Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

quinta-feira, 21 de julho de 2016

ALOCAÇÃO DE ATIVOS JULHO DE 2016

   Olá amigos! hoje é o meu último dia de licença médica após o procedimento no coração conforme relato no último post, volto amanhã ao trabalho, graças a deus está tudo bem, agora realizar o tratamento e ver os próximos passos com o cardiologista.
  Hoje falarei como está a minha alocação de ativos em Julho de 2016, onde estou investindo.



INVESTIMENTOS % ATUAL % OBJETIVO
AÇÕES  36,32 45
FUNDOS BB 16,79 2
FUNDOS IMOBIL. 15,98 20
TESOURO DIRETO 15,55 18
POUPANÇA 14,04 10
LCI 1,32 5





   Em relação a alocação consolidada o meu maior percentual é a da carteira de ações, ainda longe de atingir o objetivo de 45%. No momento ainda tenho muita alocação nos fundos de investimentos do Banco do Brasil, ainda tenho 16,79% alocado nessa modalidade, sendo que vou reduzir para 2%. Também estou transferindo um pouco da minha reserva de emergência alocada na poupança para as LCIs. Fundos Imobiliários e tesouro direto próximo de atingir os objetivos.


ALOCAÇÃO CARTEIRA DE AÇÕES





   A alocação na carteira de ações atual, o maior percentual é na Porto Seguro com 8,95%, seguido pela Sabesp com 6,26% devido ao rali de alta que a ação teve nesse ano. As empresas com menor alocação são Natura e Banco Pine, na verdade desde 2014 não compro ações destas empresas, talvez esse ano dependendo dos resultados trimestrais. No momento tenho 25 ações contando com Ogx, ainda tenho uma ação dessa "belezinha" após o agrupamento. ainda penso em colocar mais uma ação para ficar com 25 empresas de fato.


ALOCAÇÃO FUNDOS IMOBILIÁRIOS








   A carteira de fundos imobiliários atualmente encontra-se com 11 (onze) fundos com a maior alocação no fundo multi imóvel e multi inquilino de lajes, o Kinea com 12,43% e o menor percentual no Fundo do Edifício Galeria  com 6,23%. Ainda penso em colocar mais um fundo nessa carteira, talvez um de papel ou mais um de lajes multi inquilino.
 Amigos, espero que tenha ajudado, alguns visitantes as vezes tem cobrado como anda a alocação, não gosto de colocar todo mês, más ao menos uma vez ao ano vou atualizando. abraços e até mais...




ATENÇÃO: ESSE BLOG NÃO TEM CERTIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE VALORES MOBILIÁRIOS, NÃO OFERECE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO E NEM ANÁLISE. TRATA-SE APENAS DE UM DIÁRIO DE UM INVESTIDOR AMADOR.



13 comentários:

  1. Beto Fiscal,

    Qual sua opinião sobre a Hering? Empresa boa, resiliente as crises? Qual sua visão sobre a estagnação de crescimento atual? Paga bons dividendos?

    ResponderExcluir
  2. Hering foi uma empresa que saiu de prejuízo para lucros consistentes. Estagnou os lucros e até está reduzindo no momento. Paga dividendos quatro vezes ao ano. A marca hering tem muita aceitação no mercado, principalmente nos produtos básicos.

    ResponderExcluir
  3. A alocação é a parte mais importante dos investimentos.

    45% em ações é bastante agressivo.

    Tenho preferido ter uma alocação maior em renda fixa do que renda variável, ainda mais com a alta nos preços deste ano, devido a troca de governo.

    Acho que um CBD de liquidez diária é mais interessante do que a Poupança como reserva de emergência.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  4. Invest. Internacional gosto muito da renda variável, meu foco é investir em ativos geradores de renda passiva como ações e fundos imobiliários. Quanto a poupança estou transferindo um pouco para LCI que é livre de imposto de renda. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Beto, fico feliz que esteja bem!
    Quais são os fundos que aplica no BB? São de ações? Se for, não acha que está muito concentrado em ações? Não seria o caso de um multimercado como Ouro, Debêntures Incentivadas?

    Abraços meu caro!

    ResponderExcluir
  6. Olá André!! Tenho 1 fundo de renda fixa e 7 fundos de ações (Siderurgia, Construção civil, Dividendos, Etf....) Aos poucos estou saindo deles e aplicando em ações diretamente conforme venho falando no blog. Debêntures andei estudando, más parece que a liquidez é irrisória no mercado secundário. Ouro nunca investi. abraços...

    ResponderExcluir
  7. Ola Beto.

    Muito boa diversificacao de acoes, eu tiraria algumas coisas ai, banco pequeno Pine, Eternit, OGX.

    Nos FIIs pode apimentar a carteira colocando papeis, aumentando yield.

    Abraco

    ResponderExcluir
  8. Olá construtor! Tenho pensado em incluir mais um fundo imobiliário na carteira, possivelmente um de papel. Pine e eternit são ativos geradores de dividendos, por isso entraram na carteira bem no começo dela ...2013 e 2014. As quedas nos lucros das mesmas está sendo monitorada de perto. Ogx tenho apenas 1 ação e não penso em gastar taxa de corretagem para tirR a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi.

      Os tops papelada sao FEXC e VRTA, mas tenho outros bons como RNDP, CXRI, CTPS, JSRE, KNCR, etc.

      Abraco

      Excluir
  9. Beto Fiscal,

    Qual sua visão sobre a RADL3? Empresa boa para longo prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca estudei a fundo essa empresa. Só sei que é negociada com margens de lucros muito baixa, características do setor de farmácias, após a fusão tornou o maior player do ramo. Não sou sócio dela.

      Excluir
  10. Para dividendos a longo prazo, compensa mais HGTX3 ou MDIA3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon... prefiro HGTX3, pela maior distribuição de dividendos durante o ano. Empresa sem dívidas. Tem que ir monitorando essa queda nos lucros. A MDIA é uma ótima empresa do setor de alimentos, o que não gosto dela é só que distribui poucos dividendos.

      Excluir