Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

sábado, 18 de outubro de 2014

LIVRO: AVALIANDO EMPRESAS/ INVESTINDO EM AÇÕES (SEGUNDA PARTE)

       Boa Noite! amigos, concluindo a resenha desse livro, confesso que aprendi algumas coisas, outras já tinha conhecimento, algumas  não concordei com o autor, como essa questão de preço alvo citada pelo autor no capítulo 10, segundo o mesmo existe uma fórmula, com base na técnica de fluxo de caixa descontado que acha o preço alvo ou "upside", más se o autor se prestou a escrever um livro sobre análise fundamentalista, existiria a necessidade de incluir essa parte no livro ? 
       No capítulo 8, o mesmo fala sobre indicadores de mercado, como P/L, (Preço/lucro), dá importância de não comprar ação de empresa baseado apenas em P/L baixo, sempre olhar outros dados fundamentalista da mesma.
     Ao observar relação P/VP muito alto pode indicar valorização especulativo, ou seja ter cuidado em comprar estas ações.
       No capítulo 9, o mesmo fala sobre as empresas small caps, que temos que ficar de olho na liquidez da mesma, uma queda dos fundamentos, poderá dar muita dor de cabeça ao acionista para sair da mesma, ficar de olho no custo de capital da mesma, geralmente são maiores, em relação as large caps e blue chips, más em contrapartida os autores falam que as maiores possibilidades de enriquecer são com as mesmas.
      No capitulo 11, o mesmo fala sobre balanceamento e diversificação da carteira, o mesmo inclusive apresenta um fórmula para o risco da carteira.
      O capítulo 12 apresenta critérios para selecionar empresas de crescimento: vou citar, os mesmos:
  • originalidade dos produtos
  • capacidade de implementar ideias que impulsionem os negócios
  • produção de gêneros essenciais ou com grandes demandas futuras
  • diversificação de produtos e de mercados
  • incremento na performance administrativa
  • grandes descobertas científicas
  • associação d empresas a valores sócios ambientais.

     Os capítulos seguintes os mesmos falam sobre catástrofes, crises internacionais e guerras que podem comprometer o mercado, más que sempre as mesmas recuperam, falam sobre ogerenciamento da carteira e fazer reavaliação permanente da mesma.
     A leitura sempre acrescenta algo aos nossos conhecimentos para o pequeno investidor, mesmo que nem sempre tudo que estão nos mesmos a gente concorde. 
    Continuarei a comprar livros, quero ler agora um de fundo imobiliário, talvez um do Warren buffet. espero que tenham gostado, um abraço e até o próximo post.




Um comentário:

  1. Nunca li nenhum livro sobre investimentos em ações, faço meus ensinamentos seguindo exclusivamente o método do bastter.

    Essas coisas P/VP, P/L, DY et. nem olho, nem faço ideia de qual seja das minhas empresas.

    Só olho se tem lucro consistente, pouca ou nenhuma dívida, Tag along, boa liquidez e free float razoável e deu. Quero perder o mínimo de tempo possível fazendo análises de emrpesas.

    Penso que os amadores em geral não têm capacidade de determinar se uma empresa é boa, não gosto de fazer previsões, nem nada. Só faço stock picking pq nossos ETF têm empresas muito ruins em sua composição.

    Só pego as gigantes de cada segmento e pronto.

    Abraço!

    ResponderExcluir