Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Compras do Mês de Dezembro de 2015

   Olá amigos da blogosfera! mês tenso na política e na economia como tem sido o normal do ano.Um repique de alta da bolsa nesse momento só se o pedido de impeachment caminhar no congresso de forma clara.   
   O Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta terca-feira (15) teve uma retracao de 5,5% em novembro em relacao ao mesmo periodo do ano passado, mostrando sinais claros de quedas no consumo nesse ano de 2015.
   Hoje em uma conversa com um amigo Engenheiro, comentando sobre investimentos, o mesmo falou que investe em lotes e quando falei que investia no mercado de ações  e em fundos imobiliários, o mesmo falou que eu era "doido", que iria perder todo o meu patrimônio, que a bolsa só tinha queda. Aí perguntei para ele, Todo dia o senhor se preocupa em saber o preço que o seu lote está valendo ? aí o mesmo falou que deixa, 4,5 anos esperando a valorização. De um modo simplista, falei que esse era o meu caso, procurava comprar bons ativos para uma futura valorização e ainda expliquei a ele o poder da renda passiva que essas ações podem te dar com o retorno dos dividendos.    
   Nesse momento de crise temos que continuar firmes com nossos investimentos e escolhendo bons ativos para ganhar mais a frente na valorização e na renda passiva ao longo do anos.

      Nesse mês fiz mais uma compra  de um lote de WEGE3 a 15,60. No último trimestre foram 268 milhões de lucros, mesmo na crise a empresa ainda entrega ótimos resultados. Apesar do lucro  que entrou em caixa agora já foi vendido em momentos anteriores. Monitorar para saber se a crise atual vai afetar os negócios futuros da empresa.


   Também comprei 0.3 Tesouro IPCA  + IPCA  a uma taxa de 7,52%, o investimento em títulos públicos serve para diversificação da carteira de investimentos.

    Talvez ainda nesse mês faça mais alguma compra através da troca de um fundo investimento por  ação ou fundo imobiliário, também  nesse mês farei a publicação de uma postagem sobre a prestação de contas do ano de 2015 e as metas para 2016. Abraço amigos e até logo mais.



ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.







18 comentários:

  1. Faltou comentar se foi IPCA 2019 ou 2024
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. E como ficou a comparação entre os lotes de seu amigo e tuas ações após um certo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom....isso viver de aluguel veremos daqui um certo tempo. Espero que ações tenham uma boa valorização assim como o lote dele.

      Excluir
  3. E como ficou a comparação entre os lotes de seu amigo e tuas ações após um certo tempo?

    ResponderExcluir
  4. Legal a comparação de investimentos com seu amigo para explicar o que fazemos na bolso, vou começar a utilizar a mesma argumentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim surfista....é uma boa maneira de explicar o investimento em ações. A maioria da população... Acha que bolsa é cassino.

      Excluir
  5. Valuation da Weg podia melhora mais, até comprei um pouco mas tá carézima ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. U.o não utilizou valuation nas compras....estou usando o TSDB do bastter.

      Excluir
  6. Gosto de weg, também coloquei na carteira do blog .. apesar de estar despencando depois que comprei rs ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza...Rodolfo....a Weg no longo prazo será um bom investimento. Já no curto prazo...tudo pode acontecer.

      Excluir
  7. A Wege sempre e citada quandos e fala de boas empresas.

    Sobre seu amigo que comparou, nem sempre a compra do lote e boa ... Eu estou vendendo um desde o inicio do ano e nada ... Nao foi um investimento tao bom como eu esperava, e como desisti de construir, preciso me desfazer dele.

    Na regiao que moro, um lote esta acima de 300K, em geral 400K ... E muito capital.

    Abraco

    VDC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim....fora que é um dinheiro imobilizado que não proporciona renda. Em tempos de recessão a valorização deve ficar comprometida também.

      Excluir
  8. Quando fala em WEG só penso no preço da ação, um dia tá R$16 e no outro R$15. Mas com essa alta prevista do dólar vai ser a solução para 2016 junto com as exportadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais exportadoras ? Brf, jbs, Suzano ? Não gosto de nenhuma. Apesar de já ter ganhado uma grana uma vez fazendo trade em Suzano.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Paga em março e agosto geralmente.

      Excluir
    2. A Weg é empresa de crescimento, não paga muitos dividendos, o dividend yield dela é baixo, em torno de 2 a 3 %.

      Excluir