Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 25 de novembro de 2017

Resenha sobre o trabalho de fiscal

   Olá amigos! farei uma postagem sobre algumas situações que venho passando no trabalho. Não é segredo para ninguém que o trabalho fiscal em si, pelo menos para aqueles que levam a sério o trabalho é bem estressante. Dentro do meu órgão sou um dos fiscais considerados mais "linha dura", acho que se estou nesse serviço, aprovado em concurso público, tenho que dar o melhor de mim, no meu caso fazer  cumprir as obrigações contidas nas legislações.
   No começo do mês fui escalado para trabalhar na  fiscalização de cargas no  trânsito em uma região próxima a capital onde resido. Deparamos com uma carga clandestina, em que a legislação dá como único caminho a seguir, a destruição, com o apoio da polícia militar levamos a carga juntamente com o dono dela para o aterro sanitário para destruição dessa carga, esse dia foi tenso, o infrator com uma energia negativa altíssima jogou "praga" em minha vida. Esse dia fiquei bem triste, se realmente estou em um trabalho certo, o que devo fazer para diminuir o estresse e se proteger dessa energia negativa.
   Em toda a minha vida profissional sempre gostei de me dedicar ao trabalho em que estava, desde a época de labor na empresa privada. Uma coisa que acho ruim no serviço público é que as vezes dou a razão a aqueles que criticam o serviço público é a falta de meritocracia. No meu órgão e na coordenação fiscal em que trabalho, somos cerca de 20 fiscais, alguns como eu fazem cerca de 100 autuações ao ano, enquanto outros fazem 20. Ao contrário do que muitos pensam, não temos produtividade por multa, todos ganhamos o mesmo salário independentemente da produtividade fiscal, isso é bastante desmotivador, será que vale a pena levar o trabalho a sério e ser xingado pelo infrator ?, enquanto outros ficam tranquilos, fazendo vista grossa para tudo e o melhor, sem estresse com o mesmo salário. 
   Nosso trabalho é bastante perigoso, nunca sabemos com quem vamos lidar, pessoas ficam transformadas quando estão sendo fiscalizadas, aquela visão, que alguns tem, inclusive aqui da blogosfera do estado opressor fazem com que as mesmas começam a falar que se os políticos lá de Brasília roubam, por qual motivo não podem fazer uma coisa errada e continuar impune, ou seja se os lá de roubam, o brasileiro comum também pode fazer coisas erradas. Acho lamentável esse tipo de comentário que é muito comum. 
   Meu intuito é com o tempo e o com o aumento da renda passiva que garanta ao menos meus custos mensais, poder quem sabe reduzir minha carga horária no trabalho com a conseguinte redução salarial e poder fazer coisas interessantes no tempo livre para ficar menos estressante o trabalho.

20 comentários:

  1. Quanto ao vagabundo que jogou praga em sua família, não se preocupe, vc está fazendo o que está correto, ele é o errado na história. Outro ponto, tudo que desejamos as pessoas se voltam contra nós, então fique tranquilo, zero problema pra vc. Continue dessa forma no seu trabalho, está correto, se nosso povo não fosse tão ladrão, te garanto que nem serviço vc teria, boa sorte.
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. "Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor que a maioria e merece estar na companhia de reis." Provérbios 22:29

    ResponderExcluir
  3. Amigo era alimento que voces destruiram?
    Cara ja viu aquela pesquisa que um policial manda um cara dar choque em outro o cara implorar pra parar de ser torturado, porem o cara nao para apenas por que o policial esta falando pra ele fazer? E ele continua fazendo apenas por que esta seguindo ordens...
    Pois bem eu axho que devemos, alem de tudo fazer o que achamos certo, e nao somente seguir ordens e papelada escrita pelos reis.
    Abraco beto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, isso mesmo!!! A lavagem cerebral do estado faz os fiscais acharem q estão fazendo o bem mas estão prejudicando toda a sociedade. Basta ler autroeconomia.

      Excluir
  4. Amigo, vc eh um cara do bem mas está errado. Faça vista grossa, deixa o povo trabalhar!!! Destruir o pão de cada dia dos outros é loucura. Leia escola austríaca de economia. Leia sobre estadismo-socialismo. Relaxe e deixe o povo trabalhar! Vc fará o bem, não ficará estressado, e não faz destruir a economia q paga seu salário! Eu sei q é um choque, mas seus colegas estào corretos: faça cistas grossas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é tão óbvio assim o trabalho dele. É um trabalho que pode ser legal, porém amoral? Sim, porém temos que pensar naqueles que jogam limpo e seguem as regras e são prejudicados por contrabandistas ou irregulares de alguma forma.

      Excluir
    2. Claro, deixa o povo trabalhar...
      Tipo alimento apodrecido pode vender.
      Remédio vencido pode vender.
      EPI fora de especificação pode vender.
      Anticoncepcional de farinha pode vender.

      Deixa o brasileiro trabalhar.

      Excluir
    3. Verdade Anon...muitas pessoas ficam doentes pela ganância do lucro de alguns. o mundo ideal seria que não houvesse a figura do fiscal.

      Excluir
  5. Ola Beto,

    Dificil escolha entre trabalhar mais ou menos e ter o mesmo salario.

    Acho que voce deve fazer o trabalho na medida conforme seu salario, nem mais, nem menos, e, pela metrica passada, reduzir de 100 para 60, 70 seria ainda muito aceitavel.

    Voce estava fazendo seu trabalho, entao praga de quem faz coisa errada nao pega, nao desanime por isto, a pessoa pensara duas vezes antes de fazer coisa errada, afinal, um pais tem leis, e todos temos que segui-la, e neste caso o cara queria ser esperto ne?

    O problema da sua profissao é o jeitinho brasileiro, infelizmente seu cargo tem um estigma que é a pessoa que fiscaliza pra atrapalhar ou pra ganhar "um por fora", pra maioria dos brasileiros, é isto.

    Isto é errado, mas brasileiro pensa assim, jeitinho brasileiro, tirar vantagem, ser mais esperto, etc.

    Abraçao Beto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Construtor!! Esse negócio da praga procuro a minha crença religiosa para proteger...abraço..

      Excluir
  6. Vc já aceitou algum tipo de propina ou beneficio? Seja sincero, vc está sob anonimato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca Total Block...pelo contrário já fui ameaçado de morte algumas vezes.

      Excluir
  7. Ossos do ofício, amigo Beto!


    Dei um tapa nos meus RSSs da blogosfera de finanças. Coloquei os 10 últimos links na barra lateral e fiz uma página que lista todos os sites da finansfera que conheço e acompanho.

    Adicionei seu blog lá! Se puder me adicionar no seu também, ficarei muito agradecido!

    Dá uma olhadinha pra ver como ficou: http://enriquecendo.club/blogosfera-de-financas/

    Abraços
    Enriquecendo.club

    ResponderExcluir
  8. Sou auditor federal e vivo fazendo auditoria e fiscalizações, of course.
    Não sou como você. Quero dizer, não sou linha dura. Tudo que posso resolver no momento eu resolvo.
    Não, não estou falando de propina e jeitinho, mas de dar oportunidade para a pessoa (infrator) corrigir legalmente o erro se for possível.
    Tipo: faltou um documento para a carga estar legal. Pergunto ao infrator se ele quer tentar resolver o problema, deixando claro que não é propina que estou pedindo. Utilizo a palavra propina expressamente para não haver dúvida de que não estou falando disso.
    Se o infrator dizer que quer resolver, eu auxilio em tudo, inclusive fornecendo meu celular para obtenção de algum dado necessário à legalização da irregularidade.
    Uma vez resolvida a situação, dou por encerrado o caso e não lavro auto de infração.

    Enfim, acho que cada um faz o que acha certo. Eu penso que nos casos em que o infrator corrigi o problema, tanto ele como o Estado saem ganhando.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Receita que vc não trabalha, pois a corregedoria já estaria nos seus calcanhares, acham que tudo é corrupção.

      Excluir
    2. A Corregedoria da Receita é a melhor que tem no País. Melhor até que a da CGU.
      E, não colega. Ela não acha que tudo é corrupção. Já trabalhei nela 6 anos.

      Excluir
    3. No meu caso, algumas situações, além do auto de infração, tem que regularizar a carga. Más achei interessante, o modo como resolve o problema, como muitas pessoas no Brasil, utilizam a Lei de Gerson, vão te oferecer propina.

      Excluir
  9. Fala Beto. Trabalho em algo parecido com sua função (em breve pretendo revelar lá pelo blog), e passo muito por isso também. Eu costumo produzir bastante, muito mesmo, então o que eu escuto de gente reclamando não tá no papel! Mas meu ouvido foi criando uma imunidade. Se a pessoa tá errada, e a lei nos obriga a fazer o correto (do contrário é prevaricação), então não tem pra onde correr, tem que fazer. Independente do que digam ou aleguem.

    Bom senso, sim, onde a lei permite SEMPRE utilizo. Onde não dá, então precisam falar com quem fazem as leis, não comigo que apenas aplico.

    Forças aí cara, faz teu serviço e fica tranquilo, confia em Deus.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Faça o que achar que deve ser feito, se os outros trabalham pouco, fazer o que !! Todo funcionário público tem que fazer o seu melhor, e você o faz !! parabéns por isso !

    ResponderExcluir