Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 27 de julho de 2014

Fundo de Investimento! Uma péssima escolha !

                Geralmente o início das pessoas no mundo dos investimentos se dá pela poupança e pelos produtos bancários: CDB e fundos de investimentos, muito das vezes,  influenciados pelos gerentes de contas bancárias,  foi o meu caso também, como falei no meu post inicial, trabalho desde o ano de 2001, apesar de nunca ter ganhado um grande salário, sempre fiz minhas economias mensais, no início aplicava na poupança mesmo, depois, conheci os fundos de investimentos e aí aplicava em fundos de ações, Fundos de Renda Fixa, Fundos DI, Fundos cambiais, já cheguei a ter uns quinze diferentes fundos na carteira.
             A escolha em fazer aplicação em fundos na minha opinião foi uma péssima escolha, meu patrimônio nesse tempo, pouco progrediu,  muitos consultores falam que a aplicação em fundo é o melhor negócio para o pequeno investidor, no entanto as taxas de administração em torno de 2%, o imposto de renda de 15% em fundo de ações e de até 22,5% em fundos de renda fixa, comem grande parte da rentabilidade, além de muitas vezes os gestores dessas carteiras, colocarem, péssimas empresas na carteira dos fundos.
          Outra falácia dita é que para  o pequeno investidor não compensa  comprar ações diretamente, vejam só esse exemplo: 
          Com R$ 860,00 compramos um lote inteiro de uma excelente empresa como a Eternit e ganhamos R$ 0,76 por ação de dividendos, bem melhor que aplicar em poupança, CDB e fundos.

          Para aqueles que não sabem a composição das  carteiras de seus fundos, basta acessar o site da CVM,  no link referente a fundos de investimentos e colocar o CNPJ e/ou nome do fundo e conhecer as empresas, debentures e títulos em  que os fundos estão aplicando, más com o mínimo de estudo e deixando a preguiça de lado podemos montar uma carteira diversificada de investimentos em ações, títulos e fundos imobiliários com resultados bem melhores no longo prazo.
        Minha estratégia no momento tem sido de vender esses fundos aos poucos e comprar ações e títulos públicos diretamente.

            E aí amigos, também acham os fundos, um péssimo negócio ?



Para relembrar os bons tempos que não voltam mais! The Cars -Drive.


     

6 comentários:

  1. Fundo é válido como porta de entrada ou aquela pessoa que não quer nem saber de dedicar o mínimo de atenção para a formação do patrimônio. Parece loucura, mas tem muita gente que pensa assim.

    ResponderExcluir
  2. Acho o grande problema de fundos, é essa questão de ficar passivo, perante seus investimentos, parecendo um torcedor, já na compra direta de ações e títulos públicos, somos como um jogador dentro do campo, nós decidimos o nosso futuro.
    Se em 2006, tivesse aplicado diretamente em ações da VALE em detrimento de aplicar no BB ações Vale, só de dividendo, teria recebido uns 20 mil reais nesses oito anos.

    ResponderExcluir
  3. 760 ou 860 o lote de ETER? Conserta aí o post.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Valeu Sardinha, nem tinha observado, próximo post, vou dar uma revisada melhor, antes de publicar. Abraço..

    ResponderExcluir
  5. Fala Beto,

    Eu não indico fundos de investimentos nem para o meu pior inimigo, de tão ruins que eles são, rs. Seja bem vindo à blogosfera financeira!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor Livre, a esperança é que estou corrigindo o erro em tempo, rs......

      Excluir