Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 20 de outubro de 2018

Voa Meu Pai!! Voa...

   Olá amigos da comunidade ! Infelizmente o que eu mais temia aconteceu, meu amado pai faleceu, o câncer vitimou mais uma pessoa incrível, venho relatar aqui, pois sei que muitos amigos votaram desejos de melhoras para o meu velho nas últimas postagens. 
   Meu pai foi para outro dimensão, eu acredito em "vida após a morte" e reencarnação" e espero que o sofrimento dele tenha aliviado, a morte pelo câncer é terrível e só quem já teve uma parente com essa doença maldita sabe como é. Tenho pensado muito após a morte do meu pai sobre minha vida, a vida dele, como ele conduziu sua vida e o futuro, algumas coisas que vem a minha cabeça no momento são;
   A medicina no Brasil esta complicada, meu pai graças a Deus tinha plano de saúde que cobriu todo o tratamento médico incluído as quimioterapias e radioterapias, no entanto algumas coisas que me deixaram tristes; Meu pai teve três diagnósticos errados antes de confirmar a doença com um doutor mais experiente, passando por plantões foi diagnosticado com virose, pneumonia e até mesmo tuberculose, antes de confirmar o câncer de pulmão, perdendo cerca de três meses que fizeram com que o diagnóstico tenha sido feito no estágio 4 do câncer de pulmão. A partir do momento que a pessoas quer fazer medicina, o mínimo que se espera é muito estudo para não dar diagnóstico errado. 
Falo para todos que plano de saúde é essencial e imploro para que todos aqui na comunidade que ainda não tenham que o faça o mais rápido possível. Cada sessão de quimioterapia de forma privada gira em torno de R$ 2000 reais. Meu pai fez cerca de 30, fora as radioterapias, cirurgias, remédios e consultas, é um tratamento muito caro. 
   Meu pai se foi, más deixou seus legados, ele que colocou na minha cabeça a importância de fazer poupança, comprar a vista, não fazer dívidas e não viver acima de minhas possibilidades, sou muito grato a ele por tudo que fez a minha família e por todos os seus ensinamentos. Nesse primeiro momento tudo fica complicado e diferente e ainda tenho que assimilar o baque. Abraços amigos...





39 comentários:

  1. Bom sou médico.
    Não sei se foi o caso. Mas mesmo emergências de lugares particulares, tirando raras exceções (sirio, einsten...) são utilizados para aliviar a dor e risco de morte imediata.

    Infelizmente as pessoas precisam entender isso. Investigação deve ser feito a nível ambulatorial (que ai com mais tempo de conversa, exames mais detalhados) são feito a maioria dos exames.

    Não trabalho na emergência (plantonista).
    Mas até mesmo exames (laboratorio, exames de imagem, radiografias, tomografia, ultrassonografia) feitos em caráter de urgência tem uma sensibilidade menor, por um simples motivo, são feitos as pressas (sem devido preparo necessário, jejum etc).

    Não tem como ficar fazendo investigação a nível de plantão.
    Mas pelo que entendi, vc falou que procurou plantões.
    Não acho que a culpa é sua ou etc.
    Acho que é uma questão cultural, que o brasileiro devia entender.
    Por isso muitos médicos bons não trabalham na emergência. Pois só servem para se queimar.
    Claro que tem muito médico ruim. Mas a culpa de emergências lotadas e etc, é cultural / educacional / conscientização.

    Meus pesames.
    Tive que deixar esse comentário.
    Quem sabe, alguns que lerem, repassem essa ideia da emergência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Doutor pelas dicas, más fica a pergunta então, o médico olha um raio x no plantão e dá um diagnóstico de pneumonia e receita antibiótico, não seria prudente então o plantonista falar para o meu pai consultar um especialista logo em vez de dar um diagnóstico e dar o tratamento ?

      Excluir
    2. Beto, desculpe a demora em responder.
      Além de médico (sou radiologista) Isso é especialista em rx, tomografias, ressonancia.

      Há tipos de cancer, que a imagem é igual (mesmo na tomografia) a uma pneumonia, em Rx o erro é muito maior.
      Eu como especialista, sugiro sempre correlacionar com a clinica (febre, etc), e se após uma semana não melhorar com ATB, tem que prosseguir investigação com tomografia e etc.
      Basicamente é isso. Mas isso em ambiente ambulatorial.

      Provavelmente na emergência a imagem foi mesmo de pneumonia, tlz, tenha tido o azar de pegar medicos diferentes sempre. Pq uma coisa que a gente aprende é, se uma coisa não ta melhorando com tratamento a gente tem que ver o que esta acontecendo. Sera que erramos o diagnostico? (isso parece ser um erro, mas é comum, todo dia ou quase todos os dias erramos algum diagnóstico), mas são erros que não mudam nada, tipo, pensei que era uma pneumonia bacteriana, mas era viral (e dei antibiotico).

      É o nosso dia a dia. Infelizmente erramos.
      Ainda eu, que passo o dia todo, emitindo laudo de imagem (em que muitas vezes nem olhamos para o paciente ou sabemos o que o paciente esta sentindo).
      Sou ruim? acredito que não. Estudei toda minha formação em federal, sempre nos lugares mais concorridos.
      Mas tenho a certeza que sempre vou errar enquanto estiver travalhando. Mas tento cada dia, errar menos.

      Abraço.

      Excluir
  2. Meus pesames amigo. Deve ser uma dor intensa perder um pai. Não consigo pensar perdendo o meu. muito complicado!!!!!!! Que ele tenha encontrado a luz !!!!! Sou espírita e acredito que ele estará olhando por ti. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil Gari! na verdade minha vida nunca mais será feliz como antes, sempre estará faltando algo. abraço e obrigado.

      Excluir
  3. Meu amigo, só posso pedir a Deus que conforte vc é sua a sua família nesse momento. Ja passei por isso a alguns anos atrás e sei que não é fácil, somente o tempo e Deus que ajudaram a superar essa dor, espero que seja assim com você também.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anon! Estou fazendo minhas orações, tentando seguir a vida. No trabalho já voltei a fiscalizar. abraço.

      Excluir
  4. Olá BF,

    Meus pêsames. Desejo forças a você e sua família.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Beto,
    Meus profundos sentimentos. Ainda não perdi pai e mãe mas sei que quando chegar o momento será muito doloroso.
    Precisando de alguma coisa pode falar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seus pais tenha vida longa amigo U.Ó. Não é fácil passar por essa situação, ainda mais quando seu pai tinha muitos objetivos na vida, ainda trabalhava muito até a doença. Más tenho que ter resignação para passar por isso. abraço

      Excluir
  6. Mesmo sabendo que isso faz parte da nossa existência, nunca estamos prontos para perder alguém tão importante na nossa vida.

    Que Deus conforte você e a sua família.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos mesmo "Longe do Limite", o ciclo natural são os filhos enterrarem os pais. Quando acontece é uma tristeza só...abraço.

      Excluir
  7. Caramba... sem palavras, Beto.
    Meus sentimentos, e que guarde os bons ensinamentos e ótimos momentos que tiveram em vida. Difícil isso e não consigo externar como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venho lembrando muito desses momentos nesses dias. Isso é bom para amenizar a saudade. Abraço

      Excluir
  8. Meus pêsames irmão, perdi meu pai também esse ano em março por causa de câncer também, força ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência Steynd..Meus sentimentos também. obrigado..

      Excluir
  9. Meus sentimentos, caro colega Fiscal. Deus abençoe sua família nesse momento triste. Sds.

    ResponderExcluir
  10. Meus pêsames Beto, perdi um avô recentemente e nem consigo imaginar o quão doloroso deve ser perder um pai. Só o tempo para amenizar a dor.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Senhor Ministro! Também já perdi os meus quatro avôs, agora só tenho minha mãe. A coisa mais triste que passei na vida a perca do meu pai.

      Excluir
  11. Meus sentimentos. Não há muito a se falar nesse momento.

    ResponderExcluir
  12. Beto,

    Meus mais sinceros sentimentos por esta perda.

    Perdi meu pai a 12 anos atrás e sinto a sua ausência até hoje. E não que isso seja de todo ruim, pois a dor da saudade é a representação do amor que tivemos um pelo outro. O que resta para nós que ainda estamos neste plano é tocar a vida e sempre lembrarmos dos bons momentos que passamos juntos com nossos entes queridos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Beto. Meus sentimentos pelo seu pai. Pelas suas palavras, foi um bom homem e lhe deu uma boa base para a vida, com certeza ele se orgulha do legado que deixou na terra.

    Também tenho as mesmas crenças que você e rogo para que Deus dê a seu velho um bom e merecido descanso.

    Abraços e fique em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concursado! meu pai foi um grande homem, no velório conheci um lado do meu pai, o mesmo era muito caridoso, pessoas humildes que foram ajudadas por ele foram agradecer a família.

      Excluir
  14. Beto, meus sentimentos a você e toda sua família. Que seu pai esteja em paz.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. A presença paterna é com certeza a que mais pesa na vida de qualquer indivíduo, positivamente ou negativamente. Meu pai me abandonou e ainda hoje carrego uma espécie de luto depois dessa covardia. Meu maior sonho é ser pai.

    Meus sentimentos a você e a toda sua família, Beto Fiscal.

    Realmente perder um herói, aquele que te ensinou a caminhar na vida, não deve ser fácil.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável anon essa atitude de seu pai. Também penso em ser pai, agora parece que estou correndo contra o tempo, estou ficando velho, meu pai já morreu, minha mãe não anda muito boa.....por aí vai. abraço

      Excluir
  16. Meus pêsames.. força para você, sempre acompanho o teu blog e aproveito pra desejar muito sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Poxa Beto, força meu camarada. Estamos aqui pra ajudar.

    Meu pai se foi em 2016, vitima de hepatite C e transplante de fígado que foi rejeitado. 5 meses após o transplante ele faleceu, com 60 anos. Apesar do baque que sofri, hoje estou bem mais tranquilo, pois creio que por ter aceitado Jesus como único Senhor e Salvador, ele está bem melhor agora, e sem o sofrimento que tanto passou.

    Ele me ensinou os caminhos de Cristo, os quais sigo até hoje.

    Se precisar de algo, estou aí.

    Forte abraço amigo, fica com Deus.

    ResponderExcluir