Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sexta-feira, 8 de abril de 2016

AÇÕES QUE JÁ TIVE NA CARTEIRA E FORAM VENDIDAS

   Amigos, hoje resolvi fazer um balanço das empresas que já tive em carteira e que foram extirpadas, principalmente por balanços ruins ou mesmo por equivoco no momento da compra. Entre os anos de 2011 e 2013 seguia muito notícia e e indicação de compras muito relatadas em alguns sites e não olhava balanço e releases de resultados das empresas. Vamos a elas!!

PDG-  PDGR3

Compra: R$ 7,74/Ação Julho/2011
Venda: R$  6,15/Ação Setembro/2011
Preço atual: R$ 3,20 Abril 2016.As ações da PDG foram agrupadas na proporção de 50/1 em Outubro de 2015.

   Primeiramente foi uma péssima escolha entrar nessa empresa, más dou um desconto por ter sido minha primeira ação a ser compra no mercado. Se tivesse deixado o dinheiro lá, hoje em dia o valor da mesma seria quase nada  devido ao agrupamento 50/1 ocorrido.

Lojas Americanas-LAME4

Compra: R$ 13,40/Ação Julho 2011
Venda: R$ 14,63/Ação Agosto 2011
Preço atual: R$ 15,96/Ação Abril 2016

   As lojas Americanas sempre deram lucro, maior em alguns anos como de 2013 a 2014 ou menor como ocorreu em 2015, no entanto apresenta margens baixíssimas, cerca de 2%, Na época comprava ações com a estratégia de comprar, segurar um tempo e depois vender com lucro. Se tivesse com elas até hoje, talvez não teria sido uma má ideia, pois nesse período ela distribuiu dividendos e fez duas bonificações em ações.


Duratex - DTEX3

Compra: R$ 8,92/Ação Janeiro 2012
Venda: R$  11,12/Ação Março 2012
Preço Atual: R$ 7,90/Ação Abril 2016

   Sempre gostei do case de negócio dessa empresa, más que vem sendo bastante castigada pela recessão econômica com escolhimento de suas margens. Se for olhar pelo preço atual da ação foi uma boa coisa ter vendido suas ações, más lembrando que nesse período a mesma fez duas bonificações e pagou dividendos.

JBS -JBSS3

Compra: R$ 7,72/Ação Abril 2012
Venda: R$ 8,80/Ação Janeiro 2014
Preço atual: 9,70/Ação Abril 2016

   A JBSS3 depois da venda chegou a valer 17 reais no ano de 2015 e agora voltou aos patamares da época da minha venda. Sinceramente não me lembro o que me fez comprar essa ação, más é o tipo de empresa que não volto mais.

ALL- ALLL3

Compra: 9,98/Ação Março 2012
Venda: 8,63/Ação Maio 2014
Preço atual: sem negociação

   A ALL foi daquelas compras realizadas mais pelo tipo da empresa, sempre me fascinou muito essa coisa de ferrovia e nunca entendi o porquê do baixo investimento nesse tipo de transporte no Brasil. Os resultados da empresa nunca foram bons, chegou um ponto que a mesma foi incorporada pela Cosan transformando na Rumo Logística.

Magazine Luiza- MGLU3

Compra: R$ 5,63/Ação Julho 2013
Venda:  R$ 7,49/Ação Setembro 2013
Preço atual: R$ 28,79/Ação Abril 2016 Agrupamento 8/1 em Setembro de 2015

   Lembro que fiquei muito feliz na época com a compra e venda dessa empresa, tirei um bom lucro em pouco tempo. Acho que não teria sido uma boa ter ficado nela até hoje, a mesma apresentou prejuízo no último ano. Desconsiderando o grupamento a cotação seria de R$ 3,5, bem abaixo do valor vendido na época.


Hypermarcas- HYPE4

Compra: R$ 19,50 Outubro 2013

Venda: R$ 19,08  Julho 2014
Preço atual: R$ 28,05 Abril 2016

   Na minha opinião vendi no momento errado, poderia ter esperado mais um pouco, más fiquei insatisfeito com a política da empresa de não pagar dividendos e nem apresentar grandes lucros e acabei vendendo mesmo no prejuízo.


Eletrobras- ELET6

Compra: R$ 10,33/Ação Setembro 2013
Venda: R$ 10,89/Ação Março 2014
Preço atual: R$ 10,44/Ação Abril 2016

 A empresa vem apresentando 4 anos de prejuízos seguidos, devido a isso não paga dividendos, acho que foi uma boa escolha ter vendido minhas ações desta.


Eucatex - EUCA4

Compra: R$ 6,25/ação Outubro 2013
Venda: R$ 5,42/Ação Maio 2014
Preço atual: R$ 2,50/Ação Abril 2016

  Foi uma péssima escolha ter compro essas ações e uma ótima  ter vendido as mesmas, para se ter uma ideia até hoje tenho dividendos a receber dessa empresa que está bloqueado na justiça. A empresa apresenta lucros, no entanto com margem e retorno baixos.

Oi - OIBR4

Compra: R$ 4,65/Ação Setembro 2013
Venda: R$ 1,16/ Ação Outubro 2014
Preço atual:  R$ 1,02/Ação Abril 2016 Grupamento 10/1 Novembro 2014

   Lembro que comprei ações da Oi pensando nos dividendos, cerca de 1 real/ação, nem analisei lucro, perspectivas, governança. Aí como o mercado é soberano me mostrou que investir em ações necessita de estudo para escolher boas empresas. Se tivesse com as minhas ações no momento, desconsiderando o grupamento as mesmas estariam valendo cerca de 0.10/ação.



   Colegas também já tive ações da Lopes Brasil, MRV, Santos Brasil e  Bematech, más as negociações dessas já foram publicadas em postagens anteriores do Blog. O que eu queria com essa postagem, é mostrar se o investidor amador não estudar a empresa, fundamentos, balanços, releases e perspectivas  das mesmas pode entrar em muita empresa ruim e fazer com que diminua o seu patrimônio com o tempo.



ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.






11 comentários:

  1. Rapaz, que coincidência, estava olhando hj um portfolio que tinha no começo de 2012. Se eu tivesse mantido teria quebrado,rs. Depois vou postar. Desta aí eu comprei LAME mês passado. Valorizou mais de 20%, rs. Tenho EUCA4 ainda, DTEX já pulei fora este mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto da LAME, sempre está no meu radar. Já a Eucatex acho que tem que pular fora, nem dividendos ela está pagando devido ao bloqueio.

      Excluir
  2. Ola Beto.

    Nunca comprei acao para segurar, mas ja fiz trades em todas estas: Itau, Magnesita, Csn, Usiminas, Gerdau, OGX, LLX, MMX, CCX, uma outra de energia do Eike que ate esqueci, Lojas Americanas, JBS, Minerva, Marfrig, Banco do Brasil, Equatorial, Taesa, Cemig, Petrobras, Vale, Copasa, Queiroz Galvao, Submarino (esta esqueci o codigo de negociacao), Arezzo, Multiplan, CCR, PDG, MRV, Eztec, uma outra construtora que esqueci, Forja Taurus, Itausa, Bradespar.

    Uns micos que eu acompanhava: Bombril, Plascar, Estrela, tinha uma famosa de brinquedos que esqueci o nome, era 1 centavo e ano passado acho que agrupou. Estas eu nunca comprei, mas acompanhava discussoes no forum ADVFN, perdia meu tempo ali.

    Tantos la que aplicaram muito dinheiro em LLX, pois o porto era o lugar mais seguro.

    Quanto mais caia a cotacao, mais eles compravam.

    Bom lembrar disto tudo.

    Veja que nao foram so uma negociacao, imagine quanto eu devo ter pagado para a corretora e bolsa, fazendo 10, 15 trades por dia, com variacoes de centavo.

    Ganhei 7 reais, perdi 14, agora ganhei 21 ... Final do dia: Pagava a corretora e bolsa 300, 400, 500 reais, lucro liquido de 30 reais, 50 reais ... Ou pior, prejuizo de 300, 400.

    Ainda bem que foi pouco tempo, eu estaria sem patrimonio se tivesse seguido este caminho.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive coragem de fazer trade de tiro curto, más vejo se a pessoa entender de análise técnica pode tirar uma boa grana. Nosso colega U.ó sempre tira um lucro com essas operações.

      Excluir
  3. Muito legal isso Beto. Quando as pessoas começam a investir ficam achando que ficarão ricas e que sempre vão acertar. Tive decisões bem parecidas com as suas no começo, mas o mercado mostrou que não era esse o caminho.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom André é que maturidade e estudo no mercado de ações vai dando bagagem para minimizar os erros, claro que na nossa carreira de investidor amador ainda poderemos entrar em barca furada, más o bom é saber pular fora antes que o mesmo afunde. abraço!!

      Excluir
  4. Grande Beto ... tirando a Hype .. acho que não deve ter arrependimentos ... mas essa era bem difícil ... começou a comprar um monte de marca... e a dúvida era se conseguiria administrar todas essas marcas... hehe tempo trouxe a resposta.. sim ..

    ResponderExcluir
  5. Beto,

    Vc tem "tranquilidade" com.as ações da eter3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto ainda estou tranquilo. Atente que apesar das quedas violentas no lucro em 2015, a mesma fechou no positivo. A empresa está tentando diversificar seu case de negócio para não ficar tão dependente do amianto. A companhia sul americana de cerâmicas e a Tégula ainda não trazem resultados satisfatórios, más vamos continuar monitorando a mesma.

      Excluir
  6. Beto, como você sabe quando e quanto as ações agruparam ? Tem algum local que tenha uma tabela a respeito disso ?

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo...tem sim....bastter.com...infomoney... Verifique a parte proventos em ações.

    ResponderExcluir