1- Fazer empréstimos para parentes e amigos
No momento do empréstimo, o devedor as vezes até combina uma taxa a ser paga pelo mesmo, más no momento de saldar a dívida, fala que não tem o montante ou quando paga, nem juro quer pagar, eu nesse momento, estou com quatro devedores que nem me pagam o principal e muito menos os juros pactuados, dinheiro esse que poderia estar em ações e tesouro direto.
2- Fazer aplicações e investimentos ruins
Investir em título de capitalização, consórcio, fundos de investimentos com taxa de administração alta é pedir para continuar pobre, desses, como falei em outras postagens, ainda tenho cotas em fundos de investimentos.
3- Comprar aquilo que não precisa para impressionar pessoas que não te conhecem
Vejo muitas pessoas vivendo de aparência comprando carros como BMW, Cruze, Camaro, em "suaves prestações", são os mesmos, que entregam aos bancos, por não darem conta de pagar o financiamento. Nesse ponto, prefiro andar em um popular, mais quitado e em meu nome.
4- Ficar estagnado profissionalmente
Ficamos no mesmo emprego, com o mesmo salário, por um bom tempo, sem vislumbrar crescimento, eu pretendo voltar a estudar para entrar em um concurso federal e ganhar mais.
5- Ficar pagando juros em compras parceladas, cartão de crédito e cheque especial
Esse são os maiores vilões na corrida do milhão, eu já fiz muitas compras parceladas, más graças a Deus, nunca recorri a cheque especial e nem utilizei o rotativo do cartão de crédito.
6- Ter apenas uma fonte de renda
Aumentar a fonte de renda para melhorar os aportes são determinantes para ficar rico mais depressa, eu já tentei algumas coisas, más ainda não fui bem sucedido.
7- Comprar caro e vender barato
Muitas pessoas compram coisas de maneira emocional, pagando caro e logo querem se desfazer de forma rápida, compras por impulso tipo celular da moda, carros, tênis de marca, e depois vendem a "preço de banana".
8- Não pesquisar antes de comprar
Minhas compras mensais de supermercado procuro fazer pesquisa em pelo menos dois, é incrível a economia que se pode fazer, se fosse em mais opções, com certeza, a economia seria, ainda maior.
9- Parceiro afetivo
Se tiver um relacionamento com alguém consumista e gastador, pode esquecer da independência financeira, nunca vai acontecer! falando nisso, alguém aqui do blog tem uma namorada ou esposa que também busca a independência financeira ?
10- Demorar a sair de investimentos ruins
O dinheiro que está rendendo pouco em um investimento ruim, poderia estar dando um retorno maior em outros mais rentáveis, cito o meu exemplo, que até hoje não liquidei todos os meus fundos de investimento.
Beto,
ResponderExcluirMuito bom o post, vou comentar os itens que me chamaram mais atenção.
1 - Concordo plenamente. Se for ter que emprestar pra parente, é melhor que dê, do que ficar cobrando, esperando pagar, e depois criar um clima extremamente desconfortável, e ainda ficar com fama ruim na família.
5 - Muito importante. Pagar juros, só de financiamento imobiliário e olhe lá.
6 - Luto pra ter outra fonte de renda, mas tá complicado
9 - Minha namorada ganha mais do que eu e aporta também, serve? kkkkk
Abraço.
Bom Demais Requenguela, segura ela, nos dias de hohe é complicado arrumar mulher assim.
ExcluirBela lista. O pior é que quase ninguém (na verdade acho que ninguém) escapa de pelo menos um desses 10 pontos.
ResponderExcluirQuanto aos parentes que não pagam, vamos fazer um trato: eu dou uma surra nos seus e você nos meus. Jogo da velha! rs.
Investidor besta, situação complicada essa!, serve de exemplo para pensarmos duas vezes antes de emprestar dinheiro.
ResponderExcluirEu só empresto o que poderia dar. No momento do empréstimo eu já considero como doação, se me pagar bem, se não amém.
ExcluirNão podemos deixar de emprestar dinheiro pros pais, pra um irmão em apuros etc., prefiro ter o prejuízo do que a consciência pesada por isso.