Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Blog " Investindo todo mês"

   Olá amigos da blogosfera de finanças, influenciado pelo maior incentivador da blogosfera de finanças, nosso colega U.ó através do ótimo blog "Abacus Liquid", essa semana li uma postagem lá sobre blogs afastados e sem atualização da blogosfera e me deu uma ideia de estudar e fazer referência a esses blogs. Sempre me intriguei, muitos blogs começam, alguns ficam muito tempo, más a maioria fica 1 ou 2 anos e logo param as atualizações. Farei uma certa análise critica da trajetória do blogueiro na blogosfera de finanças. 
   Nosso primeiro estudo será referente ao blog "Investindo todo mês", durante sua trajetória do blogueiro, o mesmo fez 33 postagens entre 2011 e 2012, o mesmo se  autodenominou  Eduardo, casado, investidor do mercado de renda variável a cerca de 1 ano antes do começo do blog.  As primeiras postagens mostram o seu método para aumentar seus aportes pessoais, ele e a esposa resolveram quebrar o cartão de crédito, também resolveram sair da previdência privada. 
   No começo das postagens, usava o método de day trade e swing trade realizando "stop gain " e stop loss", nas postagens ficava claro o erro de ficar comprando e vendendo ações por indicação do corretor de sua corretora, conversavam pelo "msn", como o tempo passa, Quem usa "msn"  hoje em dia ? 
   Outra coisa interessante que achei nas postagens eram a compra de ações que nem na bolsa, estão mais, comprava uma tal FFTL4, trata-se da Fosfértil, um braço da empresa Vale,  comprava RDCD3, a empresa Rede Card, essa fechou capital, seria uma boa, se estivesse na bolsa até hoje..Muitas empresas que somos sócios hoje em dia, podem não estar na bolsa daqui a 5 anos.
   Nesses trades Eduardo comprava algumas empresas que viraram micos como OGX, assim como o Beto Fiscal, Eduardo também comprou OGX a R$ 17,50/ação, comprou BTOW3, PDGR3.
   Após alguns prejuízos nos trades, Eduardo resolveu mudar seu método de investimentos, sai dos trades para a Alocação de Ativos, procura empresas boas pagadoras de dividendos, resolve definir a carteira através da "alocação de Investimentos"; 20% em fundos imobiliários, 30% em tesouro direto e 50% em ações. Achei interessante, pois entre 2011 e 2012 poucas pessoas falavam em fundos imobiliários e tesouro direto como forma de investimentos.
 A última postagem do Eduardo em que comentou sua carteira para longo prazo visando dividendos e valorização era a seguinte abaixo; Para a época em questão parecia uma carteira bem coerente com empresas lucrativas nesse período, más que com o passar dos anos, pioraram muito os fundamentos, Eternit, Marcopolo, Eletropaulo, Petrobras, Csn diminuíram bastante seus lucros ou começaram a apresentar prejuízos financeiros.

CARTEIRA JULHO DE 2012

CMIG3 dividendos**
COCE3 dividendos**
CSNA3 valorização****
ELPL4 dividendos**
BBAS3 dividendos**
PETR4 valorização**
RDCD3 dividendos****
RAPT4 valorização
VALE5 valorização***
ETER3 dividendos***
POMO3 dividendos****
TRPN3 valorização
AEFI11 aluguel
WPLZ11B aluguel
BCFF11B aluguel
HTMX11B aluguel
EURO11 aluguel
TRXL11 aluguel
NTN-B juros
NTNB PRINC juros

   Em suas postagens Eduardo apresentou uma boa característica de investidor, o aporte constante, cerca de R$ 5000,00 ao mês, más em Agosto o mesmo realizou sua última postagem,  o mesmo acabou com a sua carteira a longo prazo para segundo o mesmo, a concretização de um negócio irrecusável, a compra de um apartamento por 250 mil, segundo o mesmo avaliado em 400 mil reais na época. Deu uma entrada de 160 mil, dinheiro da carteira de investimentos, o restante seria pago parcelado a cunhada, cerca de 90 mil reais, a cunhada por sua vez com o dinheiro do apartamento comprou uma chácara que ficará para Eduardo, pois a cunhada não tinha herdeiros, pareceu ser realmente um bom negócio. 
   Eduardo prometeu que após a quitação do apartamento, voltaria a aportar para obter renda passiva e poderia voltar a fazer postagens, Quem sabe o "Investindo todo mês" não volta a atualizar o blog" dentro de pouco tempo então. 
   Bem pessoal, achei interessante esse estudo, como investidor amador sempre temos a aprender com os erros e acertos de outras pessoas.  Para quem quiser verificar as postagens do mesmo, fica o link abaixo, abraço e até a a próxima postagem com o fechamento mensal do Beto Fiscal.




12 comentários:

  1. Muito boa a análise. Fico intrigado com estes blogs que somem.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, espero que estejam todos bem de saúde principalmente...

      Excluir
  2. De vez em qdo tb acho alguns com últimas postagens bem antigas... Isso acaba me deixando intrigado tb. Talvez seja um pouco da perda de paciência em atualizar o blog.

    Mas enfim, sou novato aqui na blogosfera das finanças e espero permanecer atualizando o meu blog como forma tb de me sentir motivado a manter o foco nos meus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte ! Enriquecimento progressivo em sua jornada rimo a independência financeira.

      Excluir
  3. A maior parte desiste pelo caminho, IF é para poucos infelizmente.

    Tenho blog há 2 anos , mas estou nessa caminhada já faz 7 anos.

    O começo é sempre mais difícil em tudo , por isso alto nível desistência nos 2 primeiros anos.

    Boa sorte em seus investimentos.

    ResponderExcluir
  4. Verdade Mestre! Não é fácil abrir mão de algumas coisas para aportar, tem a questão da crise econômica, das mudanças de plano, como no caso do blogueiro "Investindo todo mês".

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana esta análise Beto !

    Por trás de cada blog, existe uma história que pouco ou nada conseguiremos realmente conhecer.

    Há de se imaginar que a pessoa pode parar de atualizar porquê morreu (Investidor Matuto), ficou doente, perdeu a senha ou tenha tido necessidade de usar o dinheiro para outros projetos.

    Eu lamento por estes blogs sem atualização, pois são estórias que não continuam, não tem uma sequência, e tb não tem um fim.

    Aos que a anos estão por aqui, desejo boa sorte e persistência. Realmente o caminho não é fácil, mas é inegável que o aprendizado vai nos tornando melhores e isto reflete nos resultados obtidos.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  6. Beto,

    Bem bacana a analise... é realmente entrou nas "promessas do mercado". 1o é de trader... primeiro pq normalmente as pessoas realizam lucros rapidos demais.. e seguram prejuizos tempos demais .. comprar na minima vender na max ... etc ..

    2º dividendos .. hj ta na moda isso .. o cara pega uma tabela com yields organiza de forma descendente e "compra dividendos" pq a longo prazo será vencedor.. se não for uma empresa com bons números, boa administração, lucros crescentes, principalmente geradora de caixa .. o yield não é nada ..

    Não compre dividendos, compre uma empresa forte geradora de caixa.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Engraçado que esses gurus vendedores de curso só aparecem em repique de alta da bolsa. Abraço Rodolfo...

      Excluir
  7. sobre blogs que desaparecem, o melhor pra mim era da Dona Ostra. Parece que descobriram a identidade dela e acabou desaparecendo. Uma pena.

    ResponderExcluir