Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

domingo, 10 de julho de 2022

Evolução da Renda Passiva da Carteira do Beto Fiscal

    Olá amigos! Teve uma vez que fui fazer minha declaração de imposto de renda , acredito que antes de 2014 , naquela época delegava minha declaração para que um contador fazer, quando o mesmo viu meu patrimônio, estava a maioria alocado em fundos de renda fixa e fundos de ações, o mesmo me fez uma indagação que mudou os rumos dos meus investimentos. Beto Fiscal , estou olhando aqui, seu patrimônio para um rapaz jovem é até bom cerca de 100 a 200 mil reais, não lembro ao certo, no entanto  seu rendimento foi praticamente zero, acho que deveria investir em algo que te gerasse rendimentos. 

   Devido a esse comentário fui estudar formas de rendimentos que gerasse renda passiva, renda sem que tenho que trabalhar naquilo para adquirir a renda, tinha o imóvel para alugar, meu patrimônio a época ainda não daria para comprar sem ficar totalmente exposto, tinha as ações , os fundos imobiliários e assim comecei a investir em ações e fundos imobiliários  para que me gerassem renda passiva. 





   Em 2014 somando dividendos de ações e rendimentos de fundos imobiliários recebi R$ 4545,00 e em 2021 recebi R$ 25952 dando um alta de 471%, esse aumento pessoal só é alcançado se eu reinvestir a renda passiva junto com dinheiro novo . Se  agora em diante o ritmo de crescimento da renda passiva continuar em 471% , daqui 8 anos em 2030 estaria recebendo de renda passiva cerca de R$ 148000 ao ano ,  no meu caso daria uma renda de mais de R$ 10000,00 acredito que nem precisaria trabalhar mais. 

   Veja que olhando a tabela e gráfico de evolução de renda passiva em 2020 início da pandemia a renda passiva diminuiu um pouco em relação ao ano de 2019 visto que empresas diminuíram a distribuição de dividendos assim como os fundos imobiliários. Fazendo esse resumo aqui fiquei mais animado, acredito que mais 8 anos continuando os aportes estarei livre da necessidade de continuar trabalhando no serviço público. 


17 comentários:

  1. Inspirador! Um dia chegarei no seu patamar! Acabo de completar 1 ano de aportes. Vamos ver daqui a 6 anos onde estarei!

    ResponderExcluir
  2. Ótima evolução, Beto!

    Leva tempo para a renda passiva embalar, mas ela embala. O importante é manter o foco e seguir aportando e reinvestindo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Longe do Limite, no começo são bem poucos os rendimentos, nessa fase o importante é não desistir, a bola de neve vai aumentando com o tempo.

      Excluir
  3. Bela evolução!👏👏. Isso é o que me inspira a continuar firme nos meus aportes.

    ResponderExcluir
  4. Esse ritmo de crescimento é absolutamente insustentável. Fiz umas contas rápidas, se vc continuar a trabalhar por 24 anos, teria um rendimento anual de quase 5 milhões, ou seja, um patrimônio de cerca de 100 milhões. Isso parece razoável diante do seu salário atual?

    ResponderExcluir
  5. "mais 8 anos continuando os aportes estarei livre da necessidade de continuar trabalhando no serviço público. "

    nesse momento, vai se aposentar ou continuar?

    ResponderExcluir
  6. Muito top a sua evolução meu amigo parabéns

    ResponderExcluir
  7. sou servidor público e antes da pandemia queria aposentar cedo.
    Mas, com a pandemia, trabalho agora 100% em casa.
    Vou ficar até sair na expulsória (70 anos).
    O que me incomodava era ir no serviço. Trabalhar em casa é de boas.

    OBSERVAÇÃO: Antes que critiquem o home office, eu trabalho muito mais em casa do que antes na repartição, já que o home office você tem meta rígida a atingir (com possibilidade de corte no salário), enquanto na repartição não existem metas rígidas a alcançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser sempre em home office ? o meu cargo não tem como ser home office pois é fiscalização de caminhão, carga e etc...

      Excluir
  8. Sensacional o crescimento da renda passiva, no começo é tímido, porém após os 5 anos o efeito da bola de neve já fica evidente.

    Parabéns, Beto!

    ResponderExcluir