...abraço.

      Excluir
  2. Carteira bem diversificada, sou dessa linha também, gosto da tranquilidade que isso nos traz! E gostei da composição da carteira, Beto! Que venha 2021!

    ResponderExcluir
  3. boa diversificação e tenho alguns ativos coincidentes com a sua carteira. Sucesso!

    ResponderExcluir