Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado. (Bob Marley)

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Pensamentos financeiros

   Olá amigos da blogosfera de finanças, na verdade, sinto em uma família nessa comunidade com pessoas com ideias e pensamentos financeiros parecidos. Alguns com uma estratégia menos arriscada com investimentos maiores em renda fixa e outros mais arrojados com investimentos maiores em renda variável.
   No meu último post, senti muitas criticas pelos investimentos ainda em fundo de investimento e até dei razão para o pessoal que opinou, essa modalidade é péssima para o investidor amador na maioria das vezes devido a altas taxas de administração cobradas pelos gestores e por incluir na carteira ações de empresas ruins. Conforme escrito no post, estou me desfazendo desses fundos, esse mês, mesmo resgatei um pouco de BB Ações Vale.
   Ontem terminou o período de divulgação  de resultados do terceiro trimestre de 2016 das empresas da carteira do Beto Fiscal. Duas empresas apresentaram prejuízos líquidos em seus balanços e até segunda ordem estão com compras suspensas, aguardando o resultado anual para ver se continuo ou saio das mesmas. Banco Pine apresentou prejuízo de 7 milhões de reais no terceiro trimestre, assim como no segundo. Devido a esses prejuízos seguidos, a empresa cortou a distribuição de dividendos. Acompanhando a Bastter.com, sempre falaram para evitar ser sócio de bancos pequenos, tendo bancos grandes com ótimos resultados, Não segui e parece que estou levando o pior. Outra empresa da carteira que apresentou prejuízo no balanço, foi a outrora queridinha dos amantes de recebimento de dividendos, a Eternit, que vem sofrendo muito com a retração do setor de materiais de construção, menores volumes de vendas, baixa utilização da capacidade operacional, comercialização de produtos com menor valor agregado fizeram com que a empresa tivesse um prejuízo de 7.3 milhões de reais no trimestre. 
   Outras empresas da carteira demandam maior acompanhamento nessa recessão econômica como Vale, Natura, Marcopolo e Valid que vem apresentando lucros, más bem abaixo de outros tempos. Seria só a crise ou de fato as mesmas estão apresentando perca de produtividade ? 
   Algumas resoluções que venho pensando seria aumentar o número de empresas na carteira de ações de 24 para umas 26 ou 28 empresas, sei que tem um estudo que a partir de 20 empresas na carteira, o nível de exposição aos riscos inerentes das empresas quase não diminuem. Más tenho percebido que empresas grandes e boas o bastante estão fora da carteira no momento como Banco Itau, Ultrapar, EDP Energias do Brasil, Ambev, BB Seguridade, Cosan, Estácio, Lojas Renner, Raiadrogail, Qualicorp e Localiza. Certa vez li em um livro do "Gustavo Cerbasi", não adianta fugir muito da carteira Ibovespa, parece ser verdade, apesar de gostar muito de small caps, meus resultados em ações tem sido piores do que se estivesse seguindo a carteira teórica do Ibovespa. Até Outubro de 2016 o índice Ibovespa teve rentabilidade´positiva de 35.09% enquanto a carteira do Beto Fiscal teve alta de 25,33%
   Outro pensamento que venho tendo é em aumentar o percentual destinado aos fundos imobiliários na carteira consolidada com aumento de mais ativos de 12 fundos para 15 fundos, aumentando o percentual destinado de 20% atualmente para 25%. Os fundos imobiliários são importante meio de aumentar a renda passiva.
   Os investimentos em si devem trazer tranquilidade e esse é o meu objetivo, aumentando minha renda passiva com aumento de dividendos, rendimentos de fundos imobiliários e juros de títulos públicos. Até o final do ano estarei estudando sobre essas empresas e  tomando minhas decisões. E aí, pessoal, também tem pensado em fazer mudanças na alocação de ativos de sua carteira atual ? 




12 comentários:

  1. Bom BF, a minha carteira tem 12 empresas a metade da sua. Nela se encontram empresas de grande porte, empresas que vem lucrando há anos.
    Estou começando a investir e não pretendo aumentar devido o meu dinheiro ser pouco e se elas continuarem boas vou seguir assim.
    Siga a sua estratégia, você sabe o que é melhor para você. Bons investimentos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cowboy a partir do momento que o montante vai aumentando, acho válido aumentar o número de empresas na carteira.

      Excluir
  2. beto, a ultrapar considero uma das melhores da bolsa, assim como wege e ambev.

    Engie eu acho q é a melhor eletrica, sem dúvidas.

    renner e riachuelo sao duas gigantes no setor de roupas no Brasil.

    Qualicorp vou entrar aos poucos.

    eu tenho sérias dúvidas se o cerbasi investe em ações mesmo.

    Pq esse pessoal não dá a cara a tapa como a gente?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal...Vou estudar essas empresas e possivelmente incluir mais algumas. Fico mais tranquilo com uma carteira maior. O Cerbasi já conquistou a independência financeira, grande parte devido a publicação de seus livros, más isso é mérito dele, escreve bem.Quando a investir em ações, até acho que investe, más devido ao nome que o cara tem, não pode colocar de forma pública, assim como o Bastter. abraço Frugal..

      Excluir
  3. Beto,

    Fiis são muito interessantes ... rendimento mensal ... isento de IR pra pf .. só tem que ficar de olho nos juros ..

    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Falando nisso hoje entrou os rendimentos de fii. Muito bom ver dinheiro novo na conta. Abraço Rodolfo.

    ResponderExcluir
  5. Beto Fiscal,

    Quando comecei meu estudo de ações, tinha o pensamento de ter uma carteira grande, com umas 30 (trinta) ações, diversificada em todos os setores. Após todo esse tempo de estudo, resolvi ficar apenas com 16 (dezesseis) ações, embora hoje tenha 17 (dezessete) em carteira, pois pretendo vender a VLID3, quando ultrapassar meu preço médio de R$ 34,00.

    Hoje incorporei muitas ideias do Bastter (entre elas sócio é ON) e o Predador, mescladas pelos ensinamentos de Lírio Parisotto e Luiz Barsi Filho.

    Das empresas que possuo para longo prazo, a única que me causa temor é a ETER3. Contudo, acredito que seja uma empresa eficiente.

    ResponderExcluir
  6. Também sou sócio de Eternit. Futuro incerto e nebuloso ..empresa tentou diversificar, a cia de cerâmica só dá prejuízo..

    ResponderExcluir
  7. Beto fiscal,

    Qual sua opinião sobre a VLID3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anon.. também sou sócio de validade. A empresa atua em quatro áreas de negócios. Meios de pagamentos, sistema de identificação, certificação digital e telecomunicações. O que tem muito se falado é no fim do cartões sim cards, uma das principais fontes da receita da empresa. Além ter receitas dependente do mercado americano. Temos que ficar de olho se a empresa vai conseguir acompanhar a evolução tecnológica... Além de não ficar tão dependente do mercado americano.

      Excluir
    2. Onde se vê validade acima favor ler VALID. Escrevi do celular.

      Excluir