Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A importância da saúde na corrida para independencia financeira

   Olá amigos! ando meio sumido da blogosfera, algo não anda muito bem em minha saúde, para quem se lembra fiz um procedimento  no coração no meio do ano, o que fez que mudasse minha medicação para o problema de arritmia cardíaca. No momento estou fazendo uma bateria de exames para checar alguns problemas digestivos, as vezes acho que pode ser o bendito medicamento que está provocando algum efeito colateral.  
   Acho que o principal elemento  a ser preservado e monitorado por investidores amadores, é a saúde, sem ela, não se trabalha, não progride e não mantém o patrimônio financeiro. Quanto a saúde,  acho que a primeira coisa a fazer é contratar um bom plano de saúde,  seja na carreira privada ou na de funcionários públicos, esses geralmente contam com planos  de saúde. O meu procedimento esse ano no coração, se fosse fazer na rede particular custaria cerca de R$ 15000,00, no meu caso, como tenho o plano de saúde, não foi preciso gastar nada. 
   O trabalho de fiscalização é muito estressante e perigoso, na maioria das vezes, um fiscal nunca é bem recebido. Quando se faz necessário a imposição de alguma penalidade ao infrator da lei, muitos te ameaçam, te insultam, jogam "praga", o que faz que o nível de estresse da profissão seja bem alta. O estresse emocional é uma das principais causas de malefícios a saúde. Acredito que alguns dos meus problemas de saúde, podem ter sidos originados devido a minha atividade.

   Pesquisei algumas atitudes a serem realizadas para diminuir o estresse: 
1- deitar na cama, mentalizar um lugar calmo, como uma praia tranquila, e respirar devagar e profundamente. 
2- Respirar fundo
3- Beber bastante água
4- Fazer exercícios físicos
5- Alimentação saudável
6- Simplificar sua lista de tarefas através de organização e planejamento.
7- Evitar pessoas pessimistas
8- Ser pontual
9- Ser organizado
10- Não procrastinar decisões e atitudes
11- Diminua a bebida com álcool e o cigarro. 
12- Ler coisas agradáveis e cativantes

   De nada adiantará ganhar bastante dinheiro, ter um grande patrimônio e uma boa renda passiva, se no meio do caminho acontecer  algo ruim em nossa  saúde como um infarto,  um aneurisma etc...devemos durante a caminhada, buscar equilibrar a vida com trabalho e coisas legais para se fazer. Meu serviço cada vez que passa continua mais estressante e sem perspectivas de crescimento. Tenho pensado muito no que fazer. Se volto a estudar para outros concursos ou se foco no aumento da renda passiva para não depender tanto da renda do trabalho e assim poder diminuir carga horária, tirar licença. Bem, meus amigos, o post de hoje, é um alerta para todos, não deixe que a corrida para independência financeira termine antes do fim por descuido na saúde. Abraço a todos.

14 comentários:

  1. Olá, Beto. Tbm estou estressado no trabalho. Hj em dia só trabalho por dinheiro, infelizmente, e não estou com perspectiva de melhora. Esse emprego consome meu tempo completamente, me deixando sem tempo pra fazer nada, são viagens em cima de viagens, mas se eu sair tenho certeza q não acharei outro q pague tão bem quanto este.
    Enfim, é uma decisão difícil.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Guardião! A vida não é fácil. Achar o equilíbrio é necessário. Lembro que quando trabalhava em empresa privada, tinha que aguentar a falta de educação de chefe, tinha o medo de ser mandado embora...O quanto antes tivermos uma renda passiva maior, mais estaremos livre disse tudo. abraço.

      Excluir
  2. Esta é a pior época do ano pra mim, todo mundo festando muito, se divertindo, fazendo sexo! E eu, eu bebendo sozinho até cair… triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa Anon...Pense que tem gente em situação bem pior que tu. Em hospitais, presídios, etc...feliz natal e ano novo para ti.

      Excluir
  3. Olá Beto!

    Concordo plenamente com você! Não adianta nada ter renda sem saúde! fica a dica para a galera não se "matar" em busca da IF!

    Feliz nata e ano novo Beto! e melhoras ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investidor Inglês. Quero desejar a ti e sua família um feliz natal também. Quero aos poucos diminuir o nível de stress da minha vida.

      Excluir
  4. Sábia lição! Sem saúde não chegaremos em nenhum lugar. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Doutor! um dos nossos integrantes "Investidor Matuto" se foi. Temos que preservar nossa saúde.

      Excluir
  5. Cara, pensa em fazer rpg, shiatsu, yoga etc...
    Limpeza de pele também é relaxante.

    Abc

    P.s. tem como pedir remoção para um setor mais tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tales!! sempre gostei da adrenalina. O meu setor é a linha de frente da execução. como se fosse uma especializada, é aquela que descobre e coibi falcatruas, coibi arbitrariedades na produção ....acho que tenho que fazer são coisas relaxantes para desestressar mesmo. gostei dessas ideias.

      Excluir
  6. Beto,

    É não deve ser fácil ... mas acho que passa muito por uma questão de "treinamento". Normalmente você vê 2 pessoas que desempenham a mesma função, e um vive reclamando de tudo stressado com tudo e o outro mais susse ...

    Stress nas nossas rotinas é normal, todo mundo quer que você faça mais rápido, consumindo menos recursos, melhor ... etc.. agora.. ficar se stressando é de certa forma "opcional".

    Saia ... vá tomar uma água... um café ... dá um tempo ... depois volte ... quando comecei a trabalhar como terceirizado um gerente me deu o seguinte conselho "trabalhe duro .. mas nao sofra"..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Rodolfo! no meu departamento mesmo tem uns fiscais bem tranquilos, tenho que relaxar mais.

      Excluir
  7. Bom eu preciso seguir mesmo todos esses conselhos, minha saúde esse ano esteve péssima !! ainda mais depois que descobri a diabetes !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stifler devemos mudar nosso estilo de vida. Maioria das doenças tem relação com as preocupações, ansiedades e estresses. abraço e melhoras em 2017.

      Excluir