Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Resenhas


O Jeito Peter Linch de Investir
Esse mês terminei a leitura desse livro, sempre tinha visto muitas indicações de leitura dele. Peter Linch foi por muito tempo um gestor de um fundo de investimento em ações dos Estados Unidos, o Fidelity Magellan Fund, sempre aprendemos com leituras novas, apesar do mercado americano de ações ser bem mais ativo, antigo e com um número bem superior de empresas listadas  a nossa bolsa. O autor durante o livro cita que sempre foi investidor de longo prazo, que ignora as altas e baixas do mercado, não gosta de ouvir recomendações de analistas. Uma palavra nova de mercado que aprendi no livro, foi "teenbager", aquela  ação que tem potencial de aumentar em 10 vezes o seu preço de compra. Até o momento, não tenho nenhuma em minha carteira, rs.... 
   O autor gostava de visitar lojas, testar produtos, visitar a sede da empresa, falar com o Gestor de R.I da empresa ao se tornar sócio, ou ter interesse em ações de uma determinada empresa. 
   Como método de compra gosta de analisar relação P/L, Caixa disponível, lucro  e dívida da empresa, segundo o mesmo, quanto mais simples o negócio melhor as chances de darem certo. 
   Quanto aos dividendos, levanta um tema interessante, muitas empresas preferem não pagar dividendos, no entanto utilizam o caixa em "piorização", segundo ele entra em negócio e compras de empresas ruins. Eternit, é um bom exemplo disso. O autor não gosta de empresas com muita participação de instituições financeiras, gosta de empresas que os membros da mesma, estão comprando ações. Quero continuar meu aprendizado com outras leituras, ainda esse ano. 
                                                                                                                                                                                   
Delação dos controladores da JBS

    Dia 18 de Maio a Bolsa de valores de São Paulo fechou em expressiva queda de 10,48% pela publicação dos áudios das delações dos controladores do frigorífico JBS envolvendo o presidente Michel Temer, Senador Aécio Neves e outros tantos  políticos, a bolsa estava em uma trajetória de alta, que caminhava para superar a marca de 70000 pontos, más essa delação acionou uma grave crise política no país que possivelmente comprometerá as reformas em curso. Pensar que quando comecei na bolsa comprei ações da JBS, ainda bem que logo me livrei delas, esse tipo de acontecimento infelizmente o investidor minoritário terá que conviver,  muitas de  nossas instituições públicas e privadas estão sitiadas por corruptos.   O risco de investir no Brasil realmente é alto, mesmo assim, seguirei meu planejamento em continuar investindo de forma diversificada.







 

10 comentários:

  1. Olá, Beto!

    Interessante esse livro. Estou lendo "Manual do pequeno investidor em ações" que é bem basicão pra quem está começando.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena como conhecimento, Jaqueline!! abraço...

      Excluir
  2. Olá Beto!

    Já recebi diversas indicações deste livro também. Aliás, já está na fila de leituras há tempos. Preciso tirar um tempo pra lê-lo também.

    E a situação da JBS ainda vai piorar muito. Joesley e Wesley, a
    dupla sertaneja, botou a viola no saco e embarcou rumo aos EUA.

    80% da JBS está no exterior, já se fecha um acordo entre eles e o DoJ nos EUA. Vão pagar alguma multa e ficar por lá mesmo.

    JBS do Brasil, no melhor dos casos, vai ser comprada por algum concorrente e ser incorporada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a CVM puna na medida do possível os controladores, que venderam muitas ações da JBS e compraram muito dólar, antes da delação.abraço Wannabe

      Excluir
  3. Bom livro BF,
    Já li esse livro e toda pessoa que investe em ações deveria ler.

    Bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cowboy, ainda esse ano quero ler..."O investidor inteligente", antes quero ler algum de história ou literatura, para não ficar tão maçante.

      Excluir
  4. Beto,

    Estava muito sonolento a ibov .. agora ficou bem louco rs ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rodolfo, pensei que ia atravessar a barreira dos 70 K, Agora as notícias políticas vão nortear o movimento, enquanto isso vou comprando meus ativos geradores de renda passiva.

      Excluir
  5. Fala Beto,
    mais um livro pra minha lista de leitura...kkk

    Abs.
    EQRP

    ResponderExcluir
  6. Acho que vale a pena, apesar de muita coisa não ser muita aplicada aqui. abraço...

    ResponderExcluir